
Está publicado o edital Marinha, ofertando 400 vagas para admissão ao Corpo Auxiliar de Praças (CAP). O salário inicial é de R$ 1.339,00 durante o curso de formação e pode chegar a R$ 3.739,30 após a formação.
Em síntese, as principais informações são:
- Banca: comissão própria
- Cargo: Cabo
- Escolaridade: nível médio/técnico
- Vagas: 400
- Salário: R$ 1.339,00 (durante o curso de formação)
- Inscrições: 2 a 15/7
- Taxa: R$ 70,00
- Provas: 28/9/2025
- Edital
Confira, a seguir, todos os detalhes desta oportunidade!
Cargos e vagas do edital Marinha
O edital Marinha oferta 400 vagas para candidatos de ambos os sexos, para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP), distribuídas da seguinte forma:
Quadro Auxiliar Técnico de Praças (QATP)
- Administração: 145 vagas;
- Administração Hospitalar: 14 vagas;
- Contabilidade: 4 vagas;
- Edificações: 3 vagas;
- Enfermagem: 54 vagas;
- Estatística: 20 vagas;
- Geodésia e Cartografia: 5 vagas;
- Gráfica: 4 vagas;
- Higiene Dental: 8 vagas;
- Meteorologia: 2 vagas;
- Nutrição e Dietética: 1 vaga;
- Patologia Clínica: 3 vagas;
- Processamento de Dados: 74 vagas;
- Prótese Dentária: 1 vaga;
- Química: 2 vagas;
- Radiologia Médica: 3 vagas;
- Telecomunicações: 3 vagas.
Quadro Técnico Industrial de Praças (QTIP)
- Eletrônica: 18 vagas;
- Eletrotécnica: 5 vagas;
- Estruturas Navais: 2 vagas;
- Marcenaria: 1 vaga;
- Mecânica: 20 vagas;
- Metalurgia: 5 vagas;
- Motores: 3 vagas.
Requisitos do edital Marinha
Os candidatos devem se atentar aos requisitos de ingresso, são eles:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 25 (vinte e cinco) anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2026;
- Possuir idoneidade moral, a ser apurada por intermédio de averiguação da vida pregressa do candidato, por meio da Verificação de Dados Biográficos (VDB). Se militar das Forças Armadas, membro da Polícia ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade, apresentar, na data prevista para entrega de documentos para a realização da Verificação de Documentos (VD), conforme previsto no Calendário de Eventos, Atestado de idoneidade moral e bons antecedentes de conduta emitido pela autoridade a quem estiver subordinado, conforme modelo constante no anexo XI;
- Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (se do sexo masculino e maior de idade) e da Justiça Eleitoral;
- Estar autorizado pela respectiva Força Armada ou Força Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar em atividade, conforme modelo constante no anexo XII. Se militar da Marinha do Brasil (MB), o candidato deverá cumprir os procedimentos de comunicação da inscrição em CP;
- Ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha (se menor de idade);
- Não estar na condição de réu em ação penal;
- Não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:
- I) responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; ou
- II) condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado, contado o prazo a partir da data do término do cumprimento da pena.
- Se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação;
- Ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso técnico de nível médio relativo à habilitação a que concorre até a data da matrícula no curso;
- Estar registrado no órgão fiscalizador da habilitação a que concorre, quando existir, até a data da matrícula no curso;
- Não ter sido reprovado ou desligado a bem da disciplina, por insuficiência de nota ou conceito ou por falta disciplinar incompatível com a condição de militar, em Curso de Formação em CP anteriores;
- Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Possuir documento oficial de identificação original, com assinatura e com fotografia na qual possa ser reconhecido, na forma definida no subitem 4.3;
- Ter a altura mínima de 1,54m e máxima de 2m.
Inscrições do edital Marinha
As inscrições para participar do concurso marinha poderão ser realizadas entre os dias 2 e 15 de julho, pelo site de ingresso da marinha, mediante pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 70,00.
Vale destacar que a taxa deve ser paga até o dia 16 de julho de 2025.
