Adriele Silva • 06/10/2023
O Concurso Nacional Unificado (CNU) é o assunto do momento e muitas dúvidas têm surgido acerca de seus processos e regras! A aplicação das cotas, por exemplo, é um assunto bem pertinente e vem gerando questionamentos entre os concurseiros.
Para te ajudar a compreender melhor a aplicação das cotas no CNU, o Direção preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre o tema; continue lendo!
Baixe aqui seu Material Gratuito
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), a aplicação das cotas no Concurso Nacional Unificado funcionará na seguinte proporção:
Dito isso, é válido salientar que a aplicação das porcentagens será feita a partir de cada um dos blocos, isto é, de maneira individualizada. Assim, o bloco de Trabalho e Previdência, por exemplo, que possui 940 vagas, deverá destinar 20% destas oportunidades para os candidatos negros e 5% para pessoas com deficiência.
Já o bloco de Educação, ciência, tecnologia e inovação, por sua vez, deverá calcular as porcentagens a partir de seu número de vagas. O mesmo raciocínio deve ser aplicado aos outros blocos. Entendido?
O CNU está sendo preparado, e até o momento são mais de 5.000 vagas já confirmadas! O edital tem previsão de ser publicado até dezembro. E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concursos preparou um material 100% gratuito, com as principais matérias que provalmente irão cair na sua prova!
Siga as dicas da nossa consultora Bruna Rodrigues e não perca essa oportunidade de começar seus estudos.
Comece sua preparação AGORA:
Baixe aqui seu Material Gratuito do CNU
O Concurso Nacional Unificado oferta mais de 8 mil vagas autorizadas na esfera federal e tem como característica a aplicação das provas em um único dia, nas 180 cidades selecionadas.
Saiba mais sobre o CNU:
Confira o cronograma do certame:
Veja a lista dos órgãos que já aderiram ao CNU:
Confira mais detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.