Juliane Freitas • 05/05/2022
O concurso Funai (Fundação Nacional do Índio) já passa por movimentações importantes para ter seu edital publicado. Recentemente foi realizado pedido de autorização para o certame, solicitando 1.071 vagas para provimento de novos servidores.
A expectativa é que o concurso aconteça no primeiro semestre de 2023.
Confira, nessa matéria, mais detalhes sobre duas importantes carreiras que poderão ser ofertadas no certame. Juntas, elas somam 809 vagas, ou seja, 75% do quantitativo de vagas possivelmente disponibilizadas no edital.
No documento de pedido de autorização do certame, o cargo de Agente em Indigenismo aparece com a solicitação de 675 vagas imediatas. Além disso, exigirá dos candidatos o nível médio de escolaridade.
O quadro de Agente em Indigenismo, teve menos de 20% de ocupação das 1.800 vagas criadas em 2009. Este certame de 2009, aliás, foi o único realizado para o cargo até o momento.
De acordo com o documento, o ocupante tem funções similares ao assistente administrativo, tendo atuação de suporte administrativo e atribuições de média complexidade, que não podem ser exercidos por terceirizados pois demandam acesso a sistemas e manipulação de informações estratégicas para o desenvolvimento das políticas públicas da Funai.
Confira, a seguir, a descrição das atividades a serem desempenhadas pelos aprovados no cargo:
Já para o cargo de Indigenista Especializado, foram solicitadas 134 vagas imediatas. Desse total, 90 vagas são para reposição no quadro de servidores.
O cargo exige o nível superior de formação.
Ao Indigenista Especializado compete, primordialmente, planejar e executar a política indigenista e, desta forma, considera-se estratégico sua distribuição equânime entre as unidades que representam a Funai perante outros órgãos e à sociedade em suas respectivas localidades, para suporte as atividades finalísticas.
Veja, a seguir, a descrição de suas atividades desempenhadas diariamente:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.