Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: “Necessários 23 mil novos servidores”, diz sindicato

Concurso INSS: “Necessários  23 mil novos servidores”, diz sindicato

Não é novidade que o INSS sofre com o déficit de pessoal e a situação tem se agravado durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o sindicato da categoria (Fenasps), são necessários 23 mil novos servidores para que a situação se resolva (concurso INSS).

Ainda de acordo com o Fenasps, cerca de um terço da força de trabalho na autarquia se aposentou nos últimos cinco anos, período em que houve apenas um concurso público, em 2015.

“Além do caos estrutural por falta de equipamentos e problemas nos sistemas de lógica operacionais, seria necessária a contratação de pelo menos 23 mil novos servidores para atender à demanda estimada em aproximadamente 1 milhão e 800 mil processos represados na fila virtual, e outros milhares em análise”, afirmou a nota do sindicato.

Dados do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário apontam que há uma fila virtual com mais de 1,5 milhão de pessoas esperando para serem atendidas pelo INSS (concurso INSS).

Concurso INSS: apenas 2,9 mil temporários contratados

Em março deste ano, o Governo Federal tornou pública medida provisória (MP) que permitia a contratação de servidores temporários no concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A MP em questão expirou e, dos 7,4 mil novos temporários previstos, apenas 2,9 mil foram contratados.

De acordo com as informações do site G1, o processo de contratação lançado em abril, que oferecia as 7,4 mil vagas, foi finalizado e a entidade não mais fará contratações:

  • “Não haverá mais contratações neste processo. O INSS trabalhou dentro dos prazos previstos em edital e que, portanto, o quantitativo mencionado foi o que cumpriu os requisitos e prazos estipulados”, afirmou o INSS à reportagem.

De acordo com o diretor do INSS, um novo edital será estudado apenas em 2022, mas o MPF observa de perto a necessidade de novo edital e já moveu algumas ações neste sentido.

INSS

Resumo do concurso

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.