Juliane Freitas • 05/10/2023
Foi aprovado na Câmara o Projeto de Lei que tem o objetivo de reduzir a fila de espera por perícia médica da Previdência Social, o que poderá contribuir para os avanços nos trâmites do novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)!
Trata-se do Projeto de Lei 4426/23, que institui o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Entre as medidas está a possibilidade de utilizar a telemedicina nas perícias médicas federais e o uso de atestados médicos e odontológicos por parte dos servidores públicos para a concessão de licença médica própria ou para pessoa da família, dispensando a realização da perícia oficial.
O parecer do relator, deputado André Figueiredo, concorda que é preciso suprir os cargos vagos na autarquia e também cita que já foi aprovada a Proposta Orçamentária da Previdência para o exercício de 2024 para a realização de novo concurso INSS e contratação de servidores nos seguintes quantitativos:
O Projeto de Lei será enviado para sanção presidencial.
Confira trecho do parecer do relator, deputado André Figueiredo:
Nesse contexto, vale lembrar que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, confirmou um novo edital para Peritos Médicos. No entanto, o quantitativo de vagas e o cronograma previsto para a realização do certame não foram divulgados.
Anteriomente, o secretário do Regime Geral da Previdência Social chegou a mencionar que o certame poderia ofertarcerca de 1.700 vagas para peritos.
Atualmente, de acordo com o presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, Luiz Carlos de Teive e Argolo, seria necessária a recomposição de mais de 3.000 cargos vagos. Isso porque somente 3.200 servidores estão em atividade, demonstrando que praticamente metade dos postos de trabalho estão desocupados.
É importante mencionar, também, que o edital para Peritos Médicos consta no Plano Plurianual (PPA) que está sendo elaborado para o período de 2024 a 2027.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O certame mais recente para o cargo de perito aconteceu no ano de 2011. Na ocasião, foram ofertadas 375 vagas para médicos, além de oportunidades para carreira de Técnico.
A seleção foi organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e contou com remuneração inicial de R$ 9.070,93, compostos de:
Os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas, sendo uma com provas objetivas e prova de títulos, apenas classificatória.
As avaliações foram compostas por 80 questões e tiveram duração de 4 horas. Confira a divisão de itens no quadro abaixo:
Ao todo, o certame registrou 11.760 candidatos inscritos, sendo 31 candidatos por vaga ofertada.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.