Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: autarquia tem 534 servidores de outros órgãos

Concurso INSS: autarquia tem 534 servidores de outros órgãos

Em fevereiro de 2022, 534 empregados públicos foram cedidos para o Instituto Nacional de Seguridade Social a fim de minimizar o impacto causado pela falta de servidores efetivos do concurso INSS. A autarquia já fez um pedido em regime de urgência para preencher 7.830 vagas.

Nos últimos cinco anos diversos órgãos disponibilizaram a sua força de trabalho para tentar socorrer o Instituto, que passa por uma crise em virtude do deficit de pessoal.

Segundo o relatório que apresenta os motivos que justificam a publicação de um novo edital, vários servidores foram enviados desde 2017.

Entre as instituições estão Infraero, Serpro, Correios, Eletrosul, Dataprev e Valec; entidades que desenvolvem atividades muito distantes das desempenhadas pelo Instituto.

Confira abaixo:

concurso INSS: servidores cedidos

Esse argumento demonstra a necessidade irrefutável de um concurso INSS e, apesar do quantitativo de vagas parecer elevado, o número de cargos vagos é muito superior. Até o mês de fevereiro de 2022, os números eram de:

  • Técnicos: 21.668
  • Analistas: 2.437
cursos para este concursos

Greve dos servidores

Os servidores da autarquia estão em greve há mais de um mês em praticamente todos os estados da federação. Entre as reivindicações está a realização do concurso INSS.

O Projeto de Lei 01/2022 que trata sobre o orçamento da União foi aprovado pelo Congresso Nacional e a expectativa é que o Ministério da Economia libere os recursos para a publicação do edital.

Resumo

  • Última prova: 2016
  • Última banca: Cespe
  • Cargos: Técnico e Analista
  • Escolaridade: médio e superior
  • Vagas do último edital: 950 (800 técnicos e 150 analistas)
  • Remuneração inicial: R$ 5.400 (técnicos) a R$ 8.300 (analistas)
  • Último edital INSS
  • Última prova INSS e gabarito
Katharine Mota

Katharine Mota

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.