Wanessa Alves • 26/09/2023
O Ministério Público Federal (MPF) protocolou, neste mês, uma ação civil pública requerendo a União e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) diversos direitos indígenas, dentre eles um edital de concurso Funai para o cargo de auxiliar indigenista, visando a contratação de indígenas que atuam nas bases e a utilização de terceirizados para atividades que possam ser executadas por eles.
De acordo com o documento, em caso de descumprimento das medidas protocoladas e eventualmente deferidas pelo MPF, o órgão jurídico irá aplicar multa tanto à Funai quanto à União. “Em caso de aplicação da multa à União, que seja destinada ao orçamento da FUNAI com aplicação específica nas políticas aos povos isolados e de recente contato”, esclarece o MPF em Despacho.
O concurso Funai fará parte do Concurso Nacional Unificado (CNU), proposto pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
De acordo com o ofício publicado na última terça-feira (19), um dos motivos para que o órgão aderisse ao certame unificado é a prorrogação do prazo de autorização para a realização do concurso, o que possibilitará a regulamentação das cotas para candidatos indígenas, assim como a regulamentação de pontuação por experiência.
Os outros motivos citados pela presidenta do órgão, Joenia Wapichana, são quanto à ampliação dos locais das provas, passando de 35 para 179 municípios, com isso, o acesso aos candidatos oriundos de comunidades seria facilitado. E, também, a democratização dos tipos de provas.
O concurso Funai aderiu ao CNU e ofertará 502 vagas de níveis médio e superior de formação.
Confira as oportunidades a seguir:
Lembrando que os aprovados no certame devem receber inicialmente entre R$ 5.975,51 (nível médio) e R$ 7.296,37 (nível superior).
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.