
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta quarta-feira (7/10), que candidatos do concurso IBGE temporário poderão sacar os reembolsos das taxas de inscrições na última semana de outubro.
Os candidatos inscritos no concurso IBGE para temporários que ainda não solicitaram ou receberam o valor da taxa de inscrição devem comparecer a uma agência do Banco do Brasil entre os dias 26 e 30 de outubro.
Por volta de 40 mil candidatos não resgataram os valores na primeira etapa de restituição.
O valor pode ser sacado em qualquer agência do Banco do Brasil, mediante apresentação do nome e CPF do candidato.
Somente será possível sacar o valor, se o candidato apresentar documento de identificação. A orientação do IBGE é que os candidatos se dirijam ao banco na data inicial para o saque.
Desde o dia 12 de maio, segundo o órgão, já foram restituídos R$ 2.823.775,95 referentes a 100.735 inscrições pagas.
Cerca de 60% dos candidatos já resgataram os valores das taxas de inscrição, mas 40 mil ainda não recuperaram o valor.
Caso a quantia não seja sacada neste prazo, retornarão ao IBGE, ficando indisponíveis para saque até que os valores sejam reprocessados.
Novo concurso IBGE temporários autorizado para 6,5 mil vagas
Em setembro deste ano, foi publicada uma portaria que autoriza a contratação de 6,5 mil funcionários temporários no IBGE.
O documento autorizava a contratação para ser iniciada a partir de janeiro de 2021 e o edital ser divulgado em até seis meses.
Os contratos têm duração de seis meses, podendo ser prorrogados pelo mesmo período uma única vez. Os salários serão definidos pelo próprio Ibge.
Veja abaixo a divisão de vagas por cargo:
- Agente de Pesquisas e Mapeamento: 5.623 vagas
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas
- Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas
- Supervisor de Pesquisas: 25 vagas
Caso siga a estrutura do último edital para a seleção similar, o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento exigirá nível médio completo.
Sabia que o Direção Concursos tem um pacote específico para Agente de Pesquisas? Nele, você encontra todo o conteúdo direcionado para esta seleção.
Clique abaixo e adquira já o seu:

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:
Como foi o edital IBGE temporários?
A PLOA de 2021 trouxe orçamento para a realização do Censo 2020, o que indica que o processo seletivo IBGE Recenseador ocorrerá em 2021.
O projeto de Orçamento de 2021 prevê uma receita de R$ 43 milhões com inscrições em concursos e processo seletivos realizados pelo IBGE.
O grande edital para o instituto trazia mais de 200 mil vagas. O concurso IBGE pretendia a contratação de 180.577 Recenseadores para a coleta de dados do Censo 2020.
Porém, com a pandemia do coronavírus, o instituto escolheu por adiar a realização do Censo e, consequentemente, a realização do concurso.
Segundo o IBGE, o censo terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta realizada do dia 1 de agosto de 2021 até 31 de outubro de 2021.
O edital concurso IBGE para temporários trazia a seguinte divisão de vagas:
- 180.577 vagas para Recenseadores (nível fundamental)
- 5.462 vagas para Agentes Censitários Municipais (nível médio)
- 22.676 vagas para Agentes Censitários Supervisores (nível médio)
As provas estavam previstas para os dias 17 de maio e 24 de maio. Confira os cursos completos do Direção Concursos para esta seleção:
Assinatura ilimitada
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:


As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: