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Edital MEC publicado; 220 vagas e iniciais de R$ 6,2 mil!

Edital MEC publicado; 220 vagas e iniciais de R$ 6,2 mil!

Saiu o primeiro grande certame federal! Foi publicado o edital do concurso MEC (Ministério da Educação). São oferecidas 220 vagas para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

Veja mais detalhes abaixo!

  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 220
  • Cargos: Técnico em Assuntos Educacionais
  • Escolaridade: nível superior
  • Salário: R$ 6.255,90
  • Inscrições: 9/8 a 28/8
  • Taxa: R$ 80,00
  • Provas: 8/10
  • Edital

Cargos e vagas edital MEC

O concurso MEC é destinado ao provimento de 220 vagas para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Veja a distribuição das oportunidades:

  • Ampla: 165 vagas;
  • Vagas PcD: 11 vagas;
  • Vagas para candidatos negros: 44 vagas.

Inscrições concurso MEC: como fazer?

Os interessados podem se inscrever no portal da banca Cebraspe. Período: 9/8 a 28/8. Para homologar a candidatura, o candidato deve efetuar o pagamento de uma taxa de participação. Valor: R$ 80,00.

Salários edital MEC

Conforme indicado no edital, o salário inicial do aprovado será de R$ 6.255,90. O valor é composto pela soma do vencimento básico de R$ 2.419,90 com a Gratificação de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – GDPGPE de R$ 3.836,00.

Além da remuneração, o aprovado ainda faz jus ao auxílio alimentação de R$ 658,00.

Requisitos concurso MEC

Para ingressar na carreira de Técnico em Assuntos Educacionais, o candidato deve possuir nível superior de formação em qualquer área.

Provas e etapas edital MEC

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. As provas serão aplicadas no dia 8/10 e terão duração de 4 horas e 30 minutos.

É importante destacar que as provas serão aplicadas SOMENTE em Brasília! Os aprovados serão lotados na sede do Ministério da Educação.

Como será a prova objetiva do concurso MEC?

A prova objetiva será composta por 120 questões e valerá, ao todo, 120 pontos. A prova será no formato de CERTO ou ERRADO.

A resposta em concordância com o gabarito oficial valerá 1 ponto. A resposta terá um valor de 1 ponto negativo caso a marcação do candidato não esteja em concordância com o gabarito oficial (modelo padrão do Cebraspe, no qual uma questão errada anula uma questão correta).

De acordo com o edital, será reprovado e eliminado do concurso o candidato que se enquadrar em, pelo menos, um dos itens a seguir:

  • a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
  • b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  • c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Como será a prova discursiva do concurso MEC?

Conforme indicado anteriormente, a prova discursiva será aplicada no mesmo dia da prova objetiva. Essa etapa valerá, ao todo, 30 pontos e consistirá na produção de um texto dissertativo a respeito de um tema da atualidade, de administração pública e/ou de educação pública.

Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos classificados até as seguintes posições (respeitados os empates da última posição):

  • Ampla: 418 candidatos;
  • PcD: 44 candidatos; e
  • Candidatos negros: 418 candidatos.

A nota do candidato será calculada de acordo com a seguinte fórmula: NFPD (nota final da prova discursiva) = NC (domínio do conteúdo) – 6 × NE (número de erros) ÷ TL (número de linhas).

Será eliminado o candidato que obtiver NFPD menor do que 15 pontos!

Conteúdo programático concurso MEC

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 2.1 Decreto nº 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). 3 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). 4 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4.1 Disposições gerais. 4.2 Atos de improbidade administrativa. 5 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo).

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta. 3 Gestão de processos. 4 Governo Digital. 4.1 Decreto nº 8.539/2015 e Portaria MEC nº 1.042/2015 (Sistema Eletrônico de Informações – SEI)

ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

POLÍTICAS PÚBLICAS: 1 Análise de políticas públicas. 1.1 Modelos de tomada de decisão em política pública: incremental, racional e suas variantes. 2 Análise das estratégias e dos resultados das políticas públicas. 3 Formulação e implementação de políticas públicas. 4 Políticas públicas distributivas, regulatórias e redistributivas. 5 Políticas públicas e suas fases: formação da agenda, formulação, implementação, monitoramento e avaliação. 6. Controle social.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: 1. Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB). 1.1 Organização da educação nacional. 1.2 Níveis, etapas e modalidades de ensino. 1.3 Educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 1.4 Ensino Superior. 1.5 Educação profissional técnica de nível médio. 1.6 Educação de jovens e adultos. 1.7 Educação profissional e tecnológica. 1.8 Educação especial. 1.9 Educação a distância. 1.10 Recursos financeiros e aplicação. 2. Lei nº 11.494/2007 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB – Art. 60 do ADCT).

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 1 Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural, política e pedagógica. 2 Gestão educacional: concepção e prática. 2.1 A gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico. 2.2 Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal. 2.3 Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. 2.4 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação educacional. 2.5 Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática. 2.6. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 2.7 Análise de dificuldades, problemas e potencialidades da educação em sua relação com a sociedade. 4. Aprendizagem organizacional. 5 Políticas públicas inclusivas de educação: relação de gênero e educação, pessoa com necessidades especiais, etnias. 6 Leitura e interpretação de indicadores socioeducacionais e econômicos. 7 Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 7.1 Função sociocultural da escola. 7.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 7.3 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 7.4 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 7.5 Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. 8 Tendências pedagógicas em educação; abordagens do processo de ensino e aprendizagem e 9 Inteligência emocional

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Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

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