Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso MP AP: confira detalhes de como foi o último edital

Concurso MP AP: confira detalhes de como foi o último edital

Um novo concurso MP AP pode ter edital publicado em breve. Isto porque a banca organizadora já foi definida e a Cebraspe vai organizar a seleção para as 19 vagas previstas.

Mas o concurseiro inteligente sabe que já é possível começar a estudar antes de o edital ser publicado.

Por isso, utilizar o último edital do concurso MP AP é interessante para saber quais são as expectativas do órgão.

Concurso MP AP: informações gerais do edital

O último concurso MP AP foi organizado pela FCC e ocorreu em 2013. Na época, foram ofertadas 40 vagas imediatas distribuídas entre cargos de nível médio e superior.

Os salários ofertados para nível superior, na época, R$ 4.663,38 e para nível médio, R$ 3.404,09.

Para nível superior, as vagas distribuídas por especialidade foi:

  • Administração: 2 + CR
  • Arquitetura: 3 + CR
  • Biblioteconomia: 1 + CR
  • Ciências Contábeis: 5 + CR
  • Direito: 2 + CR
  • Economia: 2 + CR
  • Engenharia Civil: 3 + CR
  • Psicologia: 5 + CR
  • Serviço Social: 5 + CR
  • Tecnologia da Informação: 2 + CR

Já para os cargos de nível médio, as vagas foram distribuídas da seguinte forma:

  • Informática: 2 + CR
  • Motorista: 5 + CR
  • Auxiliar Administrativo: 3 + CR

Concurso MP AP: etapas e fases

No último concurso MP AP, os candidatos passaram pela única fase de provas objetivas.

O único cargo que foi um exceção foi o de Motorista que, além das provas objetivas, passou por uma Avaliação Prática.

Os cargos de nível superior tinham as provas divididas em:

  • Conhecimentos Gerais: 20 questões com peso 1
  • Conhecimentos Específicos: 40 questões com peso 3

Já os cargos de nível médio, as provas eram divididas em:

  • Conhecimentos Gerais: 20 questões com peso 1
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões com peso 2

Conteúdo do último edital

Na área de conhecimentos gerais dos cargos de nível superior, o conteúdo cobrado foi:

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos; Tipologia textual; Ortografia oficial (em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico); Acentuação gráfica; Homônimos e parônimos. Classes de palavras (classificação, emprego e flexão); Emprego de tempos e modos verbais; Vozes do verbo; Emprego do sinal indicativo de crase; Sintaxe da oração e do período; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras; Redação de correspondências oficiais; Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPEAP: Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Amapá (Lei Complementar nº 0009/1994 e alterações posteriores). Estrutura Organizacional do Ministério Público do Estado do Amapá (Lei Complementar nº 0047/2008). Plano de carreira, cargos e remuneração dos servidores efetivos, bem como dos cargos comissionados do Ministério Público do Estado do Amapá (Lei Complementar nº 0046/2008). Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá (Lei nº 0066/1993): do provimento; do concurso público; da posse e do exercício; da movimentação; da vacância; vencimento e remuneração; das férias; das licenças; direito de petição; do regime disciplinar; do processo administrativo disciplinar.

Mas, dentro da área de nível médio, o conteúdo em conhecimentos gerais foi:

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos; Tipologia textual; Ortografia oficial (em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico); Acentuação gráfica; Homônimos e parônimos. Classes de palavras (classificação, emprego e flexão); Emprego de tempos e modos verbais; Vozes do verbo; Emprego do sinal indicativo de crase; Sintaxe da oração e do período; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras; Redação de correspondências oficiais; Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: Matemática: Conjuntos numéricos: inteiros (operações, propriedades, divisibilidade e problemas); racionais (operações nas formas fracionária e decimal, propriedades, problemas); reais (operações com números irracionais, propriedades e problemas). Números e grandezas proporcionais. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regra de três (simples e composta). Porcentagem. Juros simples e compostos. Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.

Resumo concurso MP AP 2013

  • Situação: banca escolhida
  • Último edital: 2013, FCC
  • Vagas: 40 + CR
  • Cargos: Analista Ministerial e Técnico Ministerial
  • Escolaridade: nível médio e superior
  • Link do último edital MP AP

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

Tribunal do Amapá também terá novo concurso

Mais uma seleção está prestes a sair do papel. Segundo o desembargador João Lages, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, o concurso TJ AP está pronto para ter edital publicado neste mês de outubro.

Isso porque a realização do novo concurso TJ AP será uma das pautas da próxima reunião do órgão, prevista para esta quarta-feira (2/12).

Na última reunião, realizada no dia 28 de outubro, integrantes da sessão haviam questionado o quantitativo de vagas para o concurso. Com isso, a expectativa é que seja apresentado um novo levantamento sobre os cargos e vagas da nova seleção.

De acordo com informações confirmadas pela Assessoria de Imprensa, durante a sessão, o presidente do Pleno sugeriu que o concurso TJ AP oferecesse 5 vagas imediatas e registro no Cadastro de Reserva.

A intenção é de que o tribunal tenha um banco de aprovados para chamar durante o período de validade.

As vagas seriam para Analista Judiciário, com foco especial para área de Psicologia e Assistência Social. Veja detalhes aqui!

CONCURSO TJ AP

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
concurso mp apMP APconcurso mp aCONCURSO MP APconcurso mp ap 2020concurso mp ap 2021edital mp apedital mp ap 2020edital mp ap 2021
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.