Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INPE: o que estudar para Tecnologista?

Concurso INPE: o que estudar para Tecnologista?

O edital do concurso INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) está publicado, com 93 vagas ofertadas para os cargos de Tecnologista e Pesquisador! No entanto, uma dúvida comum entre os concurseiros é quanto ao conteúdo programático da prova.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

Quanto às vagas, serão 44 para Pesquisador e 49 para Tecnologista, em diversas áreas de especialidade. As inscrições poderão ser realizadas no site da banca FGV entre os dias 31 de outubro e 4 de dezembro. Já as provas, serão aplicadas no dia 26 de maio (Tecnologista) e 2 de junho de 2024 (Pesquisador).

Confira, nesta matéria, quais são os conteúdos cobrados no certame para o cargo de Tecnologista e acelere sua preparação para esta excelente oportunidade!

Conteúdo programático concurso INPE

A seguir, você confere os conteúdos que serão cobrados para Tecnologista no concurso Inpe:

Concurso INPE: Tecnologista Júnior I

  • Especialidade Gestão de Sistema
  1. Sistema de antenas para controle espacial; 2. Análise de enlaces espaciais; 3. Técnicas de modulação e demodulação; 4. Sistemas de telemetria e telecomando; 5. Sistemas de medidas de distância e de velocidade; 6. Sistemas de tempo e frequência.
  • Concurso INPE – Manutenção da infraestrutura elétrica e mecânica de antenas em banda S e banda X
  1. Sistema de antenas para controle espacial; 2. Análise de enlaces espaciais; 3. Técnicas de modulação e de modulação; 4. Sistemas de telemetria e telecomando; 5. Sistemas de medidas de distância e de velocidade; 6. Sistemas de tempo e frequência. 7. Conceitos de circuitos elétricos em regime permanente, com alimentações em corrente contínua e alternada; Transformação estrela triângulo; 9. Cálculo e correção de fator de potência; 10. Fundamentos e grandezas luminotécnicas; 11. Conceitos de sistemas de distribuição, critérios para a divisão de circuitos, dimensionamento de condutores de média tensão e baixa tensão; 12. Proteção dos sistemas de média tensão; 13. Sistemas de aterramento elétrico, medição de resistência de terra de um sistema de aterramento, medidor de resistividade do solo; 14. Conceitos de sistemas de proteção contra transiente em sistemas elétricos; 15. Para-raios; 16. Transformadores de força, transformadores de corrente e de potencial; 17. Proteção de máquinas elétricas; 18. Conceitos de sistemas de No-break e grupos geradores; 19. Proteção de barramentos de baixa e média tensão; 20. Sistema de servomecanismo de antenas de grande porte.
  • Especialidade Operação de sistemas espaciais embarcados
  1. Conceito de missões espaciais e seus elementos: sistema de controle de missão, sistema de estações terrenas, rede de comunicação de dados, segmento solo, segmento espacial, segmento de aplicações, telemetrias e telecomandos; 2. Conceitos de astrofísica: Leis de Newton, Leis de Kepler, vetores de estado orbitais, quadros de referência, determinação de órbita, órbitas de transferência; 3. Conceitos de informática: fluxogramas, algoritmos, programação e pseudocódigo, protocolos de comunicação, bancos de dados, gerenciamento de processos, gerenciamento de recursos, análise de tendências
  • Concurso INPE – Especialidade Metrologia mecânica e metrologia física
  1. Conceitos do vocabulário Internacional de Metrologia, Sistema Internacional de Unidades, expressão da Incerteza de Medição na Calibração conforme ISO-GUM e EA-4/02 e da Norma NBR ISO/IEC 17025:2017; 2. Modelagem e aplicação de instrumentos e métodos de medição/calibração envolvendo as áreas de vibração, acústica, temperatura, umidade, vácuo, torque, força, massa e dimensional; 3. Aplicação de conhecimentos estatísticos em projetos e análise de experimentos; 4. Elaboração de cálculos de incertezas em processos de medição.
  • Especialidade Metrologia elétrica e de rádio frequência
  1. Conceitos do vocabulário Internacional de Metrologia, Sistema Internacional de Unidades, expressão da Incerteza de Medição na Calibração conforme ISO-GUM e EA-4/02 e da Norma NBR ISO/IEC 17025:2017; 2. Modelagem e aplicação de instrumentos e métodos de medição/calibração envolvendo as áreas de padronização primária, eletricidade e magnetismo, tempo e frequência, alta frequência e telecomunicações; 3. Aplicação de conhecimentos estatísticos em projetos e análise de experimentos; 4. Elaboração de cálculos de incertezas em processos de medição.
  • Especialidade Projetos mecânicos e processos de fabricação mecânica
  1. Tecnologia de Materiais; 2. Processos de fabricação mecânica; 3. Integração de sistemas mecânicos; 4. Conhecimentos básicos de testes ambientais (mecânicos e térmicos); Conhecimentos básicos em software de projeto mecânico para elaboração de modelos 3D e layouts (Inventor, Solid Works); 6. Leitura e interpretação de desenhos mecânicos; 7. Conhecimentos de geometria analítica, transformação de coordenadas, operações matriciais; 8. Conhecimentos básicos em medidas de propriedades de massa (centro de gravidade e momento de inércia) e equipamentos utilizados.
  • Concurso INPE – Especialidade Projeto e fabricação de cablagem, sistemas de distribuição e medição de linhas elétricas de alimentação reguladas (corrente contínua)
  1. Conceitos sobre dispositivos e circuitos eletrônicos, semicondutores, circuitos integrados, osciladores, circuitos com chaveamento, amplificadores, fontes de alimentação, retificadores, filtros, conversores A/D e D/A, resistores, indutores, capacitores, reguladores, circuitos de potência e circuitos de interface digital; 2. Conceitos envolvendo: amplificadores operacionais (integrador, diferenciador, amplificadores diferenciais, etc.), amplificadores de baixa frequência com transistores bipolares e FETs; 3. Conceitos envolvendo: circuitos magnéticos, indutores, indutância e transformadores; 4. Conceitos envolvendo: sistemas de aquisição de dados, interligação e blindagem de linhas de sinais elétricos, acoplamentos capacitivo e indutivo, filtragem e aterramento; 5. Conceitos envolvendo automação de sistemas de medidas elétricas; 6. Conceitos sobre conectores, fios, cabos e pinos utilizados em cabeamentos de satélites; 7. Características básicas de sistemas de comunicação em micro-ondas; 8. Preparação de equipamentos e arranjos para testes funcionais elétricos; 9. Conceitos sobre Interfaces: Serial RS232-C, IEEE-488 (GPIB), RS-485, RS 422, Ethernet, USB e outras interfaces digitais e analógicas; 10. Conceitos sobre codificação digital de sinais, representação, amostragem e quantização; 11. Conceitos de garantia da qualidade em projetos: principais definições, auditorias e inspeções, rastreabilidade, registros da qualidade, procedimentos para controle da qualidade e tratamento de não-conformidades; 