Etapas e provas do edital Marinha
Os candidatos serão avaliados por meio das etapas seguintes:
- Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais;
- Redação;
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH);
- Eventos Complementares (EVC) constituídos de:
- I) Verificação de Dados Biográficos (VDB);
- II) Inspeção de Saúde (IS);
- III) Teste de Aptidão Física para Ingresso (TAF-i);
- Verificação de Documentos (VD); e
- Avaliação Psicológica (AP).
As provas objetivas e de redação terão duração máxima de 4 horas e serão aplicadas no dia 28 de setembro de 2025.
A aplicação ocorrerá nas seguintes cidades: Rio de Janeiro/RJ, Angra dos Reis/RJ, Nova Friburgo/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Vila Velha/ES, Belo Horizonte/MG, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP, Santos/SP, Manaus/AM.
Prova objetiva e Redação
As provas objetivas serão compostas por 50 questões sobre Conhecimentos Específicos de cada área.
A Redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita e uso das normas do registro formal culto do candidato na língua portuguesa.
A Redação, que deverá ser dissertativa-argumentativa e em língua portuguesa, com idéias claras, coerentes e objetivas, tratará de assunto considerado de importância pela Administração Naval e deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas.
A proposta de Redação constará do caderno de provas e apresentará textos de apoio com reflexões sobre o tema proposto.
Aspectos a serem considerados na correção da Redação, totalizando 100 pontos:
- Temática e tipologia textual: enquadramento do texto (20 pontos);
- Desenvolvimento argumentativo: processo de seleção e aprofundamento de idéias; organização de texto (20 pontos);
- Repertório cultural: articulação da realidade do texto com a realidade cultural evidente (20 pontos);
- Coesão e Coerência: construção/articulação entre as idéias (20 pontos); e
- Modalidade Linguística: expressividade da idéia de acordo com a variedade formal da língua (20 pontos).
Serão corrigidas as Redações dos candidatos classificados na Prova Objetiva de cada habilitação, considerando-se os empates na última posição, até o limite do número correspondente a 3 (três) vezes o número de vagas estabelecidas.
Serão eliminados os candidatos que:
- Obtiverem pontuação inferior a 50% (cinquenta por cento) das questões na Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais de cada habilitação; ou
- Não se classificarem entre as maiores pontuações na Prova Escrita Objetiva (PO) de Conhecimentos Profissionais, até o limite do número correspondente a 3 (três) vezes ao das vagas estabelecidas, considerando-se os empates na última posição; ou
- Obtiverem pontuação inferior a 50 (cinquenta) em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) na Redação.
Teste de aptidão física
O teste de aptidão física será composto pelas seguintes provas:
- Natação; e
- Corrida.
O candidato será submetido às provas do TAF-i em 2 (dois) dias não consecutivos.
Para ser aprovado no TAF-i, o candidato deverá:
- Nadar o percurso de 25 (vinte e cinco) metros no tempo máximo de 50 (cinquenta) segundos para o sexo masculino e 1 (um) minuto para o sexo feminino, levando em consideração as seguintes observações abaixo descritas:
- I) A critério do candidato, a saída poderá ocorrer de fora da piscina (borda ou bloco de partida) ou de dentro da piscina, desde que, na saída, o candidato esteja com as mãos na borda;
- II) Quando a piscina possuir menos de 25 (vinte e cinco) metros de comprimento, não será permitido o contato com a borda oposta, por período de tempo superior a 3 (três) segundos, por ocasião da virada; e
- III) O candidato deverá utilizar apenas os recursos inerentes ao seu próprio corpo, não sendo permitido nenhum apoio no fundo, na borda lateral, raiamento da piscina ou qualquer outro acessório que aumente a flutuabilidade/desempenho do nado (Ex.: prancha, bóias, nadadeiras, palmares, etc). Será permitido uso de óculos e touca de natação.
- Correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo máximo de 16 (dezesseis) minutos para o sexo masculino e 17 (dezessete) minutos para o sexo feminino. A corrida poderá ser realizada em pista oficial de atletismo ou em qualquer percurso plano previamente demarcado.
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