Os últimos editais de concurso Ibama foram publicados pela banca Cespe/Cebraspe em 2012 e 2013, e trouxeram vagas para os cargos de Analista Ambiental, Administrativo e Técnico.
Juntos, os documentos trouxeram 469 vagas, divididas da seguinte forma:
Técnico Administrativo – 300 vagas
Analista Ambiental – 108
Analista Administrativo – 61
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias.Clique aqui e participe!
Salários e requisitos
A remuneração paga variou de R$ 2.580,72 a R$ 6.134,15 (a depender do cargo em questão). Dentre os requisitos, estavam os seguintes listados logo abaixo:
Ser aprovado no concurso IBAMA;
Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares.
Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo:
Analista Administrativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
Analista Ambiental: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
Técnico Administrativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
Submeter-se a exame de higidez física e mental, capacitante ou incapacitante, de responsabilidade dos membros que compõem a Junta Médica Oficial do IBAMA, com o objetivo de aferir se as condições físicas e psíquicas são adequadas ao exercício das atividades inerentes ao cargo, ficando às expensas do candidato os exames laboratoriais e complementares necessários à avaliação médica;
Apresentar declaração de acumulação de cargo ou função pública, quando for o caso, ou a sua negativa;
Apresentar folha de antecedentes da Polícia Federal, expedida no máximo há trinta dias;
Apresentar declaração firmada pelo candidato de não ter sido, nos últimos cinco anos:
a) responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou ainda, por conselho de contas de Município;
b) punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;
c) condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados nos Títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei nº 7.492, de 16 de junho de 1986, e na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992.
Apresentar, no ato da posse, cópias autenticadas em cartório ou cópias simples acompanhadas dos originais dos documentos necessários para composição do dossiê funcional, conforme relação a ser fornecida pela Coordenação Geral de Recursos Humanos do IBAMA;
Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse;
Cumprir as determinações do edital do concurso IBAMA.
Atribuições
Também de acordo com os últimos editais do concurso Ibama, as atribuições dos ocupantes dos cargos foram subdivididas da seguinte maneira:
Técnico Administrativo
Atribuições: atuação em atividades administrativas e logísticas de apoio relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
Descrição das atividades:
Realizar atividades de nível intermediário que envolvam o suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais do IBAMA, com atuação nas áreas de controle interno, documentação, gestão de pessoas, material, patrimônio, contratos e convênios, finanças e contabilidade, compreendendo o levantamento de dados, a elaboração de relatórios estatísticos, planos, programas e projetos;
A pesquisa de legislação; a emissão de relatórios técnicos e informações;
A distribuição e controle de materiais de consumo e permanente;
O acompanhamento da execução e fiscalização de contratos;
A elaboração e conferência de cálculos diversos;
A elaboração, revisão, reprodução, expedição e arquivamento de documentos e correspondências; o atendimento ao público interno e externo na sua unidade;
A realização de trabalhos que exijam conhecimentos básicos e/ou específicos de informática;
Outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade que venham a ser determinadas pela autoridade superior, bem como atividades acessórias às constantes deste rol.
Analista Administrativo
Atribuições: são atribuições do cargo de Analista Administrativo, para o aprovado no concurso IBAMA, o exercício de todas as atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
Descrição das atividades:
Realizar atividades administrativas, de nível superior, às unidades organizacionais do IBAMA, com atuação nas áreas de controle interno, documentação, gestão de pessoas, material, patrimônio, contratos e convênios, tecnologia da informação, finanças e contabilidade, compreendendo o levantamento de dados, a elaboração de relatórios estatísticos, planos, programas e projetos;
A pesquisa de legislação;
A emissão de relatórios técnicos e informações; a distribuição e controle de materiais de consumo e permanente;
O acompanhamento da execução e fiscalização de contratos; a elaboração e conferência de cálculos diversos;
A elaboração, revisão, reprodução, expedição e arquivamento de documentos e correspondências;
O atendimento ao público interno e externo na sua unidade;
A realização de trabalhos que exijam conhecimentos básicos e/ou específicos de informática;
Outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade que venham a ser determinadas pela autoridade superior, bem como atividades acessórias às constantes deste rol.
Analista Ambiental:
Atribuições:
Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionam com as seguintes atividades;
Regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
Monitoramento ambiental;
Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
E estímulo e difusão de tecnologias, informação e execução de programas de educação ambiental.
Concurso Ibama: etapas e provas
Em ambas as provas, de ambos os cargos, a modalidade aplicada no concurso Ibama foi a clássica da banca Cespe, ou seja, CERTO e ERRADO com 120 questões. A divisão foi de 50 questões para conhecimentos básicos e 70 para conhecimentos específicos.
A prova de técnico contou apenas com essa fase, mas as de analista ambiental e administrativo ainda tiveram outra fase: provas discursivas, com uma redação e uma redação e duas questões práticas, respectivamente.
Foram cobrados as seguintes disiciplinas:
Técnico
Português
Informática
Atualidades
Matemática
Ética
Constitucional
Administrativo
Legislação ambiental (Ibama)
AFO
Gestão de Pessoas
Arquivologia
Analista administrativo
Português
Informática
Atualidades
Matemática
Raciocínio Lógico
Ética
Constitucional
Administrativo
Legislação ambiental (Ibama)
AFO
Gestão de Pessoas
Administração Geral e Pública
Recursos Materiais
Analista ambientalbásicas
Português
Informática
Atualidades
Ética
Constitucional
Administrativo
Legislação ambiental (Ibama)
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Licenciamento Ambiental
Socioeconomia Ambiental
Infraestrutura e Gestão Ambiental
MONITORAMENTO, REGULAÇÃO, CONTROLE, FISCALIZAÇÃO E AUDITORIA AMBIENTAL
Informática
RLM
Monitoramento e regulação
GESTÃO, PROTEÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE AMBIENTAL
Inglês
Gestão de resíduos
Proteção atmosférica
Poluição sonora
Remediação ambiental
Pedologia
Fitossanidade
Segurança química
Segurança química ambiental
Ecotoxicologia
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.