12. Noções básicas de sistemas inerciais, giroscópios, acelerômetros, unidades de medidas inerciais, centrais inerciais, sensores de temperatura, sensores de pressão, interligação desses sensores com processadores e com computadores; 13. Conceitos de redes de computadores; 14. Princípios de funcionamento e tecnologias de equipamentos embarcados em satélites; 15. Utilização de equipamentos básicos de medição: multímetros, osciloscópios, pontas de corrente, pontas diferenciais, medidores de isolação, medidores de continuidade; 16. Integração de sistemas de testes automatizados contendo fontes de alimentação, cargas dinâmicas, equipamentos de aquisição de dados, circuitos de distribuição de sinais e outros instrumentos de medição específicos; 17. Noções sobre roteamento, fixação e alívios na instalação de cabos de sistemas eletrônicos em estruturas; 18. Conhecimentos para a elaboração, execução, análise de resultados e relatórios de testes elétricos em equipamentos embarcados em satélites; 19. Integração elétrica de equipamentos em sistemas espaciais.
  • Concurso INPE – Especialidade Ambientes críticos de tecnologia da informação em centro de dados
  1. Arquitetura de sistemas de informática: sistema cliente-servidor; sistemas de tempo real; sistemas distribuídos; 2. Sistemas operacionais: estruturas dos sistemas operacionais; sistemas de arquivos; processos; sistemas operacionais Linux com suas principais distribuições e Windows; 3. Redes de computadores: arquiteturas de redes de computadores; modelo OSI; protocolos de comunicação TCP/IP, FTP, HTTP e protocolos de roteamento; 4. Programação de computadores: tipos de dados; semântica; estruturas de controle; programação procedural; programação orientada a objetos; linguagens de programação C, C++, JAVA, HTML, Unix Shell e Linux Shell; desenvolvimento de páginas WEB; 5. Conceitos de instalação, configuração e administração de roteadores; 6. Instalação, configuração e administração do sistema operacional LINUX; configuração e administração de Firewall; configuração e administração de servidores de Internet e intranet em geral, incluindo Proxy, e-mail, WEB, FTP e DNS; 7. Segurança: vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais; Processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria; Ataques e proteções relativos a hardware, software, sistemas operacionais, aplicações, bancos de dados, redes, inclusive Firewalls e Proxies, pessoas e ambiente físico; Legislação relativa à segurança dos sistemas de informação; 8. Bancos de Dados: gerenciamento e arquitetura de bancos de dados; linguagem de definição e de manipulação de dados; bancos de dados relacionais, orientados a objeto, e distribuídos; Disponibilização segura de bancos de dados na Internet e intranet; 9. Virtualização: conceitos de criação de ambientes, administração de máquinas virtuais, gerência de recursos computacionais em ambientes virtualizados, utilização de containers; 10. Cloud computing: conceitos de nuvem pública e nuvem privada;
  • Especialidade Integração entre sensores, coletores e transmissores de dados e manutenção de equipamentos e sistemas elétricos/eletrônicos
  1. Leis e fundamentos de eletricidade, circuitos e componentes eletroeletrônicos, digitais e analógicos; 2. Sistemas de radiofrequência e antenas; 3. Redes de Computadores: conceitos básicos, tipos de redes, componentes e transmissão de dados; 4. Automação e Controle de Processos; 5. Sistemas de aquisição e tratamento de dados; 6. Cálculo de incertezas de medições; 7. Medição de grandezas físicas com transdutores e adequação dos sinais de transdutores para uso em sistemas de aquisição de dados computadorizados; 8. Técnicas de medição variáveis ambientais de temperatura e umidade relativa do ar, radiação solar, pressão barométrica, precipitação, entre outras; 9. Segurança do Trabalho.
  • Concurso INPE – Especialidade Manutenção de infraestrutura de energia (geração e distribuição), ar condicionado, combate a incêndio e controle de acesso em instalações críticas de CPD de grande porte
  1. Gestão de custos (diretos, indiretos e induzidos) e investimentos em manutenção; 2. Gestão de manutenção em sistemas elétricos, mecânicos, hidráulicos e de refrigeração; Técnicas e procedimentos de manutenção preventiva, preditiva e corretiva; 4. Análise de falhas de equipamentos baseada em risco, condição e tempo; 5. Gestão de serviços de terceiros e materiais; 6. Confiabilidade e sustentabilidade; 7. Gestão de riscos; 8. Segurança do Trabalho.
  • Especialidade Especificações de rede, análise de acessos, informações e requisitos de segurança. Instalação e administração de equipamentos (servidores, roteadores, switches, firewall etc. Administração de ambiente de redes de dados e comunicação de datacenter
  1. Sistemas operacionais e Kernel linux e windows; Sistemas Operacionais Linux e principais distribuições; Comandos básicos e Interface gráfica; Programação (scripts) para shell; Abordagem estrutural no estudo dos computadores; Máquinas Cisc e Risc; Arquitetura de uma unidade central de processamento; Noções de funcionamento das interfaces e dispositivos em servidores e seus monitoramentos; Conceitos de interface, periférico e controlador; 3. Métodos de transferência de dados: Polling, Interrupção e DMA, Dispositivos de entrada e saída, Barramentos internos e externos; 4. Computação paralela: Comunicação e sincronização entre computadores; 5. Servidor Apache; HTML, CSS, PHP, Scripts em bash, javascript, SGBD e linguagem Java; Deploy de sistemas WEB; 6. Principais aspectos dos modelos ISO/OSI, TCP/IP, fundamento das classes de endereços IP e suas máscaras; 7. Projeto, configuração e administração de redes locais (LAN’s); Ferramentas de simulação e análise de redes: Packet Tracer e TCPDump; Roteamento estático e dinâmico; 8. Definição e configuração de sub-redes IP; Dispositivos de redes: bridge (ponte) e switch (comutador); Funcionamento dos dispositivos de comutação; Domínios de colisão e de broadcast; 9. VLANs e Spanning Tree Protocol; Configuração de rotas estáticas; Conceito de sistemas autônomos (AS) e roteamentos intra-AS e inter-AS; 10. Protocolos: Protocolos de roteamento RIP, OSPF e BGP; Protocolos de administração e detecção de erros: ICMP e IGMP; Protocolos da camada de transporte: TCP e UDP; Protocolos da camada de aplicação: SNMP, SSH, DNS e DHCP; 11. Cloud Computing: Conceitos de infraestrutura e serviços; Serviços em cloud computing para armazenamento de dados, servidores, bancos de dados, redes e software; 12. Rede de dados HPC: conceitos para configuração e utilização de redes de alto desempenho para ambientes HPC e sistemas de armazenamento de dados de alta densidade;

Está sem tempo para perder? Receba as principais notícias do mundo dos concursos no seu celular. Clique aqui e faça parte do nosso canal no telegram!

