O concurso MPU (Ministério Público da União) será realizado em breve e muitos concurseiros interessados nesta oportunidade têm dúvidas sobre as atividades desempenhadas pelos servidores do órgão.
É importante destacar que o extrato do contrato com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) já foi publicado e, assim, a abertura da seleção pode ocorrer a qualquer momento. De acordo com o órgão, a previsão é que o edital seja publicado ainda em novembro de 2024.
Segundo o projeto básico, as oportunidades irão contemplar os cargos de Analista e Técnico Judiciário em diversas áreas de especialidade.
Confira, a seguir, quais serão as atribuições dos aprovados no concurso MPU!
De acordo com a portaria que fixou atribuições e requisitos dos servidores do MPU, os aprovados no certame deverão executar as seguintes atividades diárias:
Carreira de Analista – Atribuições Comuns
Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
Atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
Assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências;
Realizar avaliações e vistorias;
Realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente;
Acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais;
Realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados;
Elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres;
Elaborar minutas de atos administrativos e normativos;
Propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação;
Atuar em atividades, planos, programas, projetos e convênios promovendo a inovação e o aprimoramento das tarefas;
Atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho, seja de forma presencial ou online;
Participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação;
Promover a gestão estratégica de atividades, processos, iniciativas e projetos sob sua responsabilidade, de forma a contribuir com o alcance das metas e dos objetivos institucionais;
Observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação;
Atender presencialmente ou em computadores, telefones ou outros aplicativos estabelecidos, ao público externo ou
interno, contemplando aqueles que desejam se comunicar utilizando chat institucional, link institucional de videochamada, correio eletrônico institucional, ligações ou mensagens telefônicas;
Realizar tratamento de dados e informações, inclusive de natureza pessoal, sensível ou sigilosa, em meio físico ou digital;
Prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação;
Contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho;
Orientar e supervisionar estagiários e aprendizes;
Inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos;
Observar e zelar pelo cumprimento dos prazos;
Realizar tarefas de expediente;
Realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e
Executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.
Carreira de Técnico – Atribuições Comuns
Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
Atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
Auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências;
Elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres;
Elaborar minutas de atos administrativos e normativos;
Atuar em atividades, planos, programas, projetos e convênios promovendo a inovação e o aprimoramento das tarefas; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado;
Realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados;
Participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho, seja de forma presencial ou online;
Promover a gestão estratégica de atividades, processos, iniciativas e projetos sob sua responsabilidade, de forma a contribuir com o alcance das metas e dos objetivos institucionais;
Observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação;
Atender presencialmente ou em computadores, telefones ou outros aplicativos estabelecidos, ao público externo ou interno, contemplando aqueles que desejam se comunicar utilizando chat institucional, link institucional de videochamada, correio eletrônico institucional, ligações ou mensagens telefônicas;
Prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos;
Realizar tratamento de dados e informações, inclusive de natureza pessoal, sensível ou sigilosa, em meio físico ou digital;
Orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação;
Contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho;
Orientar e supervisionar estagiários e aprendizes;
Inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos;
Observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente;
Realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos;
Manter e controlar o arquivo setorial; e
Executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.
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