
O provimento de servidores da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) será realizado por meio do Concurso Nacional Unificado e a autarquia deu novas informações a respeito do cronograma de ingresso dos aprovados.
Trata-se de um Ofício encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) em que a autarquia informa que a previsão de nomeação dos aprovados no certame é a partir de janeiro de 2025.
Além disso, a presidente da Funai, Joenia Wapichana, ressaltou a necessidade de autorização de novas vagas efetivas para recomposição do quadro de servidores da Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental, tendo em vista que as 502 vagas já autorizadas serão distribuídas especialmente para as unidades descentralizadas.
Confira trecho do documento:

As 502 vagas já autorizadas serão distribuídas da seguinte forma:
- Nível médio
- Agente em Indigenismo: 152 vagas;
- Nível superior
- Administrador: 26 vagas;
- Antropólogo: 19 vagas;
- Arquiteto: 1 vaga;
- Arquivista: 1 vaga;
- Assistente Social: 21 vagas;
- Bibliotecário: 6 vagas;
- Contador: 12 vagas;
- Economista: 24 vagas;
- Engenheiro: 20 vagas;
- Engenheiro Agrônomo: 31 vagas;
- Engenheiro Florestal: 2 vagas;
- Estatístico: 1 vaga;
- Geógrafo: 4 vagas;
- Indigenista Especializado: 152 vagas;
- Psicólogo: 6 vagas;
- Sociólogo: 12 vagas;
- Técnico em Assuntos Educacionais: 2 vagas; e
- Técnico em Comunicação Social: 10 vagas.
Vale lembrar que, além das 502 vagas para a Funai, o Concurso Nacional Unificado ofertará oportunidades em outros 20 órgãos e entidades do Executivo Federal, totalizando 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação.
A previsão é que o edital seja publicado até 10 de janeiro e as provas, aplicadas no dia 5 de maio de 2024. A banca organizadora será a Fundação Cesgranrio.
Concurso Funai: vagas temporárias em breve?
Ainda no Ofício encaminhado ao MGI, a presidente da Funai, Joenia Wapichana, solicitou a realização de concurso temporário para contratação emergencial de 150 profissionais, sendo desse total 95 preferencialmente com formação acadêmica em ciências sociais e ciências ambientais e com experiência profissional em avaliação de impactos ambientais.
A duração do contrato seria de, no mínimo, 24 meses e os aprovados seriam lotados na Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental e nas unidades responsáveis pelos subsídios técnicos para a manifestação da Funai no âmbito de processos de licenciamento ambiental com potencial de afetar povos e terras indígenas.
Confira:

Concurso Nacional Unificado: 20 questões de Português!
O Concurso Nacional Unificado está sendo preparado, e até o momento são mais de 6.500 vagas já confirmadas! O edital tem previsão de ser publicado até 20 dezembro. E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concursos preparou um material 100% gratuito, para você já começar a sua preparação com 20 questões de língua portuguesa:
Comece os seus estudos AGORA:
Baixe aqui seu Material Gratuito do CNU
Resumo concurso Funai:
- Situação: participará do Concurso Nacional Unificado
- Banca: Cesgranrio
- Vagas: 502
- Cargos: diversos
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Salários iniciais: até R$ 7.296,31
- Último edital
- Cursos completos!
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