  • Especialidade Ambiente de Supercomputação e HPC (high-performance computing)
  1. Modelos de programação e processamento paralelo; Métricas e análises de desempenho para sistemas paralelos; Conceitos: processos, threads, comunicação entre processos e sincronização entre processos; 2. Conceitos de Programação em computadores com memória compartilhada: linguagens, ferramentas de programação e algoritmos; 3. Sistemas Operacionais com ênfase em computação científica; 4. Conceitos de dependências de dados e de controle; Arquitetura de Memória: memória cache, memória principal, armazenamento secundário, memória virtual; 5. Noções de Arquitetura: escalar, vetorial, processamento paralelo, paralelização usando aceleradores; 6. Noções de sistemas paralelos e distribuídos; Arquiteturas paralelas e distribuídas: conceitos e tecnologias; Memória compartilhada e distribuída: conceitos e técnicas; 7. Conceitos de administração de filas de processamento, contas de usuários, gerenciamento de jobs, quotas; 8. Conceitos de ferramentas de monitoramento: filas de processamento, sistemas de armazenamento, jobs, memória, redes de comunicação de alto desempenho; 9. Computação em nuvem; 10. Redes de comunicação de dados de alta performance; 11. Sistemas de armazenamento de dados paralelo e de alta performance.
  • Concurso INPE – Especialidade Propelentes para uso espacial (combustíveis e oxidantes, combustíveis líquidos, propulsão líquida) e propulsão espacial
  1. Química Geral Experimental: Segurança no laboratório; identificação de substâncias químicas através das medidas de grandezas físicas e de reações químicas; preparação e padronização de soluções; transformação química; oxidação e redução; técnicas básicas de isolamento e purificação de substâncias químicas. 2. Operações Unitárias: introdução ao estudo de operações unitárias; equipamento para transporte de fluídos: bombas, válvulas, compressores; classificação de transportadores de líquidos e gases; curvas características do sistema e bombas; cavitação; trocadores de calor; combustão e geração de calor; caldeiras, evaporação, refrigeração. 3. Instrumentação e controle de processos: Equipamentos de controle e medida; instalações hidráulicas e linhas de ar comprimido, de vácuo, de gases e outras; Automação e controle de instalações de equipamentos industriais. 4. Segurança no trabalho: Fundamentos; Atividades e operações perigosas com produtos explosivos e inflamáveis; Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC). Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR). 5. Norma ISO9001. 6. Norma ISO17025.
  • Concurso INPE – Especialidade Caldeiras, vasos de pressão, linhas pressurizadas, bombas de vácuo, ensaios padronizados de qualificação em geral. Projeto, operação e manutenção de sistemas de vácuo e instrumentação associada
  1. Mecânica dos Fluidos. 2. Máquinas de Fluxo. Equipamentos para o transporte de fluidos: bombas, válvulas, compressores; Curvas características do sistema e de bombas; Cavitação; Trocadores de calor; Combustão e geração de vapor; Evaporação. 3. Caldeiras, vasos de pressão e linhas pressurizadas. 4. Refrigeração; Sistemas de resfriamento a base de amônia. 5. Segurança do trabalho em operações com sistemas pressurizados, inflamáveis, explosivos e tóxicos. Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC). Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR). 6. Manutenção de equipamentos de sistemas de testes de propulsão de foguetes. 7. Sistemas de Qualidade e Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. 8. Termodinâmica e Transferência de Calor. 9. Norma ISO9001. 10. Norma ISO17025.
  • Especialidade Engenharia de Sistemas de Satélites – Missões Espaciais
  1. Leis de Newton; Leis de Kepler; momentos de inércia; momento angular; energia cinética de translação e de rotação; energia potencial; cinemática e dinâmica de um corpo rígido. 2. Cálculo matricial; auto-vetores e auto-valores; rotação de sistemas de referência; propriedades de matriz de rotação; propriedades de quatérnions; sistema de equações diferenciais ordinárias; matriz de transição de estados. 3. Modelos no domínio do tempo e frequência (transformada de Laplace e modelo no espaço de estados); Respostas ao degrau e à rampa de sistemas de 1a e 2a ordem; Projeto de controladores P, PD e PID; Projeto de controladores no espaço de estados; Noções de estabilidade de sistemas lineares; Observadores de estados e Filtro de Kalman. 4. Noções de probabilidade; esperança condicionada; variância; regra de Bayes. 5. Noções de sensores e atuadores utilizados em satélites artificiais. 6. Noções de programação e simulação.
  • Especialidade Engenharia de Sistemas de Satélites – Arquitetura Elétrica
  1. PWM, Histerese e circuitos analógicos em geral. 2. Diagramas de Bode; margem de fase; margem de ganho; resposta no domínio do tempo e função de transferência. 3. Dispositivos semicondutores e circuitos eletrônicos: Transistores, Mosfets de potência e transistores bipolares. 4. Amplificadores operacionais. 5. Reguladores lineares e reguladores chaveados. 6. Circuitos magnéticos; indutores, indutância e transformadores. 7. circuitos combinacionais e sequenciais. 8. arquitetura de computadores. 9. Codificação digital de sinais. 10. Processamento digital de sinais. 11. Noções de programação e simulação.
  • Concurso INPE – Especialidade Desenvolvimento de Software para Operação de Satélites
  1. Engenharia de Software: ciclo de vida de desenvolvimento de software; análise de requisitos; projeto preliminar, projeto detalhado, processo de verificação e validação de
    sistemas de software (teste unitário, teste de regressão e integração de módulos e sistema), ferramenta de modelagem e projeto de sistema utilizando a metodologia orientada a objetos.
  2. Controle de configuração de software e documentação: ferramenta de controle de versões (GIT); noções gerais dos processos de gerenciamento de mudanças de códigos fontes e documentação (inclusão de novos fontes, atualizações, controle de correção, gerações de novos patch e releases). 3. Gerenciamento de projeto: noções gerais do ciclo de gerenciamento de um projeto utilizando a metodologia ágil. 4. Projeto de software: projeto orientado a objetos com o uso de padrões (padrões: composite, factory, heritage, singleton, observer, bulider, strategy), projeto de interface homem-máquina e noções gerais de projeto orientado a serviços (SOA). 5. Banco de dados: Projeto e implementação de banco de dados relacional, linguagem de definição e de manipulação de dados (SQL); gerenciamento de banco de dados relacional; processo de backup e noções gerais de permissões de roles em bases de dados. 6. Sistemas Operacionais: noções gerais de estrutura do sistema operacional Windows; sistemas de arquivos; entrada e saída; conceitos básicos sobre semáforos, região crítica, threads e processo. 7. Rede de comunicação de dados: implementação de interfaces de comunicação de dados usando o TCP-IP; noções gerais dos protocolos FTP, SFTP e SSH. 8. Programação orientada a objeto, codificação de dados binários, noções gerais de instrumentalização de programa para geração automática de testes. 9. Linguagem de programação: linguagem C++ – programação de padrões de projetos, tratamento de exceções e uso da biblioteca STL; noções gerais da linguagem C e Python. 10. Arquitetura de Computadores: sistema de numeração binário e hexadecimal; bigendian vs little-endian; execução de programas (montagem, compilação e link-edição); técnicas de depuração de software (DEBUG). 11. Estrutura de dados e algoritmos: noções de tipos básicos de dados; listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas (STL). 12. Ferramentas de software: GIT, Visual Studio, QtCreator, Qt, Microsoft SQLServer, Enterprise Architect.
  • Concurso INPE – Especialidade Desenvolvimento de Software Embarcado
  1. Arquitetura de Computadores: Sistema de numeração binário e hexadecimal; Métricas de desempenho de computação (MIPS e FLOPS); Arquiteturas RISC e CISC; Organização do processador; Organização de memória; Big endian vs little-endian; Memória volátil e não volátil; Modos de endereçamento; Barramentos de sistema; Conceitos de concorrência e paralelismo; Execução de programas (montagem, compilação e link-edição); Conceitos de compilação e depuração cruzada; Conceitos básicos de Assembly e linguagem de máquina. 2. Sistemas Operacionais: Noções gerais de estrutura do SO; Gerência do processador; Gerência de memória; Sistemas de arquivos; Entrada e saída; Conceitos básicos sobre semáforos, região crítica, threads, processo, comunicação entre processos, memória virtual, interrupção. 3. Estrutura de dados e algoritmos: Noções de tipos básicos de dados; Listas lineares e suas generalizações: Listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. 4. Linguagem de programação C: Tipos de dados; Qualificadores de tipos; Casting; Estrutura de seleção; Estrutura condicional; Laço de repetição; Máscaras de bits; Operadores lógico, unário, binário, ternário e de deslocamento (shift); Estruturas; Programação Estruturada; Diretivas de préprocessamento; Compilação condicional; Vetores; Ponteiros e endereços; Alocação dinâmica e estática de memória; Passagem de parâmetros por valor e por referência. 5. Linguagem de programação C++: Conceitos gerais de classes, objetos, construtor, modificadores de acesso, herança, polimorfismo, e tratamento de exceções. 6. Engenharia de Software: Principais diagramas UML; Modelos de processos de desenvolvimento de software; Uso de modelos, metodologias, técnicas e ferramentas de análise e projeto de sistemas (paradigma estruturado e paradigma orientado a objetos). 7. Interface de Comunicação: comunicação serial síncrona, assíncrona, barramentos de comunicação. 8. Conceitos gerais de técnicas de tolerância a falhas: redundâncias; watchdog; códigos detectores de erros (paridade, checksum e CRC).
  • Concurso INPE – Especialidade Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos Digitais
  1. Eletrônica digital: álgebra booleana; aritmética binária; estrutura das portas lógicas; sistemas de numeração e códigos binários; codificadores, decodificadores e multiplexadores; flip-flops, registradores, memórias, contadores e osciladores; análise e projeto de circuitos eletrônicos de lógica combinacional e sequencial. 2. Sistemas digitais: conceito e estrutura de sistemas digitais; blocos operacional e controlador; interfaces digitais; comunicação entre sistemas digitais; projeto lógico e elétrico de sistemas digitais. 3. Microprocessadores: arquitetura de microprocessadores; modos de endereçamento; conjunto de instruções; memórias; adaptadores de interface de entrada e saída; projeto lógico e elétrico de sistemas baseados em microprocessadores; sistemas supervisores. 4. Organização e arquitetura de computadores: representação de dados; organização básica de computadores; dispositivos de entrada e saída; interrupção; sistemas de desenvolvimento (programação, montadores, ligadores). 5 Dispositivos lógico programáveis: CPLD (Complex Programmable Logic Device); FPGA (Field Programmable Gate Array); SOC (System On Chip); linguagens de descrição de hardware (VHDL, Verilog, SystemVerilog e SystemC); simulação; análise, elaboração e síntese de circuitos digitais a partir de descrições de hardware. 6. Dispositivos e circuitos eletrônicos: semicondutores; transistores bipolares; transistores de efeito de campo; diodos; circuitos integrados; osciladores; multivibradores; amplificadores operacionais; amplificadores de baixa frequência com transistores bipolares e FETs; fontes de alimentação; retificadores; filtros; conversores A/D e D/A; reguladores; circuitos de potência; transformadores; projeto de circuitos analógicos. 7. Sistemas de controle: controle realimentado; funções de transferência; controle proporcional, integral, derivativo; lugar geométrico das raízes; diagrama de Bode; estabilidade. 8. Confiabilidade de circuitos eletrônicos: conceitos e definições; modelamento e cálculo; previsão e testes; ciclo de vida.
  • Especialidade Desenvolvimento e Integração de Partes para Pequenos Satélites
  1. Conhecimentos de linguagem C, Python e MATLAB. 2. Conhecimentos de sistemas e algoritmos de controle. 3. Arquitetura de sistemas computacionais. 4. Desenvolvimento de software e sistemas embarcados. 5. Noções de requisitos, especificações de sistemas eletrônicos. 6. Integração e testes de sistemas de software e hardware. 7. Noções de validação, verificação e testes de sistemas. 8. Conhecimentos de língua inglesa e inglês técnico. 9. Microcontroladores e FPGAs. 10. Noções de plataformas de pequenos satélites. 11. Comunicação de dados digitais, modelo OSI/ISO e protocolos espaciais
  • Concurso INPE – Especialidade Desenvolvimento de Sistemas Ópticos para Sensores e Instrumentos Espaciais

