Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso GCM SP: proposta quer editais para 1.700 vagas; 567 em 2022

Concurso GCM SP: proposta quer editais para 1.700 vagas; 567 em 2022

O Diário Oficial do Município de São Paulo traz proposta da Secretaria Municipal de Segurança Urbana para aumentar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana na cidade de São Paulo, através do concurso GCM SP.

O pedido é para que sejam ofertadas 1.700. vagas, sendo 567 ingressos a partir de janeiro de 2022, 567 ingressos a partir de janeiro de 2023 e 566 ingressos a partir de janeiro de 2024.

Segundo a publicação, existe viabilidades geral, técnica, jurídica e orçamentária para tanto. Confira:

  • Viabilidade geral: Viável
  • Viabilidade técnica: Viável. O último concurso para GCM ocorreu em 2013, ou seja, sem contratação de novos servidores. Tal proposta se encaixa no cenário atual da Guarda Civil Metropolitana, tendo em vista as baixas por aposentadorias, óbitos, exonerações, licenças e exonerações a pedido, contribuindo para a defasagem do efetivo e insuficiente para atender as demandas da Cidade de São Paulo. Atualmente contamos com um efetivo de faixa etária elevada e a contratação de novos guardas contribuirá com as rotinas de trabalho na área de segurança urbana em situações corriqueiras de enfrentamento, já que a atuação da GCM se estende a escolas, parques, unidades de saúde, patrimônios e na ordem pública, concluímos que a proposta neste momento é extremamente viável e necessária objetivando a reposição do efetivo em transição para a aposentadoria.
  • Viabilidade jurídica: Viável. Em análise ao contido nos autos, relativamente aos aspectos jurídicos, não vislumbramos óbices ao atendimento da proposta no que tange a realização de concurso público para aumentar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana. Dessa forma, manifestamo-nos pela viabilidade parcial da propositura em tela.
  • Viabilidade orçamentária: Viável. Já se encontra em andamento o processo SEI 6029.2021/0007156-6, cuja proposta é a abertura de concurso público de ingresso para provimento de 1.700 (Mil e Setecentos ) cargos de Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe, sendo 567 ingressos a partir de janeiro/2022, 567 ingressos a partir de janeiro/2023, 566 ingressos a partir de janeiro/2024.
todos os cursos

Concurso GCM SP: panorama

O último concurso GCM SP ocorreu em 2013, sob os cuidados da banca Vunesp, com oferta de 2.000 vagas, sendo 1.400 destinadas ao público masculino. O cargo exigiu os seguintes requisitos:

  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio ou equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Categoria B, sem restrição para atividade remunerada, nos termos do Anexo I da Lei nº 13.768/04;
  • Ter no mínimo 18 (dezoito) anos e, no máximo, 35 (trinta e cinco) anos até março de 2014;
  • Altura mínima de 1,60m, descalça e descoberta, para o sexo feminino, e
  • Altura mínima de 1,65m, descalço e descoberto, para o sexo masculino.

Foram cobradas as seguintes disciplinas na prova objetiva:

O Teste de Aptidão Física teve em seu escopo as seguintes provas práticas:

  • Teste de flexão e extensão de cotovelos sobre o solo (feminino)
  • Teste de flexo-extensão de cotovelos e suspensão de barra fixa (masculino)
  • Abdominal
  • Corrida

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo

  • Concurso GCM SP
  • situação: proposta
  • banca: indefinida
  • cargos: Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe
  • escolaridade: nível médio:
  • vagas: 1.700
  • salário: R$ 1.377,72 (2013)
  • último edital neste link
concursos publicos

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.