Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: saiba se vai cair redação no próximo edital

Concurso INSS: saiba se vai cair redação no próximo edital

Apesar de não se ter autorização para um novo concurso público para o INSS (concurso INSS), concurseiros espertos já estão começando a preparação desde agora. Com pedido enviado, as expectativas residem em 2022, com a espera de que um novo edital seja autorizado.

Já há diversas informações que podem guiar os estudos de interessados no concurso INSS, como quais matérias prováveis e se vai cair redação ou não. Por isso, confira abaixo:

Vai cair redação no concurso INSS?

A resposta é: sim. De acordo com o pedido enviado, o órgão entende ser necessário avaliar somente os Analistas por meio de provas objetivas e discursivas (redação).

Porém, a redação só será realizada para os Analistas, cargo de nível superior. O cargo de nível médio, Técnico, só passará por provas objetivas. Veja abaixo o trecho que fala sobre a redação para o cargo de Analista:

“O candidato deste cargo terá seu conhecimento avaliado por prova que testará sua capacidade de interpretação e redação da língua portuguesa, do raciocínio lógico e do uso da informática, noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público, como também, do direito constitucional e administrativo e de forma mais específica sobre o sistema de Seguridade Social”.

Perceba a diferença em relação à cobrança do cargo de Técnico:

“Além do certificado requerido, seu conhecimento e habilidade serão avaliados por prova que testará sua capacidade de interpretação da língua portuguesa, do raciocínio lógico e do uso da informática, noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público, como também, do direito constitucional e administrativo e de forma mais específica sobre o sistema de Seguridade Social”.

Agora, veja uma esquematização dos conteúdos previstos para cada cargo:

ANALISTA

  • língua portuguesa
  • raciocínio lógico
  • informática
  • noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público
  • direito constitucional
  • direito administrativo
  • sistema de Seguridade Social
  • conhecimentos específicos

No caso de Analista, o pedido também esclarece que, para cada formação específica, será “analisado o conhecimento de acordo com a especialidade”. Por isso, foi incluída a opção de conhecimentos específicos.

TÉCNICO

  • língua portuguesa
  • raciocínio lógico
  • informática
  • noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público
  • direito constitucional
  • direito administrativo
  • sistema de Seguridade Social

Panorama sobre o próximo edital

A equipe de jornalismo do Direção Concursos obteve acesso exclusivo ao pedido de concurso público realizado pelo INSS. Ao todo, órgão pediu 7.575 vagas para um novo concurso INSS, divididas entre Analistas e Técnicos.

A divisão exata das vagas por cargo se deu da seguinte forma:

  • Técnicos: 6.004 vagas
  • Analistas: 1.571 vagas

Segundo o pedido, há 23.667 cargos vagos no órgão atualmente e 39.162 aposentadorias acumuladas de acordo com levantamento do mês de abril. Confira o documento do pedido na ÍNTEGRA.

De acordo com resposta da autarquia dada há algum tempo, o órgão calculava que a programação de novos certames seria retomada em 2022, após o término do contrato dos servidores temporários.

cursos para este concursos

Resumo concurso INSS

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.