Óptica geral e radiação: A natureza da luz; Espectro eletromagnético; Propagação de ondas eletromagnéticas no vácuo e em meios materiais; Coerência; Corpo Negro; Princípio de Huygens; Reflexão; Lei da refração de Snell; A natureza ondulatória: difração e interferência; Polarização da luz; Efeito fotoelétrico; Aberração cromática; Acromatismo; Óptica geométrica; Óptica física; Projeto de sistemas ópticos; Avaliação da qualidade da imagem; Materiais ópticos e filmes finos; Radiometria e fotometria. 2. Dispositivos ópticos e eletro-ópticos e instrumentos ópticos: Lentes; Prismas; Pupilas; Espelhos; Fibra óptica; Lasers; LEDs; Sensores eletro-ópticos (Fotodiodo, Fototransistor, CCD, CMOS); Microscópios; Telescópios; Câmeras fotográficas; Espectroscópios; Refratômetros (Abbe); Interferômetros (Fabry-Perot, Michelson); Espectrômetros; Monocromadores; Radiômetros; Fontes de radiação. 3. Física: Ondas e Fluidos; Termodinâmica, entropia e Teoria Cinética; Eletricidade básica: eletrostática, eletrodinâmica, circuitos elétricos e eletromagnetismo; Física dos Semicondutores: bandgap, principais materiais semicondutores. 4. Programação de computadores: Lógica de programação; Algoritmos.

  • Concurso INPE – Especialidade Dinâmica orbital e controle de atitude e órbita (AOCS)

1.Leis de Newton; Leis de Kepler; problema de dois corpos; posição, velocidade e elementos orbitais; noções de manobras orbitais; perturbações do ambiente espacial; noções de determinação de atitude e órbita, momentos de inércia; momento angular; energia cinética de translação e de rotação; energia potencial; cinemática e dinâmica de um corpo rígido. Cálculo matricial; auto-vetores e auto-valores; propriedades de matriz de rotação; propriedades de quatérnions; sistemas de equações diferenciais ordinárias; matriz de transição de estados. 3. Modelos no domínio do tempo e da frequência (transformada de Laplace e modelo no espaço de estados); respostas ao degrau e à rampa de sistemas de 1ª e 2ª ordem; projeto de controladores P, PD e PID; Projeto de controladores no espaço de estados; noções de estabilidade de sistemas lineares; Observadores de estados. 4. Noções de probabilidade; esperança condicionada; variância; regra de Bayes. 5. Noções de sensores e atuadores utilizados em satélites artificiais. 6. noções de simulação em tempo real e algoritmos computacionais.

  • Especialidade Engenharia de Sistemas de Satélites – Radares de Abertura Sintética
  1. Tipos de Radares; Equação do radar; Seção Transversal de Radar; Ruído Térmico; Alvo Pontual; Alvo Distribuído. 2. Tipos de forma de onda; Função Ambiguidade; Filtro Casado; Compressão de pulso. 3. Radar de Abertura Sintética; Princípio Básico; Tipos de SAR e resolução; Qualidade de Imagem; Limites Fundamentais; Calibração Radiométrica; Calibração Geométrica; Fontes de erro; Speckle; Noções Básicas de Polarização.

