
O concurso IBGE para temporários do Censo 2020 se aproxima, mas muitos desejam uma vaga como efetivo no órgão. A vacância de cargos e a quantidade de aposentadorias aumentam as expectativas.
Segundo dados do próprio IBGE, há 6.693 cargos vagos. Desde 2014, houve uma diminuição de aproximadamente 21,4% de servidores ativos e um aumento de 19,7% de aposentados.
Confira nosso pacote para Técnico do IBGE!
Veja abaixo os dados explicados da atual situação do IBGE:
CARGOS VAGOS
Os dados do IBGE mostram que há 6.693 cargos vagos no órgão. Os com a maior vacância são os cargos de Técnico. Há duas especialidades de técnico: Informações Geográficas e Estáticas e Planejamento (3460 vagas), Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (2388 vagas).
Já para o cargo de Analista há 360 vagas; Tecnologista, 400 vagas; e Pesquisador, 85 vagas.
SERVIDORES ATIVOS
Os dados de servidores ativos mostram que houve uma diminuição total de 21,39% de 2014 a 2019.
Porém, o ano em que o órgão teve a maior queda de servidores de nível intermediário foi em 2017, chegando a 3131 servidores ativos. Hoje, por exemplo, há 3206 servidores ativos.
O mesmo não aconteceu com os servidores de nível superior. Atualmente, é a menor taxa dos últimos cinco anos, com 1552 servidores ativos.
Os dados de 2019 são de acordo com a folha de abril.

TEMPORÁRIOS
Enquanto o número de servidores ativos diminuiu, a de temporário aumentou 11,66% desde 2014.
Para nível intermediário, atualmente, o órgão se encontra com a maior taxa dos últimos cinco anos, com 5801 temporários.
Já os temporários de nível superior tiveram um aumento significativo eM 2017, com 192. Porém, a taxa diminuiu nos anos seguintes e, apesar do pequeno aumento em comparação com 2018 (quando houve a queda para 86 funcionários), hoje, há 106 temporários de nível superior.
Os dados de 2019 são de acordo com a folha de abril.

APOSENTADOS
A quantidade de aposentados registrados no Siape aumentou 19,7% desde 2014.
O aumento foi gradativo para cargos de ambos níveis. De intermediário, houve o aumento de 5125 em 2014 para 6222 em 2019. Já superior, foi de 1480, em 2015, a 1684, em 2019, aposentados registrados.
Os dados de 2019 são de acordo com a folha de abril.

EXONERAÇÕES
As exonerações não seguiram um padrão definitivo desde 2014. As exonerações de nível intermediário teve um pico de 2017 a 2018, com 40 e 42 respectivamente, mas diminuiu para 11 neste ano.
Enquanto isso, as exonerações de nível superior decaíam desde 2014 e teve pico em 2018, com 20 exonerações. Hoje, já foram registradas 4 exonerações.
Os dados de 2019 são de acordo com a folha de abril.

APOSENTADORIAS
As aposentadorias, diferente do índice ali em cima de aposentados, refere-se a quantidade de aposentadorias por ano, não de registrados no Siape.
Apesar da diminuição desde 2017, é importante notar que já até abril deste ano já foram registradas 133 aposentadorias de nível intermediário e 26 de nível superior.

INGRESSO
Como visto no gráfico abaixo, o ingresso de servidores aumentou a partir de 2015, logo após o último concurso do órgão. Mas, os números de ingressos diminuiu desde então. No ano passado, por exemplo, só entraram 32 novos servidores.

Confira nosso pacote para Técnico do IBGE!
CEDIDOS
A quantidade de cedidos dos último cinco anos é um dos pré-requisitos no novo decreto para abertura de concursos públicos. Como se vê no gráfico abaixo, o número tem diminuído desde 2016.

IBGE cumpre requisitos do decreto?
Apesar do concurso IBGE para o Censo 2020 já estar a ponto de ser lançado, muitos buscam uma vaga como servidor efetivo no órgão. Mas, desde abril deste ano, com a publicação do decreto que muda as regras para os pedidos de concurso, há a dúvida se terá um concurso IBGE para servidor efetivo.
A equipe de Jornalismo do Direção Concursos enviou os pontos cobrados pelo decreto. Confira abaixo as respostas do órgão:
Atenção: quatro pontos eram a respeito do número de cargos vagos, aposentadoria, cedidos, que foram respondidos com os dados que usamos na matéria ali em cima.
Qual o nível de adoção dos componentes da Plataforma de Cidadania Digital e o percentual de serviços públicos digitais ofertados pelo órgão e pela entidade, nos termos do art. 3º do Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016?
IBGE -Ainda não temos esta informação.
O IBGE já aderiu à rede do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – Rede Siconv e a conformidade com os atos normativos editados pela Comissão Gestora do Siconv?
IBGE – Este sistema ainda não foi adotado no órgão.
O IBGE já a adotou o sistema de processo eletrônico administrativo e de soluções informatizadas de contratações e gestão patrimonial, em conformidade com os atos normativos editados pelo órgão central do Sistema de Administração de Serviços Gerais – SISG?
IBGE – Este sistema ainda não foi adotado no órgão.
Já existe plano anual de contratações, em conformidade com os atos normativos editados pelo órgão central do SISG?
IBGE – Sim, foram lançados no sistema.
O IBGE já participa das iniciativas de contratação de bens e serviços compartilhados ou centralizados conduzidas pela Central de Compras da Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia?
IBGE – Sim, inclusive estamos participando da licitação de transporte pessoal.
Quer receber notícias sobre concursos públicos? Envie-nos uma mensagem com a sua área de interesse para o nosso Whatsapp e seja atualizado!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: