Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso INSS: quais os requisitos para os cargos solicitados?

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
22/06/2021, às 16:01 • 5 meses atrás

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

A equipe de jornalismo do Direção Concursos obteve acesso ao documento que traz a solicitação do novo concurso INSS para o ano de 2022.

A solicitação encaminhada ao Ministério da Economia prevê o preenchimento de 7.525 vagas. A divisão exata das vagas por cargo se deu da seguinte forma:

  • Técnicos: 6.004 vagas
  • Analistas: 1.571 vagas

De acordo com resposta da autarquia, calcula-se que a programação de novos certames será retomada em 2022, após o término do contrato dos servidores temporários.

Para a surpresa de muitos, a solicitação traz a exigência de nível superior para o cargo de técnico que, conforme o último edital INSS, era destinado a candidatos de nível médio.

No entanto, de acordo com a assessoria da própria Autarquia, e escolaridade do novo edital (caso o pedido seja autorizado pela Economia) seguirá sendo de nível médio para o cargo de técnico, veja aqui!

Veja abaixo os requisitos para ingresso no novo concurso INSS, conforme o documento encaminhado ao Ministério da Economia.

*Importante destacar que tais exigências poderão ser alteradas com a publicação do novo edital, a depender da decisão da Autarquia.

cursos concurso inss
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso INSS: quais os requisitos de ingresso?

a. CARGO DE TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – O candidato para ingresso ao cargo deve ter certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

b. CARGO DE ANALISTA DO SEGURO SOCIAL: O candidato para ingresso ao cargo deve ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível de acordo com a formação específica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no órgão de classe específico.

Além disso, o certame deverá exigir os requisitos básicos, sendo:

  • Ser aprovado na seleção;
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo:
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse (não há exigência de idade máxima);
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Cumprir as determinações do edital de concurso INSS.

O candidato deverá declarar, ainda, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.

Veja todos os detalhes aqui!

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o concurso INSS? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

Resumo do Concurso INSS

“Concurso é maratona”, concorda? Confira o depoimento de um aluno do Direção aprovado no concurso PRF:

Concurso Banco do Brasil
concursos publicos
notícias concurso inss
concurso federal concurso inss concursos federais inss

Letícia Teixeira

Jornalista e subcoordenadora de jornalismo do Direção Concursos. Especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.