Concurso INPE Tecnologista Pleno I

  • Concurso INPE – Especialidade Desenvolvimento de software e sistemas para área de geoinformática
  1. Geoinformática: Representação de dados geoespaciais, sistemas de referência espacial; Tipos e operadores espaciais, consultas espaciais, métodos de indexação multidimensionais, algoritmos geométricos; Serviços web geográficos. Padrões OGC. Metadados geoespaciais. Spatio Temporal Asset Catalog (STAC); Fundamentos de sensoriamento remoto orbital. Sistemas orbitais, Landsat, Sentinel-2, CBERS, Amazônia-1; Formatos de imagem. Processamento digital de imagens de sensoriamento remoto: georreferenciamento, realce, segmentação, classificação; Cubos de dados de observação da Terra; Big data e ciência de dados geoespaciais; 2. Computação: Algoritmos e estruturas de dados; Conceitos de orientação a objetos; Sistemas operacionais; Programação de Shell scripts; Sistema operacional Linux e seus utilitários; Ambientes de máquinas virtuais, containers e orquestradores de containers; Redes de computadores; Protocolos de transferência de dados; TCP/IP, HTTP, SSH, dentre outras tecnologias correlatas; Conceitos de bancos de dados; Arquitetura de banco de dados relacional; Modelagem de banco de dados: físico, lógico e conceitual; Álgebra relacional SQL/ANSI e linguagens procedurais embarcadas; Controle de acesso, usuário, cálculo volumétrico, replicação, cluster, particionamento e esquemas; Ferramentas de gestão de configuração, versionamento de software; Tecnologia: Docker, Kubernetes; Git e GitLab, GitLab CI; Sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL e sua extensão PostGIS; Apache HTTP Server, NGINX; Geoserver, Geonetwork, QGIS, MapServer; Ambiente de computação interativa Jupyter; Desenvolvimento de software; Noções de engenharia de software; Linguagens de programação C++ e Python; Web services; Frameworks Python e JavaScript para desenvolvimento de aplicações web; Servidores web e de aplicação.
  • Concurso INPE – Especialidade Especificação, projeto e arquitetura de sistemas de software para o processamento e distribuição de imagens de sensoriamento remoto.
  1. Geoinformática: Representação de dados geoespaciais, sistemas de referência espacial; Serviços web geográficos. Padrões OGC. Metadados geoespaciais. Spatio Temporal Asset Catalog (STAC); Fundamentos de sensoriamento remoto orbital. Sistemas orbitais, Landsat, Sentinel-2, CBERS, Amazônia-1; Formatos de imagem; Processamento digital de imagens de sensoriamento remoto; georreferenciamento, realce, segmentação, classificação. 2. Computação: Algoritmos e estruturas de dados; Sistemas operacionais; Programação de Shell scripts; Sistema operacional Linux e seus utilitários; Ambientes de máquinas virtuais, containers e orquestradores de containers; Redes de computadores; Protocolos de transferência de dados; TCP/IP, HTTP, SSH, dentre outras tecnologias correlatas; Conceitos de bancos de dados; Arquitetura de banco de dados relacional; Modelagem de banco de dados: físico, lógico e conceitual; Álgebra relacional SQL/ANSI; 3. Tecnologias: Docker e Proxmox; Git e GitLab; Gerenciador de banco de dados MySQL e PostgreSQL; Apache HTTP Server, NGINX; Geoserver, Geonetwork, QGIS, MapServer; Ambiente de computação interativa Jupyter. 4. Desenvolvimento de software: Noções de engenharia de software; Linguagens de programação Python; Servidores web e de aplicação
  • Concurso INPE – Especialidade Desenvolvimento de software e sistemas de informações geográficas, banco de dados geográficos, gestão e disponibilização de dados geográficos via web, plataformas de visualização de dados geográficos
  1. Linguagens de programação como Java/JavaScript, TypeScript, C++, Python, PHP, Shell Script, SQL, XML, JSON, CSS e HTML; 2. Sistemas gerenciadores de banco de dados com extensão espacial (ex. PostgreSQL/PostGIS) e bancos de dados NoSQL (ex: MongoDB e REDIS); 3. Bibliotecas do tipo GDAL/OGR, Terralib, Leaflet ou correlatas. 4. Ambientes GeoServer e GeoNetwork; 5. Noções de máquinas virtuais e garbage collector; 6. Padrões de desenvolvimento de serviços Web como REST e padrões para GeoServiços OGC; 7. Fundamentos sobre projeto de software; estrutura e arquitetura de software; notações de projeto de software; estratégias e métodos para projeto de software; 8. Engenharia de software: Noções sobre processo de engenharia de software; Fundamentos sobre requisitos de software; elicitação de requisitos; análise de requisitos; especificação de requisitos; validação de requisitos; 9. Arquitetura de sistemas distribuídos em cluster de servidores usando Docker e Docker Swarm ou correlatos; 10. Geoprocessamento, processamento de imagens e sistemas de informação geográfica;
  • Especialidade Desenvolvimento de produtos de sensoriamento remoto para o monitoramento de queimadas
  1. Sensoriamento remoto orbital: conceitos básicos e leis fundamentais da radiação eletromagnética; elementos de sensoriamento remoto, processamento de imagens e sistemas de recepção, resolução espacial, temporal e radiométrica, tratamento básico de imagens e tipos de órbitas; Índices de vegetação e de áreas queimadas; 2. Geoprocessamento: processamento de imagens e sistemas de informação geográfica, banco de dados geográficos; 3. Estatística: Conceitos fundamentais de Estatística como população, amostra, variáveis, dados quantitativos e qualitativos, medidas de tendência central (média, mediana, moda) e medidas de dispersão (desvio padrão, variância), Análise de séries temporais, habilidades avançadas em ferramentas e linguagens de programação usadas para análise de dados, como SQL, Python, R, Excel avançado e outras ferramentas de manipulação de dados. 4. Computação: Sistema Operacional Linux, comandos básicos do terminal, Processos e gerenciamento de tarefas, acesso remoto a servidores Linux via SSH e a transferência de arquivos; Programação em linguagens shell scripts, conhecimento de um sistema de controle de versão.
  • Concurso INPE – Especialidade Análise e desenvolvimento de produtos de sensoriamento remoto para o monitoramento das mudanças da cobertura e uso da terra
  1. Extração de informações espectrais e espaciais; 2. Análise e classificação de imagens (métodos supervisionados e não supervisionados); 3. Análise de séries temporais de imagens, incluindo conceito de cubos de dados; 4. Conceitos de cobertura da terra e uso da terra; 5. Técnicas de detecção de mudanças (comparação de imagens, índices de mudança, análise de tendências, etc.); 6. Metodologias para o mapeamento de desmatamento, regeneração florestal, degradação florestal, pastagens, reflorestamento, expansão urbana, agricultura, entre outros; 7. Conceitos de Interpretação e validação de resultados de mapeamentos; 8. Implicações/impactos ambientais das mudanças de cobertura e uso da terra; 9. Conceitos fundamentais em análise de paisagem, incluindo Métricas de paisagem: fragmentação, conectividade, forma, tamanho, diversidade, entre outras; 10. Dinâmicas de uso, com enfoque no processo de desmatamento e principais ameaças em todos os biomas brasileiros;
