Wanessa Alves • 09/10/2023
Prorrogado! Com nova data, editais do concurso MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), para cargos de pesquisador e tecnologista, deverão ser publicados até 11 de dezembro.
O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 9 de outubro, pelo ministro substituto da Pasta, Luis Fernandes.
A decisão foi anunciada no mesmo dia em que se encerra o prazo de publicação de novos editais das unidades de pesquisa do MCTI, estabelecidos em setembro. Portanto, esta é a segunda prorrogação de prazo de edital desde a autorização do certame.
No entanto, três editais da Pasta foram publicados hoje:
Vale lembrar que o MCTI ofertará vagas no Concurso Nacional Unificado (CNU), em 2024. Entenda o caso nesta matéria.
No final de setembro, após prorrogar pela primeira vez o concurso MCTI, a Pasta da Tecnologia optou em dividir as vagas entre editais próprios e Concurso Nacional Unificado. Em edital próprio serão ofertadas as seguintes vagas:
A justificativa para a decisão se deve ao fato de que os cargos de Pesquisador e Tecnologista possuem diversas particularidades, necessitando, assim, de uma forma de seleção mais específica.
Nesse sentido, é importante lembrar, ainda, que uma Portaria recentemente publicada alterou o prazo máximo para a publicação do edital próprio do MCTI. Agora, a data limite para abertura do certame é 11 de dezembro de 2023. Vale citar que, até o momento, além dos editais publicados, outras três unidades de pesquisa já definiram quais serão as bancas organizadoras dos certames.
Concurso MCTI: INMA, INSA E Cetene definem bancas; confira!
Já o Concurso Nacional Unificado, que ofertará as vagas para Analista, tem previsão de publicação de edital em março de 2024.
Os aprovados no concurso MCTI ingressarão nas carreiras com os seguintes salários iniciais:
Os valores indicados acima não incluem os adicionais de qualificação a que os servidores têm direito. Além da remuneração, o aprovado ainda recebe o auxílio alimentação no valor de R$ 658.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.