Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso INSS: vagas de técnico serão de nível médio

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
22/06/2021, às 14:51 • 7 meses atrás

A assessoria de imprensa do Instituto Nacional do Seguro Social (concurso INSS) afirmou, nesta terça-feira (22/6), que o cargo de técnico continuará exigindo apenas o nível médio, caso o pedido encaminhado ao Ministério da Economia seja autorizado.

De acordo com a Pasta, a escolaridade do pedido encaminhado (que traz a informação de que o cargo de técnico do INSS passará a exigir nível superior), foi apenas uma sugestão.

Ainda conforme a Pasta, o pedido segue em análise pelo Ministério da Economia, que não estabeleceu um prazo para que tal análise seja concluída.

Questionada sobre a possibilidade da alteração da lei Nº 10.855,de 1º de abril de 2004, que trata do plano de cargos e salários dos servidores do INSS, a assessoria de imprensa da Autarquia afirmou que ainda não foi iniciado nenhum estudo técnico a respeito.

A realização do novo concurso é vista com otimismo pelo próprio presidente do INSS, você vai esperar o edital sair para iniciar a sua preparação? O Direção Concursos já iniciou uma agenda de aulas especialmente voltadas para o concurso INSS, clique aqui e confira!

Qual situação atual do concurso INSS?

Um novo concurso com 7.575 vagas foi solicitado do Ministério da Economia. A divisão exata das vagas por cargo se deu da seguinte forma:

  • Técnicos: 6.004 vagas
  • Analistas: 1.571 vagas

Confira o documento do pedido na ÍNTEGRA

O novo concurso INSS pode ocorrer a partir de 2022. De acordo com resposta da autarquia, o órgão calcula que a programação de novos certames será retomada em 2022, após o término do contrato dos servidores temporários.

A autarquia alegou que os temporários ajudarão a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias. “A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários”.

Confira os pacotes completos do Direção Concursos e saia na frente dos outros candidatos:

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

Resumo do Concurso INSS

Coragem para mudar de vida

A retomada e a publicação de importantes editais já são aguardadas para 2022. São esperadas mais de 236 mil vagas e pelo menos 170 editais.

Para que você saia na frente da concorrência, o Direção e o QConcursos colocaram o preço da Assinatura Ilimitada no chão! Tenha coragem para mudar de vida em 2022. Seja ilimitado!

concursos publicos
concurso inss EDITAL INSS inss inss servidores

Letícia Teixeira

Jornalismo Direção Concursos