
Dados recentes mostram que o Ibama perdeu mais da metade dos fiscais em um período de 10 anos. Situação da falta de servidores foi até mencionada pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, reforçando que seria preciso um novo concurso Ibama.
Os dados foram obtidos pelo jornal Estadão que indicam que o número de fiscais em campo é 55% inferior ao que o governo mantinha nas florestas dez anos atrás.
Em 2019, a diminuição foi de 24% sobre o ano anterior. O aumento das aposentadorias e a falta de concursos públicos agravaram a situação.
Um novo pedido para realização de concurso público já foi realizado e encaminhado para o Ministério da Economia. Foram solicitadas 2.311 vagas para o próximo concurso público do órgão, sendo:
- 1.005 para técnico administrativo
- 970 para analista ambiental
- 336 para analista administrativo
Falta de servidores foi mencionada pelo vice-presidente
Não é a primeira vez que o deficit de servidores no órgão é denunciado. O próprio vice-presidente, Hamilton Mourão, apontou a falta de fiscais no quadro de pessoal do Ibama.
Mourão presidiu o Conselho da Amazônia, que ocorreu em julho deste ano. Nas reuniões e encontros, o vice-presidente mencionou a necessidade de ter mais servidores para proteger efetivamente as florestas brasileiras.
Já naquela época, ele afirmava que o Ibama – sem concurso desde 2013 – e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) atuavam com 50% do efetivo.
“Temos menos de 50% do efetivo, sendo que dos 50% existentes, você pode botar que dois terços estão no escritório e um terço que está na rua, e esse um terço que está na rua, não está só na Amazônia“, declarou.
Com isso, o vice-presidente afirmou que um novo edital de concurso Ibama entraria em discussão com o Ministério da Economia.
“Precisamos ter um planejamento para recuperar a capacidade operacional dos órgãos de fiscalização [federais] que perderam pessoal que se aposentou, e que estão com seus efetivos reduzidos”, afirmou.
Em resposta à equipe de jornalismo do Direção Concursos, a Casa Civil informou que o novo concurso Ibama estava em análise e discussão com o Ministério do Meio Ambiente.

Com isso, um novo concurso Ibama é uma seleção para ficar de olho. Por isso, esteja preparado com os cursos completos do Direção Concursos.
Clique abaixo e conheça os pacotes do Direção Concursos:

Como foi o último concurso Ibama?
De 2012 a 2013, o Ibama lançou três editais. Somando todas as oportunidades, as vagas e cargos foram os seguintes:
- Técnico Administrativo – 300 vagas
- Analista Ambiental – 108 vagas
- Analista Administrativo – 61 vagas
CONCURSO TÉCNICO ADMINISTRATIVO – o cargo só exigia nível médio e os candidatos passaram por somente uma prova objetiva. O conteúdo cobrado foi o seguinte:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Atualidades
- Matemática
- Ética no Serviço Público
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Legislação do Setor de Meio Ambiente
- Noções de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade Pública
- Gestão de Pessoas
- Arquivologia
CONCURSO ANALISTA AMBIENTAL – para ser Analista Ambiental, era preciso ter nível superior completo em qualquer área. O conteúdo cobrado nas provas era de acordo com a área que o candidato escolhesse.
CONCURSO ANALISTA ADMINISTRATIVO – o cargo de Analista Administrativo também exige nível superior completo. O conteúdo cobrado nas provas objetivas foram:
- Língua Portuguesa
- Informática
- Atualidades
- Matemática
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Legislação do Setor de Meio Ambiente
- Administração Geral e Pública
- Administração Orçamentaria, Financeira e Orçamento Público
- Gestão de Pessoas
- Ética no Serviço Público
- Administração de Recursos Materiais
Resumo concurso Ibama
- Situação: pedido realizado
- Cargos: Técnico, Analista Ambiental e Analista Administrativo
- Vagas: 2.311
- Remuneração: até R$ 9 mil
- Link do último edital Ibama (Técnico Administrativo)
- Edital para Analista Ambiental
- Link edital Analista Administrativo
Assinatura ilimitada
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:


As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: