Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Sefaz SP: como será o próximo edital?

Concurso Sefaz SP: como será o próximo edital?

Ainda não há data ou previsão para o próximo concurso Sefaz SP. Porém, com um largo quadro de cargos vagos e com uma remuneração inicial de até R$ 13 mil, muitos concurseiros estão se dedicando a estudar desde já.

Uma forma é utilizar os últimos editais do próprio órgão, mas como o último concurso ocorreu há 7 anos, pode ser que o próximo certame tenha mudanças. Além disso, é importante apontar que o nível de conhecimentos exigido no último concurso foi bem extenso.

Nesta matéria, juntamos os editais mais recentes lançados para área fiscal estadual e comparamos com o último edital Sefaz SP. Caso você tenha estudado para algum destes concursos, pode comparar para ver quais matérias são parecidas. Se está iniciando seus estudos, não se preocupe que, no final, temos dicas de como estudar.

Confira tudo que vamos tratar nesta matéria no índice abaixo:

Como foi o último edital Sefaz SP?

O último concurso Sefaz SP ocorreu em 2013. Para o cargo de Agente Fiscal de Rendas, a primeira etapa do concurso contou com três provas objetivas. Na época, o certame foi organizado pela FCC. Foram três provas divididas em: conhecimentos gerais, conhecimentos básicos e conhecimentos específicos.

O conteúdo para conhecimentos gerais foi:

  • português
  • matemática financeira/ estatística
  • raciocínio crítico
  • atualidades
  • inglês
  • administração pública
  • economia e finanças públicas

Já na área de conhecimentos básicos foram:

  • direito constitucional
  • direito administrativo
  • direto empresarial
  • direito civil
  • direito penal
  • direito tributário
  • legislação tributária I
  • auditoria
  • contabilidade geral

Por fim, na área de conhecimentos específicos foram:

  • direito tributário II
  • legislação tributária II
  • contabilidade avançada e de custos
  • tecnologia da informação
cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

O que os concursos recentes têm cobrado?

Como vê, o conteúdo cobrado do último concurso Sefaz SP foi extenso. Será se os editais mais recentes cobram tantas matérias assim? Aqui, vamos usar dois concursos para órgãos fiscais estaduais lançados no ano passado: Sefaz DF e Sefaz AL.

Veja na tabela abaixo, a divisão dos conteúdos do concurso Sefaz DF:

CONHECIMENTOS GERAIS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PORTUGUÊS AUDITORIA FISCAL DO ICMS E ISS
CONHECIMENTOS SOBRE DF CONTABILIDADE GERAL E DE CUSTOS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIREITO FINANCEIRO
CONTABILIDADE PÚBLICA DIREITO TRIBUTÁRIO
DIREITO ADMINISTRATIVO LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO CIVIL, EMPRESARIAL E PENAL
ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA, ESTATÍSTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

Agora, veja a divisão dos conteúdos para o cargo de Auditor Fiscal do Sefaz AL:

CONHECIMENTOS GERAIS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PORTUGUÊS LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITORIA FISCAL
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO CIVIL, PENAL E TRIBUTÁRIO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CONTABILIDADE GERAL E DE CUSTOS
ECONOMIA
RACIOCÍNIO LÓGICO

Como vê, se analisar cada conteúdo e comparar com o edital Sefaz SP, somente inglês não está presente nos editais mais recentes. O restante apareceu em pelo menos um edital.

Então, como devo estudar para Sefaz SP?

Para quem estudou os dois certames acima, pode perceber que há diversos conteúdo parecidos. E quem está iniciando os estudos pode ter um pouco de receio ao ver a lista grande.

Mas sabia que de todo o conteúdo cobrado do edital Sefaz SP de 2013, somente cinco matérias já correspondiam a mais de 50% de todas as questões?

É isto que o prof. Ronaldo Fonseca explica, ao analisar não só o último edital Sefaz SP, mas também os editais de 2009 e 2006. Há várias matérias que permanecem com o mesmo padrão de cobranças em todos os anos.

E se você está avançado ou iniciante nos estudos, uma boa notícia. No vídeo abaixo, ele te oferece um guia para os estudos. Marcamos a parte exata em que ele te oferece uma orientação, mas caso queira ver toda a análise, basta voltar ao início:

Semana do Trabalhador

Chegou até aqui, mas ainda tem dúvidas se começa ou continua a estudar para concursos públicos, até para a Sefaz SP? Sabemos que, com a crise que se aproxima, o cenário pode parecer desanimador para os concursos públicos.

Por isso, o Direção Concursos se uniu com o QConcursos para tirar todas suas dúvidas, te acalmar e mostrar todas as alternativas pela frente. A partir do dia 20/4, às 9h, teremos uma série de eventos GRATUITOS.

Clique abaixo e se inscreve para não perder nenhum:

sefaz sp
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.