  • Especialidade Desenvolvimento de produtos de satélites e radares meteorológicos e aplicações, bem como processamento de imagens
  1. Espectro eletromagnético: Radiação visível, infravermelho e micro-ondas; 2. Principais leis da radiação; 3. Características dos sensores orbitais para perfilhamento da atmosfera; Propriedades radiativas da atmosfera: espectros ultravioleta, visível, infravermelho e micro-ondas; 5. Sensoriamento remoto da atmosfera: elementos de sensoriamento remoto, processamento de imagens e sistemas de recepção, resolução espacial, temporal e radiométrica, tratamento básico de imagens e tipos de órbitas; 6. Radar meteorológico: funcionamento básico, radar polarimétrico e doppler; 7. Visualização e processamento de dados de radar: PPI, RHI e CAPPI e estimativa de precipitação; 8. Análise, Processamento e Interpretação de Imagens de Satélites e Radares Meteorológicos; 9. Produtos meteorológicos derivados de dados de satélites: vento na troposfera, precipitação, classificação de nuvens, altura do topo de nuvens, temperatura da superfície continental, temperatura da superfície do mar, focos de queimadas, radiação solar e terrestre, estimativa de concentração de aerossóis.
  • Concurso INPE – Especialidade Desenvolvimento de software para processamento de imagens e dados adquiridos por satélites e sensores meteorológicos
  1. Sistemas operacionais: ambiente LINUX e utilitários; instalação e gerenciamento de pacotes; gerenciamento de permissões de usuários, diretórios e arquivos; ambientes de máquinas virtuais; protocolos de transferência de dados; Shell scripts. 2. Algoritmos computacionais, estruturas de dados e programação: tipos de dados; variáveis e constantes; operadores; funções; estruturas condicionais e de repetição; apontadores; recursividade; estruturas de dados; programação orientada a objetos; desenvolvimento de software; estrutura e arquitetura de software; notações de projeto de software; linguagens de programação (C/C++, Python, JavaScript e Shell script). 3. Processamento de imagens de sensoriamento remoto: fundamentos de sensoriamento remoto orbital; características de satélites meteorológicos, ambientais e geoestacionários; características de imagens de sensoriamento remoto; noções de sistemas de referência espacial; operações com imagens digitais; filtragem; classificação; segmentação; histograma e estatísticas de imagens; operações em histograma; técnicas de interpolação de dados. 4. Tecnologias, bancos de dados e disseminação de informação: formatos de arquivos matriciais georreferenciados (netCDF, HDF, GeoTIFF, dentre outros); bibliotecas associadas ao domínio das ciências atmosféricas e geoinformática: GDAL/OGR, numpy, xarray, netCDF4, matplotlib, cartopy, geopandas, scikit-image ou correlatas; Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD); extensões espaciais para SGBD; PostgreSQL/PostGIS; representação de dados geoespaciais; métodos de indexação multidimensionais; linguagem de consulta estruturada (SQL); noções de Web services; noções de API; métodos de autenticação; formatos de arquivos para compartilhamento de informações; JSON; ferramentas de gestão de configuração e versionamento de software; Git
  • Concurso INPE – Especialidade Processamento de dados meteorológicos e georreferenciados; Desenvolvimento de software na área de meteorologia
  1. Linguagens de programação Fortran/C/C++/Python, noções de compiladores e processamento paralelo (OMP e MPI); 2. Noções de SQL e banco de dados geoespaciais. 3. Lógica de programação e algoritmos; 4. Métodos numéricos; 5. Sistema operacional Linux/Unix, Shell scripts Bash/sh/ksh; 6. Engenharia de software, controle de versões de software, métodos ágeis; 7. Estatística e probabilidade, produção de mapas e gráficos; bibliotecas associadas ao domínio das ciências atmosféricas e geoinformática: pygrib, xarray, netCDF4, numpy, scipy, seaborn, matplotlib, cartopy, pandas, scikit-learn, dentre outras. 8. Processamento de dados georreferenciados, formatos de dados usados em modelos meteorológicos, satélites, radares e observações.
  • Concurso INPE – Especialidade Previsão imediata (nowcasting); Desenvolvimento de produtos meteorológicos ou ambientais, métodos e ferramentas para a implantação de sistemas para previsão imediata
  1. Técnicas de inferência de produtos meteorológicos através de dados de satélite: estimativa de precipitação; índices de instabilidade; caracterização de nuvens e sistemas sinóticos; rastreamento de sistemas convectivos; 2. Radar meteorológico: radares polarimétricos e doppler. 3. Microfísica de nuvens: princípios de formação de nuvens, e distribuição de tamanhos de hidrometeoros. 4. Descargas elétricas e formação de tempestades. 5. Técnicas de rastreio e previsão imediata de sistemas convectivos: extrapolação, advecção, uso de dados de descargas elétricas em nowcasting; 6. Sistemas de tempo que atuam no Brasil: frentes, vórtices ciclônicos de altos níveis, zona de convergência do Atlântico Sul, zona de convergência inter-tropical; sistemas convectivos de mesoescala, linhas de instabilidade e tornados; 7. Análise e uso de modelos numéricos de alta resolução e previsões por conjunto, previsão por ingredientes; 8. Noções de programação, desenvolvimento de mapas e produtos baseados em dados meteorológicos; linguagem de programação Python e software GrADS.
  • Concurso INPE – Especialidade Processamento de dados meteorológicos, modelos numéricos e desenvolvimento de produtos na escala subsazonal e sazonal
  1. Características climáticas regionais e globais, ENOS, OMJ, Variação de baixa frequência, teleconexões trópicos extratrópicos, interação oceano-atmosfera, conceitos ligados à previsibilidade climática, variabilidade intrasazonal e interanual; 2. Tópicos em previsões de Clima e subsazonal, previsões por conjuntos, habilidade preditiva de modelos numéricos em escala subsazonal, noções de parametrizações físicas em modelos numéricos; 3. Estatística, análise de séries temporais e espaço-temporais; 4. Análise, Diagnóstico e Prognóstico da Atmosfera; 5. Noções de programação e lógica, produção de mapas e produtos meteorológicos; linguagem de programação Python e software GrADS; 6. Sistemas operacionais Linux/Unix, Shell scripts Bash/Sh/ksh.
  • Especialidade Desenvolvimento e análise de produtos de previsão numérica de tempo e dados ambientais
