Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso MAPA: órgão solicita autorização para 852 vagas – EXCLUSIVO

Concurso MAPA: órgão solicita autorização para 852 vagas – EXCLUSIVO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento solicitou autorização para realizar um novo concurso MAPA com 852 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade.

Conforme o documento obtido com exclusividade pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, a distribuição das oportunidades seria da seguinte maneira:

concurso MAPA: pedido com 852 vagas

O órgão demonstra a necessidade de um novo concurso MAPA alegando que a redução de pessoal fragiliza a segurança alimentar em âmbito nacional. Além disso, apresenta dados que mostram a queda do número de servidores ao longo dos anos.

Por exemplo, nos últimos 20 anos existiam 4.700 Auditores Fiscais Federais Agropecuários e, em março de 2022, esse número é de apenas 2.484.

Já os Técnicos de Fiscalização são atualmente 270 Agentes de Atividade Agropecuária, 768 Agentes de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal e 202 Técnicos de Laboratório.

Em 2016, esse número era de 585 Agentes de Atividade Agropecuária, 1.624 Agentes de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal e 264 Técnicos de Laboratório.

Com a redução evidente do quadro de pessoal, órgão aguarda agora a autorização do novo certame.

Cronograma concurso MAPA

A expectativa é que o edital seja publicado em 2023 e para isso o Ministério apresentou um cronograma de atividades no documento que solicita as vagas.

Entre as informações de destaque estão a publicação do edital no mês de abril, inscrições no mês de maio e provas em agosto de 2023.

Confira a seguir:

concurso MAPA: cronograma

Último edital

O último concurso MAPA para o cargo de auditor fiscal agropecuário foi realizado no ano de 2017, sob a responsabilidade da extinta Escola Superior Fazendária (Esaf).

O certame contou com a oferta de 300 vagas voltadas para a especialidade de Medicina Veterinária. As vagas foram divididas assim:

  • 225 vagas para ampla concorrência
  • 15 vagas para pessoas com deficiência
  • 60 vagas para candidatos negros

A remuneração inicial oferecida era de até R$ 14.584,71, com jornada semanal de trabalho de 40 horas semanais.

Resumo

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Katharine Mota

Katharine Mota

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.