Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Guarda Municipal de Goiânia: veja o conteúdo do último edital

Concurso Guarda Municipal de Goiânia: veja o conteúdo do último edital

A Prefeitura de Goiânia tem um novo edital de concurso para a Guarda Municipal confirmado (concurso Guarda Municipal de Goiânia).

De acordo com informações encaminhadas pela própria Prefeitura, o edital terá 600 vagas para candidatos de nível superior em qualquer área de formação.

O edital chama a atenção pelo número de vagas e pelas condições de vida ofertadas pelo Município de Goiânia.

 O último certame, realizado em 2005, ofereceu 1000 vagas para os cargos de guarda municipal, sendo 900 vagas para o sexo masculino e 100 vagas para o sexo feminino. 

Com pré-requisito de ensino fundamental completo, a remuneração inicial foi de R$ 584,64 + adicionais. 

Além disso, o candidato deveria ter, no mínimo, a idade de 18 anos e máximo de 40 anos completos no ato da posse e estatura mínima de: 1,65 m – masculino e 1,60 m – feminino;

Os candidatos passaram por 4 etapas de seleção: prova objetiva, avaliação médica, prova de capacidade física e avaliação psicológica. A prova objetiva contou com 50 questões distribuídas da seguinte forma: 

  • Língua portuguesa: 20 questões
  • Conhecimentos básicos sobre legislação: 20 questões
  • Conhecimentos gerais sobre Goiânia: 10 questões

Para a prova de capacidade física foram cobrados flexão de braços, abdominal e corrida. 

todos os cursos direção

Conteúdo programático do concurso Guarda Municipal de Goiânia

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão de texto contemporâneo. O sistema ortográfico do português: emprego de letras. Acentuação gráfica e sinais diacríticos. Aspectos da prosódia e da ortoepia padrão no Brasil. Emprego das classes gramaticais. Valores do artigo. Valor substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos portugueses. Pronomes: emprego do pronome pessoal, do pronome possessivo, do pronome indefinido, do pronome demonstrativo e do pronome de tratamento. Emprego do pronome relativo. Emprego de preposições e conjunções. Flexão nominal de gênero e número. Flexão verbal: verbos irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos. Sintaxe de concordância nominal e verbal. Sintaxe de regência; o fenômeno da crase. Colocação do pronome átono. Emprego dos sinais de pontuação.

CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE LEGISLAÇÃO

1- Constituição Federal: Capítulo I do Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais art. 5o e incisos; Capítulo II do Título II – Dos Direitos Sociais art. 6o; Capítulo VII do Título III – Da Administração Pública art. 37 a 41; Capítulo VII do Título VIII – Da família, Da criança, Do Adolescente e do Idoso art. 227 a 230.

2- Lei Orgânica do Município de Goiânia: Capítulo I do Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais art. 3o a 5o; Capítulo II – Soberania Popular art. 6o e incisos; Capítulo I do Título III – Da Organização Política Adm. art. 7o a 10o; Capítulo II do Título III – Da Competência art. 11 e 12; Capítulo III do Título III – Da Administração Municipal art. 13 a 21; Capítulo – Dos Servidores Públicos Municipais art. 25 a 36; Capítulo – Da Previdência Social art. 37 e 38;

CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE GOIÂNIA

Goiânia: extensão territorial, posição geográfica e dados gerais. História do Município – O início do povoamento aos dias atuais. A dinâmica populacional – População urbana e rural e as migrações. A paisagem natural: o relevo, a hidrografia, o clima e a vegetação original. A utilização do espaço: principais atividades econômicas. A Região Metropolitana.

Veja maiores detalhes aqui!

Resumo

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.