Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: presidente envia pedido de nível superior para técnico

Concurso INSS: presidente envia pedido de nível superior para técnico

Após o próximo concurso INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) ser autorizado, um pedido solicitando que o cargo de Técnico do Seguro Social passe a exigir nível superior foi enviado ao Ministério do Trabalho e Previdência.

A proposta foi assinada pelo presidente da autarquia, Guilherme Serrano, e prevê alteração na Lei nº 10.855, de 1º de abril de 2004, que determina nível médio como requisito.

Como justificativa para mudança, o órgão defende que as atribuições dos servidores do INSS no cargo de Técnico, são de alto nível de responsabilidade e requerem “conhecimento especializado de um conjunto complexo de normativos considerando que a cada alteração das regras previdenciárias, as regras alteradas são mantidas no cabedal jurídico acrescido o novel”, disse.

Confira abaixo:

concurso INSS
concurso INSS

Em contato com o Direção Concursos, a Federação Nacional dos Sindicados de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), se pronunciou dizendo que não há interesse em que o edital saia para nível médio.

“Se eles abrirem um concurso de nível médio agora, eles vão estar indo contra o acordo de greve em que uma das reivindicações da categoria é a carreira típica de estado”, disse uma representante.

cursos para este concursos

O Sindicato também aponta que o acordo de greve firmado entre os representantes sindicais dos servidores do INSS, consta um compromisso da autarquia em elaborar o projeto de lei de alteração.

“O órgão se comprometeu a encaminhar o Projeto de Lei para carreira típica de estado e um dos requisitos para isso é o nível superior.”, completou.

Vale ressaltar que essas mudanças não estão confirmadas para o próximo certame do órgão. O professor Erick Alves, de Direito Administrativo, ressalta que qualquer tipo de restrição para acessar cargos públicos precisa de lei, conforme versa o artigo 37 § I, da Constituição Federal, que diz:

“os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)”.

CONFIRA O PEDIDO NA ÍNTEGRA AQUI!

Resumo concurso INSS

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Karina Glória

Karina Glória

Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.