Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Federal: veja editais abertos e vagas – ATUALIZADO!

Concurso Federal: veja editais abertos e vagas – ATUALIZADO!

O ano de 2022 trouxe importantes movimentações em editais de concursos públicos em âmbito nacional (concurso federal). Além dos certames que tiveram provas recentemente, há expectativas de que outros órgãos publiquem seus editais ainda este ano ou em 2023.

Estes certames costumam ofertar grandes números de vagas e salários atrativos, o que deixa a concorrência ainda maior. Por isso, é importante começar a preparação o quanto antes. Nesta matéria, você confere o panorama dos principais editais nacionais (concurso federal) do país:

Editais Administrativos

Concurso MCTI

Movimentações para um possível novo concurso MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações)! Foi feito um pedido de autorização para novo certame. O ofício foi enviado ao Ministério da Economia e solicita o preenchimento de 1.277 cargos vagos

Concurso Bacen

Novidades sobre o novo concurso Bacen (Banco Central)! A próxima seleção do órgão deve ser realizada no ano de 2023.

A informação foi dada durante reunião entre representantes do Banco Central e entidades representativas com o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Leonardo Sultani.

Concurso Embrapa

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) solicitou, por meio de pronunciamento realizado no dia 6 de outubro de 2021, que o Ministério da Economia autorize a realização de um novo concurso Embrapa para pesquisadores e técnicos.

Clique aqui para mais informações!

Concurso ATA

Além do mais recente pedido para a Receita Federal, o Ministério da Economia também requisitou um novo concurso para cargos de nível médio e nível superior, conhecido como concurso ATA .

Foram 1.270 vagas ao todo, distribuídas em 1.000 para Assistente Técnico Administrativo e 270 para Analista Técnico Administrativo.

Concurso ANA

Um novo concurso ANA (Agência Nacional de Águas) vem sendo aguardado com bastante expectativa pelos concurseiros. Isso porque a última seleção aconteceu há bastante tempo e a agência possui enorme defasagem em seu quadro de servidores. São 109 cargos previstos.

Concurso ANEEL

Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou que está iniciando os trâmites que objetivam autorizar o novo concurso ANEEL junto ao Ministério da Economia com 184 vagas em diversas carreiras.

Concurso Incra

O TCU tornou público que é imperioso, após denúncia de irregularidades no processo seletivo (PSS) para contratação de 1.259 temporários, que o Instituto Nacional de Colonização Agrária se abstenha, ou seja, não realize o PSS, e recomponha seu quadro funcional através de concurso Incra para efetivos.

Concurso ANS

Um novo concurso ANS (Agência Nacional da Saúde) é esperado para ser realizado em 2023. O certame já voltou a ser debatido e a expectativa do órgão é pelo provimento de todos os cargos da agência.

Conforme informado pelo jornal Correio Braziliense, a autarquia solicitou o aumento no número das oportunidades do novo edital.

Concurso CVM

Um novo concurso da Comissão de Valores Mobiliários (concurso CVM) poderá ser realizado em breve. O anúncio foi feito pelo novo presidente da autarquia, João Pedro Nascimento. De acordo com Nascimento, a realização do certame é uma necessidade da Comissão de Valores Mobiliários, para recomposição do quadro de servidores, que já está bastante defasado.

Concurso STN

A Secretaria do Tesouro Nacional solicitou 120 vagas para Auditor Federal de Finanças, cargo de nível superior, para um novo concurso STN. Ainda não há informações sobre publicação do edital.

O último certame ocorreu em 2012 e ofereceu 255 vagas no total.

Concurso ANVISA

Em Reunião Ordinária Pública, foi levantada a questão da necessidade de um novo concurso Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O encontro aconteceu com a Diretoria Colegiada da autarquia e o diretor Alex Machado Campos, falou da urgência de um novo certame.

Editais Fiscais

Concurso Receita Federal

Está publicado o edital concurso Receita Federal! O certame oferta 699 vagas de nível superior para os cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário, com salários iniciais de até R$ 21 mil. As provas estão marcadas para 19 de março de 2023.

Inscrições abertas até o dia 19 de janeiro de 2023.

Editais Policiais

Concurso PF

O pedido de autorização do concurso PF Administrativo (Polícia Federal Administrativo), que passou por ajustes recentemente, está, oficialmente, nas mãos do Ministério da Economia!

Editais Tribunal

Concurso MPU

 Um novo concurso MPU (Ministério Público da União) pode ser realizado para provimento de vagas na futura força policial do órgão.

De acordo com o próprio MPU, a corporação será composta os agentes do atual grupo de segurança (que passarão por TAF, testes psicológicos e técnicos) e os novos servidores.

Concurso STJ

Um novo concurso STJ (Superior Tribunal de Justiça) poderá não mais ser realizado em breve. Isso porque, a comissão de planejamento para o novo edital, que já estava formada desde fevereiro de 2022, teve seus trabalhos encerrados.

A Portaria publicada em Diário Oficial no dia 30 de junho, revogou o documento de 16 de fevereiro, que instituía a comissão. Dessa forma, a equipe responsável por elaborar as fases do certame foi desfeita.

concursos publicos

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.