Mateus Melis • 28/04/2023
Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28/4) o resultado final da prova objetiva e o provisório da prova discursiva do curso de formação do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Mas antes, conheça uma oportunidade IMPERDÍVEL para você estudar com o maior e mais completo material de estudos do mercado. Clique na imagem e saiba mais!
Conforme divulgado no documento, os candidatos podem entrar com recursos contra o resultado preliminar. Para isso, é necessário acessar o portal da banca Cebraspe, das 10h do dia 29/4 às 18h do dia 30/4.
A prova discursiva foi aplicada aos candidatos do concurso INSS que participaram do curso de formação. Além da etapa discursiva, a banca também avaliou o conhecimento do candidato por meio de provas objetivas.
O curso de formação do INSS foi realizado nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Para não ser eliminado, o candidato deverá obter rendimento igual ou superior a 7 pontos. Para isso, a banca organizadora utilizará a seguinte fórmula para o cálculo da nota dos candidatos: NFCF = (NPO* + NPD**)/15.
O concurso INSS oferece, ao todo, 2.373 vagas (entre imediatas e cadastro reserva) para o cargo de Técnico do Seguro Social. O salário inicial do aprovado será de R$ 5.905,79. A expectativa, conforme já indicado pelo ministro da Previdência, será zerar o cadastro reserva do certame. Saiba mais aqui!
*Nota da prova objetiva
**Nota da prova discursiva
Um novo concurso INSS poderá ser realizado em breve. Conforme divulgado pelo Direção Concursos, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, já solicitou o início de estudos para dar viabilidade ao próximos certames. Saiba mais aqui!
Cabe destacar também que, durante os trabalhos da equipe de transição (no final de 2022), o novo Governo Federal também indicou a necessidade de um novo concurso do INSS. O objetivo, conforme indicado na ocasião, é reduzir as filas de atendimento nas agências e atualizar os sistemas atuais. Veja mais detalhes!
O INSS já solicitou a autorização de adição de 25% das vagas ofertadas inicialmente no certame. Como o edital foi destinado ao provimento imediato de 1.000 vagas, é possível concluir que o aumento seria de 250 aprovados.
Na justificativa para o aumento do número de aprovados, a autarquia informou que mesmo zerando o cadastro reserva do certame, o número ainda ficará aquém do ideal para a recomposição do quadro. Confira!
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.