Adriele Silva • 31/08/2023
O Concurso IPEA foi autorizado para o provimento de 80 vagas para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa (nível superior), com salário inicial de R$ 20.924,80 e auxílio alimentação no valor de R$ 658,00.
Convidada a participar do Concurso Nacional Unificado (CNU), a fundação disse, com exclusividade ao Direção Concursos, que está estudando proposta e que, caso não haja a adesão, publicará o edital em outubro de 2023.
Recentemente o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a proposta feita aos órgãos federais para o Concurso Nacional Unificado (CNU), uma prova única voltada para o preenchimento de mais de 8 mil vagas abertas no Executivo.
Ainda segundo a pasta, os órgãos interessados em participar do CNU tem até o dia 29 de setembro para manifestar interesse. O edital deve ser publicado até 20 de dezembro de 2023 e a prova tem previsão para ocorrer em 25 de fevereiro de 2024.
Em resposta ao Direção Concursos, o IPEA disse que “ainda não deliberou sobre sua adesão ao edital unificado” e que em caso negativo para a proposta, “a previsão é que o edital seja publicado em outubro”. A fundação disse ainda que “existe um processo de seleção de banca examinadora em andamento, [mas que] o Ipea ainda não sabe quais bancas apresentarão propostas”.
O último concurso Ipea ofertou vagas para os cargos de Analistas de Sistemas, Técnico de Desenvolvimento e Técnico de Planejamento. Organizado pela antiga Cespe em 2008, os candidatos foram avaliados através de provas objetiva, discursiva, oral e de títulos.
Quanto ao Concurso Unificado Nacional, sabe-se que o certame foi proposto recentemente pelo MGI e tem como objetivo, segundo o secretário José Celso, “ampliar e democratizar o acesso da população as vagas oferecidas pelo setor público federal”.
As vagas ofertadas serão divididas nas seguintes áreas:
Acompanhe a linha do tempo, abaixo, e veja como será a distribuição das 8.330 vagas em concursos federais, autorizadas até agora:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.