
Um próximo concurso MPES (Ministério Público do Estado do Espírito Santo) pode ser demandado em breve. Isso porque, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou o Projeto de Lei (PL) 555/2023, que tem por caráter a criação de 778 cargos efetivos, além da mudança na estrutura de instituição
O PL altera e revoga textos das leis que tratam do plano de carreiras e vencimentos dos seus servidores; do quadro de cargos em comissão e funções gratificadas (FG); e de cargos administrativos da instituição.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Concurso MPES: reestruturação
O PL aprovado prevê a crição de 778 cargos efetivos, a serem providos por meio de concurso público e preenchidos progressivamente nos próximos anos.
Os cargos a serem criados serão assim divididos:
- 601 agentes de apoio/função administrativa
- 143 agentes técnicos
- 34 agentes especializados
A matéria foi apresentada pela procuradora-geral de Justiça, Luciana de Andrade, à Assembleia Legislativa, e já aprovado em regime de urgência pelos deputados estaduais.
No texto do projeto de lei é previsto, ainda, mudança na nomenclatura de diversos cargos; criação do cargo comissionado de Subouvidor; possibilita a fixação de percentual de gratificação para gestores de contrato por meio de ato do Procurador-Geral de Justiça (PGJ), entre outras mudanças.
De acordo com a procuradora, há uma “necessidade de otimizar os processos de trabalho com uma melhor adequação da relação ‘volume de acervo por servidora(servidor)’, bem como com a criação de novas oportunidades de carreira, além de privilegiar e estimular a capacitação e os desenvolvimentos funcional e profissional”.
Luciana destaca que “os cargos serão providos de forma progressiva, de acordo com a Lei Estadual nº 7.233/2002, em conformidade com as diretrizes orçamentárias e com a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Último concurso MPES
O último concurso MPES ocorreu em 2013 e foi organizado pela Fundação Vunesp. À época foram oferecidos 97 vagas para os cargos de Agente de Apoio que pedia nível médio de formação; e vagas para Agente de Promotoria, Agente Técnico e Agente Especializado, de nível superior.
Veja a relação de cargos:
Agente de Apoio
- Administrativo (47)
- Microinformática (1)
Agente de Promotoria
- Assessoria/Direito (12)
Agente Técnico
- Administrador (5)
- Arquiteto (1)
- Arquivista (1)
- Bibliotecário (1)
- Biólogo (1)
- Contador (5)
- Desenvolvedor (4)
- Desenvolvedor/Web designer (2)
- Economista (1)
- Engenheiro Agrônomo (1)
- Engenheiro Ambiental (1)
- Engenheiro Civil (1)
- Estatístico (1)
- Psicólogo (1)
Agente Especializado
- Analista de Infraestrutura (1)
- Analista de Banco de Dados (2)
- Analista de Sistemas (2)
Resumo concurso MPES
- Vagas: a definir
- Cargos: Agente de Apoio, Agente Técnico e Agente Especialista
- Banca: a definir
- Escolaridade: Nível Médio, Técnico, Fundamental e Superior
- Último edital: Edital MP ES 2013
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
