Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: ministro reforça previsão de convocar 500 excedentes em 2024!

Concurso INSS: ministro reforça previsão de convocar 500 excedentes em 2024!

Novas convocações de excedentes aprovados no último concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são aguardadas e o ministro da Previdência reforçou a intenção de realizar o chamamento ainda neste ano.

O ministro da Pevidência Social, Carlos Lupi, destacou mais uma vez a intenção de que 500 excedentes sejam convocados no segundo semestre de 2024. A informação foi dada durante entrevista ao Estadão, publicada no último 22 de março.

Ao ser questionado sobre gastos, o ministro foi chamado de “Salvador do Orçamento” devido ao potencial de economia com a revisão de gastos do INSS. Nesse contexto, Carlos Lupi lembrou seu acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de direcionar investimentos para a Previdência Social à medida em que economias forem feitas.

“Eu tenho um compromisso de o Ministério da Gestão, no segundo semestre, me mandar mais 500 funcionários concursados. Porque a minha combinação com o Haddad é o seguinte: o que eu economizar, ele me dá uma parte em investimentos para a Previdência Social”, destacou Carlos Lupi.

Vale lembrar que, recentemente, a autarquia solicitou a convocação de 500 excedentes do último concurso, realizado em 2022. As últimas informações apuradas pelo Direção Concursos dão conta de que este quantitativo já está acordado entre o INSS e o Ministério da Previdência, de forma que os trâmites para o chamamento dos excedentes estão sendo encaminhados.

Relembrando a linha do tempo, o chamamento dos 1.000 aprovados nas vagas imediatas do concurso INSS aconteceu em junho de 2023. Já em dezembro daquele ano, foram convocados 250 aprovados no cadastro reserva e a previsão, segundo o MGI, era que mais 1.800 excedentes fossem chamados.

Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.

Mais de 24 mil cargos vagos no INSS

Em resposta à equipe de jornalismo do Direção Concursos, o órgão informou que, atualmente, 24.150 cargos estão vagos. Desse total, 2.535 são do cargo de Analista do Seguro Social e 21.615 são de Técnico do Seguro Social.

Veja, a seguir, o quadro detalhado de cargos ofertados do Instituto Nacional da Seguridade Social para os cargos de Analista e Técnico:

INSS: Material Gratuito!

Está se preparando para o próximo concurso INSS? As vagas devem ser distribuídas entre Técnico e Analista do Seguro Social. E uma vaga pode ser sua! Confira o e-book que o Direção preparou para você com todas as informações sobre o próximo concurso INSS e todos os detalhes do último edital. Ainda tem uma série de dicas importantes da professora Thamiris Felizardo, de Direito Previdenciário!

Clique abaixo e adquira o seu material gratuito:

EBOOK GRATUITO CONCURSO INSS

Novo concurso INSS em 2024?

Conforme afirmou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, um novo concurso INSS está previsto para ser realizado já em 2024!

A expectativa é que o certame oferte vagas para o cargo de Analista, em diversas áreas de especialidade.

Outro fator que reforça a possibilidade de realização do concurso no próximo ano é que, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Previdência Social, a Proposta Orçamentária da Previdência Social para o exercício de 2024 incluiu o novo certame! A proposta visava o provimento de 7.655 servidores da carreira do Seguro Social (Técnico e Analista).

Em relação ao concurso INSS para Médico Perito, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, confirmou que a seleção será realizada ainda durante o mandato do presidente Lula.

Resumo do concurso INSS

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.