  1. Programação Shell scripts. Utilitários Unix. Fortran 90/95/2003 em ambientes proprietários e abertos (open source). Tipos de Linguagens de Programação. Conceitos de algoritmo. Conceito de linguagem. Constantes e Variáveis. Tipos de Dados. Operadores. Expressões Aritméticas e lógicas. Atribuição, condicionamento e repetição. Funções e procedimentos. Vetor e matriz. Linguagens interpretadas, open source. Controle de versões de software. 2. Tecnologias de disseminação de dados geográficos na WEB. Desenvolvimento de sistemas de workflow e de sistemas colaborativos de informações gerenciais em ambientes abertos. Conceitos básicos de técnicas para mapeamento de processos. Definição e classificação de processos. Automação de processos. 3. Análise de Dados Espaciais: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Sistema de Informação Geográfica e aplicações em estudos ambientais. Técnicas de aquisição e processamento de dados ambientais e meteorológicos em sistemas de informação geográfica. 4. Meteorologia e climatologia. Circulação geral da atmosfera e oceanos. Sistemas meteorológicos que atuam na América do Sul. Estatística Descritiva. 5. Estatística Experimental. Métodos de verificação de modelos numéricos: conceitos básicos; benefícios da verificação de modelos; eventos binários; eventos categóricos; variáveis contínuas; verificação de campos espaciais; probabilidade e previsão por conjuntos. Tipos de previsões e dados de verificação. Interpretação de imagens de satélites e produtos de previsão numérica de tempo e clima. 6. Climate Data Operators (CDO): informações e operações de arquivo; seleção e comparação; modificação de metadados; operações aritméticas; análise estatística; regressão e interpolação; transformações vetoriais e espectrais; formatação de entrada/saída; índices climáticos. netCDF Operators (NCO): derivação de novos dados; cálculo de médias; manipulação de metadados; remapeamento; concatenação de dados; estatística de grandes conjuntos de dados; geração de arquivos nos formatos de texto, binário ou netCDF. NCAR Command Language (NCL): importação/exportação de dados; leitura e escrita de dados; manipulação de dados; visualização de dados. Python: vetores, matrizes e arrays; visualização de dados; processamento de dados; aplicações científicas; criação de mapas; processamento de dados climáticos.
  • Concurso INPE – Especialidade Desenvolvimento ou aprimoramento de sistema de assimilação de dados nas componentes do sistema terrestre e de aplicações para monitoramento do processo de assimilação
  1. Fundamentos em Assimilação de Dados: Introdução à assimilação de dados e sua importância em modelos de previsão; Conceitos básicos em estimação e propagação de incertezas; Tipos de dados utilizados na assimilação e suas características. 2. Técnicas de Estimação Clássicas: Estimação de Mínimos Quadrados e suas aplicações em assimilação; Estimação por Máxima Verossimilhança e sua implementação prática; Estimação Bayesiana e o uso de probabilidades a priori e a posteriori; Implementação de algoritmos de estimação clássicos em problemas reais. 3. Filtros de Kalman e suas Variantes: Análise de Kalman Linear (KALMAN FILTER) e sua aplicação em problemas lineares; Estendendo a Análise de Kalman para casos não lineares (EKF – Extended Kalman Filter); Ensemble Kalman Filter (EnKF) e sua utilização em sistemas com grandes conjuntos de dados; Implementação de Filtros de Kalman e variantes em modelos de previsão. 4. Filtros de Partículas (Particle Filters): Conceitos fundamentais de filtros de partículas e seu funcionamento; Algoritmo de Resampling (Amostragem por Importância) e suas variações; Métodos avançados em Filtros de Partículas: Regularização e Eficiência; Implementação de Filtros de Partículas em problemas de assimilação complexos. Assimilação de Dados Variacional: Formulação Variacional em assimilação de dados; Algoritmos de otimização utilizados na assimilação variacional; Uso de técnicas de regularização e penalização para evitar problemas numéricos; Implementação de assimilação de dados variacional em modelos de previsão 6. Inteligência Artificial em Assimilação de Dados: Conceitos básicos de Inteligência Artificial aplicada à assimilação; Redes Neurais Artificiais em problemas de estimação e previsão; Utilização de algoritmos de Aprendizado de Máquina para tratamento de dados; Integração de técnicas de Inteligência Artificial em algoritmos de assimilação. 7. Desafios e Tendências em Desenvolvimento de Algoritmos para Assimilação de Dados: Lidando com grandes volumes de dados em tempo real; Desenvolvimento de algoritmos eficientes e paralelizados; Integração de técnicas de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial; Explorando novas abordagens em assimilação de dados e suas aplicações. 8. Exemplos e Estudos de Caso em Desenvolvimento de Algoritmos para Assimilação: Aplicações em meteorologia, oceanografia e hidrologia; Uso de bases de dados reais em problemas de assimilação; Estudos de caso com a implementação de algoritmos em ambientes de modelagem; Avaliação de desempenho e eficiência dos algoritmos desenvolvidos.
  • Concurso INPE – Especialidade Processamento de Alto Desempenho – PAD (HPC)
  1. Linguagem Fortran moderno (ISO/IEC 1539-1:2004 [Fortran 2003], ISO/IEC 1539-1:2010 [Fortran 2008], ISO/IEC 1539:2018 [Fortran 2018]); Noções de linguagem C, linguagem CUDA e linguagem Python; Noções dos Padrões OpenMP 4.0, OpenMP 4.5, OpenMP 5.0; Noções dos Padrões OpenACC 3.0, OpenACC 3.1, OpenACC 3.2; Noções dos compiladores Fortran e C: Intel, GNU (GFortran/GCC), NVIDIA; 2. Noções de escalonadores de processos, slurm e PBS; Conhecimento em Modelos de programação e processamento paralelo; Métricas e análises de desempenho para sistemas paralelos; Conceitos: processos, threads, comunicação entre processos e sincronização entre processos; Programação em computadores com memória compartilhada: linguagens, ferramentas de programação e algoritmos; 3. Conhecimentos básicos em IDEs modernos (Visual Studio Code, Sublime Text e Atom); Conhecimento em Linux e Unix; Conhecimentos básicos em bash (Bourne Again Shell), csh (C Shell) e ksh (KornShell); 4. Conhecimento em Cálculo numérico: Aritmética de ponto flutuante; Zeros de funções reais; Sistemas de equações lineares: métodos diretos e iterativos; Interpolação polinomial; Integração numérica; Quadrados mínimos lineares; 5. Sistemas Operacionais; Escalonadores e gerência de memória; 6. Algoritmos e projetos de algoritmos: Representação de dados, tipos primitivos e compostos: inteiro,real, booleano, caractere e cadeia de caracteres; Entrada e Saída; Estruturas de seleção: simples (se) e múltipla (caso); Estruturas de repetição: com pré condição (enquanto-faça), com pós-condição (repita-até) e de laços contados (para-faça); Matrizes n-dimensionais; Introdução a ponteiros; Estrutura de dados; 7. Avaliação de desempenho: conceitos, diferenças entre modelos analíticos e simulação, speedup, escalabilidade e eficiência de performance; Workload e principais benchmarks; 8. Conceitos de dependências de dados e de controle; Arquitetura de Memória: memória cache, memória principal, armazenamento secundário, memória virtual, TLB; Arquiteturas avançadas: pipeline, super pipeline, superescalar, VLIW, EPIC, vetorial; Taxonomia de arquiteturas paralelas: SISD,SIMD, MISD e MIMD; Noções básicas de sistemas paralelos e distribuídos; Arquiteturas paralelas e distribuídas: conceitos e tecnologias; Memória compartilhada e distribuída: conceitos e técnicas de coerência, técnicas de otimização, técnicas de análise de performance, Máquinas e tecnologias atuais, CPUs, GPUs, FPGA, Co-Processadores, Aceleradores, pipelines, vetores; 9. Arquiteturas de computadores e redes. 10. Ferramentas de otimização e performance, compiladores. Sistema de controle de versão GIT, noções de métodos ágeis; 11. Lei de Moore; Lei de Amdahl; Noções de Cluster Beowulf, Supercomputadores e suas diferenças; Noções de conexão ethernet, infiniband e redes dedicadas; Noções de balanceamento de carga de processamento; Noções de Alta disponibilidade (HA); Noções de armazenamento de alta performance; Noções de serviço em nuvens para processamento de alto desempenho.
