
O concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) irá ofertar, em breve, 502 vagas de níveis médio e superior, e uma dúvida bastante comum entre os concurseiros é sobre como serão realizadas as provas do certame.
O edital de abertura está previsto para ser publicado até novembro de 2023 e a expectativa, agora, é pela definiçãoda banca organizadora. As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:
- Nível médio
- Agente em Indigenismo: 152 vagas;
- Nível superior
- Administrador: 26 vagas;
- Antropólogo: 19 vagas;
- Arquiteto: 1 vaga;
- Arquivista: 1 vaga;
- Assistente Social: 21 vagas;
- Bibliotecário: 6 vagas;
- Contador: 12 vagas;
- Economista: 24 vagas;
- Engenheiro: 20 vagas;
- Engenheiro Agrônomo: 31 vagas;
- Engenheiro Florestal: 2 vagas;
- Estatístico: 1 vaga;
- Geógrafo: 4 vagas;
- Indigenista Especializado: 152 vagas;
- Psicólogo: 6 vagas;
- Sociólogo: 12 vagas;
- Técnico em Assuntos Educacionais: 2 vagas; e
- Técnico em Comunicação Social: 10 vagas.
Confira, nessa matéria, detalhes sobre como serão as provas do concurso Funai, de acordo com o projeto básico, acessado pelo Direção Concursos!
Os cursos do Direção Concursos são atualizados de acordo com a banca, até a data da sua prova. Conheça e estude para a Funai com o melhor material do mercado:
Como serão as provas do concurso Funai?
De acordo com o projeto básico acessado pelo Direção Concursos, os candidatos serão avaliados por meio da realização de provas objetivas (todos os cargos) e discursivas (cargos de nível superior), que serão aplicadas em turnos distintos para os cargos de níveis médio e superior.
As provas do concurso Funai serão aplicadas em todas as capitais brasileiras, além de outras importantes cidades. Confira a lista completa, na tabela abaixo:

Veja os detalhes da aplicação das provas para cada cargo:
Provas para o nível médio
De acordo com o documento, as provas objetivas terão blocos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos e poderão ser compostas por questões objetivas de múltipla escolha ou de Certo e Errado.
Se as questões foram de múltipla escolha, a prova terá entre 60 e 80 questões. Se a prova for de Certo e Errado, haverá entre 120 e 140 assertivas.
Provas para o nível superior
Para os cargos de nível superior, as provas objetivas também poderão ser de múltipla escolha ou de Certo e Errado. Se as questões foram de múltipla escolha, a prova terá entre 60 e 80 questões. Se a prova for de Certo e Errado, haverá entre 110 e 140 assertivas.
Além disso, haverá a prova discursiva, que poderá ser composta por questões discursivas, estudo de caso, questão problema ou dissertação. É importante mencionar que a prova discursiva será a mesma para todos os cargos de nível superior.
O número de provas discursivas a serem corrigidas será três vezes o número do cadastro de reserva para cada cargo, conforme a tabela abaixo:

Resumo do concurso Funai
- Situação: novo concurso autorizado
- Vagas: 502
- Cargos: diversos
- Escolaridade: ensino médio e superior
- Remuneração: iniciais de até R$ 7.296,31
- Banca: a definir
- Último edital Funai
- Cursos completos aqui!
- Acesse o projeto básico na íntegra
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
