Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Guarda Municipal Fortaleza: aprovados terão porte de arma?

Concurso Guarda Municipal Fortaleza: aprovados terão porte de arma?

Anunciado pelo prefeito do Município de Fortaleza, José Sarto, o concurso para a Guarda Municipal (concurso Guarda Municipal de Fortaleza) prevê a oferta de mil vagas.

Com isso, muitos candidatos se questionam: Guarda Municipal de Fortaleza tem direito a porte de arma?

O Município de Fortaleza assinou no final de 2017 um convênio com a Polícia Federal (PF). Essa parceria permitiu que a Guarda Municipal da cidade utilizasse arma de fogo durante o serviço.

Para ter direito ao uso, os Guardas Municipais devem participar de um treinamento rigoroso anualmente, com foco na prevenção da violência e em defesa da população civil.

Conforme dados apresentados no portal Diário do Nordeste, 467 Guardas possuem o direito ao uso de arma de fogo em serviço. Apesar disso, o número é considerado baixo, visto que o Município possui 2.250 profissionais.

De acordo com o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Eduardo Holanda, a ideia é que os Guardas Municipais passem a estar mais à disposição dos cidadãos.

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Concurso Guarda Municipal Fortaleza: concurso

De acordo com o representante do Município, as equipes da prefeitura já foram acionadas para avaliar o impacto financeiro do concurso Guarda Municipal Fortaleza na gestão da cidade.

“Eu já pedi para nossa equipe de planejamento para que faça um estudo e uma prospecção para que a gente possa fazer de até mil guardas, assim que o fluxo econômico da prefeitura possa realizar”, explicou o prefeito.

O último concurso público da Guarda Municipal aconteceu no final de 2013, com 1.000 vagas abertas. A banca organizadora foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A exigência foi de nível médio completo e o salário inicial de R$ 1.923,07para jornada de trabalho de 180 horas mensais.

Resumo

concursos publicos
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.