  • Especialidade Projeto e Análise Estrutural
  1. Mecânica dos sólidos e resistência dos materiais; 2. Análise estática e análise de flambagem de estruturas aeroespaciais; 3. Vibração e análise dinâmica de estruturas aeroespaciais, incluindo análise modal e análise de resposta em frequência; 4. Método de elementos finitos aplicado ao cálculo de estruturas; Materiais para uso aeroespacial e materiais compósitos; 6. Interpretação de resultados oriundos de análises e de ensaios estruturais; Leitura e interpretação de desenhos mecânicos.
  • Concurso INPE – Especialidade Garantia do Produto e da Qualidade
  1. Qualidade: conceitos gerais, sistemas de gestão da qualidade, requisitos fundamentais, princípios da gestão da qualidade, ferramentas e métodos de qualidade, gestão da qualidade total, ciclo PDCA, melhoria contínua, registros e documentação da qualidade, rastreabilidade e métodos de validação; 2. Auditorias de qualidade: conceitos gerais, diretrizes para sistemas de gestão, planejamento e execução de auditorias, relatórios de auditoria, ações corretivas e preventivas; 3. Garantia do Produto e Garantia da Qualidade em projetos espaciais: estabelecimento de requisitos, planos e diretrizes, monitoramento e controle, avaliação de riscos e mitigação; 4. Não conformidades: conceitos gerais, gestão, métodos de análise de causa raiz, tratamento de renúncias, ações corretivas e preventivas, relação com desvios e mudanças de engenharia; 5. Inspeções: inspeção mandatória, pontos chave de inspeção, critérios e padrões de inspeção; 6. Manufatura e controle de qualidade: prontidão para manufatura, controle de qualidade em processos produtivos, rastreabilidade de componentes e materiais; 7. Itens e processos críticos: conceitos gerais, identificação, avaliação e gestão de itens críticos, processos críticos e processos especiais, mitigação de riscos associados; 8. Conhecimentos gerais sobre: ciclo de vida de projetos espaciais, revisões de projeto, desenvolvimentos de equipamentos, subsistemas e sistemas espaciais, testes ambientais, características e funções de modelos, métodos de verificação, documentação de produtos e projetos, gestão de configuração; 9. Atuação da Garantia do Produto: atividades e supervisão em todas as fases do ciclo de vida de projetos espaciais, desde a concepção até o descarte; garantia de padrões de qualidade e segurança; 10. Conhecimentos gerais sobre as disciplinas de Garantia do Produto segundo o padrão “Q” da ECSS: gerenciamento da Garantia do Produto; Garantia da Qualidade; Segurança de Sistemas Espaciais; Dependabilidade; Partes Mecânicas, Materiais e Processos; Componentes elétricos, eletrônicos e eletromecânicos (EEE) e Garantia de Produto de Software.
  • Especialidade Desenvolvimento de Instrumentação Científica para Projetos Espaciais
  1. Circuitos combinacionais e sequenciais: aritmética binária, álgebra booleana, circuitos integrados digitais, máquinas de estado, dispositivos lógicos programáveis (FPGA), linguagens de descrição de hardware (Verilog, VHDL). 2. Sistemas embarcados: microcontroladores, kits, interfaces GPIO, I2C, SPI, conversão AD e DA, módulos de expansão, sensores e atuadores. 3. Equipamentos de laboratório: osciloscópio, analisador de espectro, analisador de rede vetorial (VNA). 4. Aquisição de dados e controle: Linguagens C, C++, Python. Interfaces serial, GPIB, USB, Ethernet. 5. Tecnologias de RF: amplificador, misturador, receptor super-heterodino, conversão de frequência, rádio definido por software (SDR).
  • Concurso INPE – Especialidade Desenvolvimento de Sistemas de Suprimento de Energia para Satélites
  1. Sistemas de controle: noções; controle realimentado; funções de transferência; controle proporcional, integral, derivativo; estabilidade. 2. Circuitos combinacionais e sequenciais: aritmética binária; álgebra booleana; circuitos integrados digitais; famílias lógicas; diagramas de estado; memórias (apenas leitura, escrita e leitura); utilização de dispositivos lógicos programáveis. 3. Microprocessadores e microcontroladores: arquitetura interna; conjuntos de instruções; modos de endereçamento; projeto de sistemas baseado em microprocessadores; barramentos; interfaces; memórias. 4. Interfaces: Serial RS232-C; IEEE-488 (GPIB); RS-485; RS-422; Ethernet; USB e outras interfaces digitais e analógicas para sensores e atuadores. 5. Dispositivos e circuitos eletrônicos: semicondutores; transistores bipolares; transistores de efeito de campo; diodos; circuitos integrados; osciladores; multivibradores; circuitos com chaveamento; amplificadores operacionais; amplificadores de baixa frequência com transistores bipolares e FETs; fontes de alimentação; retificadores; filtros; conversores A/D e D/A; reguladores; circuitos de potência; circuitos de interfaceamento digital; transformadores. 6. Circuitos de baixa frequência: amplificadores; resposta em frequência; realimentação e estabilidade; pré-amplificadores de alta e baixa impedância. 7. Programação básica: linguagens C, C++, Visual C e outras; LABVIEW, instrumentos virtuais, painel frontal, comunicação através de arquivos de entrada/saída, aquisição de dados, e controle de instrumentação; linguagem de programação assembly, noções gerais de microprocessadores; programação de software para interfaces dedicadas seriais, analógicas e digitais; noções básicas de engenharia de software, de ciclo de vida, de testes de software e documentação. 8. Confiabilidade de circuitos eletrônicos: conceitos e definições, previsão e testes, ciclo de vida. 9. Sistemas de potência: classificação de sistemas eletrônicos de potência; cargas eletrônicas de potência; transistores e diodos de potência; MOSFETs, IGBTs, GTOs, tiristores; retificadores; circuitos de acionamento: snubbers e dissipadores; conversão de energia; chaveamento e perda de potência; PWM; distorção e fator de potência; fontes chaveadas; topologia de conversores CC/CC: conversores lineares, diretos, push-pull, buck, boost, buck-boost, cúk, zeta, SEPIC; conversores ressonantes; inversores: monofásico, trifásico e multinível. 10. Geração e armazenamento de energia: tipos de baterias; carga e descarga de baterias; DOD; tipologias de carregadores de baterias; tempo de vida útil das baterias; malhas de controle no sistema de geração e armazenamento; incidência solar; células fotovoltaicas; eficiência das células solares; principais tipos de células fotovoltaicas; tecnologias de células fotoelétricas: c-Si, a-Si, CIGS, GaAs, CdTe e outras; painéis solares: construção e manutenção.

Resumo concurso INPE

  • Banca: FGV
  • Vagas: 93
  • Cargos: tecnologista e pesquisador
  • Escolaridade: superior
  • Salários: até R$ 16.134,86
  • Inscrições: de 31/10 a 4/12
  • Taxas: entre R$ 110,00 e R$ 160,00
  • Provas Pesquisador: 2/6/2024
  • Provas tecnologista: 26/5/2024 
  • Edital Tecnologista
  • Edital Pesquisador

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.