Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Nacional Unificado: caderno de prova não poderá ser levado pelos candidatos

Concurso Nacional Unificado: caderno de prova não poderá ser levado pelos candidatos

As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em 5 de maio e a organização do certame vem destacando informações importantes a respeito da etapa, que ocorrerá a menos de 20 dias.

Conforme explica o coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal, os candidatos que forem fazer as provas no dia 5 de maio não poderão levar os cadernos de prova para casa. A prática é comum em grande parte dos certames e apreciada pelos concurseiros, que têm o hábito de conferir suas respostas com o gabarito preliminar divulgado posteriormente pela organizadora.

No entanto, a Fundação Cesgranrio, tradicionalmente, não tem costume de permitir que os candidatos saiam dos locais de prova com os cadernos. O que a organizadora já permitiu, em certames passados, foi que o candidato anotasse seu gabarito na folha de papel do cartão de inscrição, impresso e levado pelo próprio inscrito. Esta prática também não será permitida no Concurso Nacional Unificado.

De acordo com o coordenador, a medida de se justifica para assegurar a segurança nas provas e prevenir possíveis fraudes, já que os candidatos sairão do espaço de provas para almoçar e retornarão com o mesmo cartão de inscrição para as provas do período vespertino.

“Por motivo de segurança, os cadernos de prova não vão poder ser levados pelos participantes. Nós vamos divulgá-los [posteriormente], então todos vão poder ter acesso. Quanto ao cartão de inscrição, também não será permitido anotar os gabaritos nele. Se a pessoa fizer qualquer anotação, ela fica sujeita a ser eliminada do certame”, destacou Retamal.

O MGI esclareceu que tanto as provas quanto o cartão de resposta de cada candidato serão divulgados na internet, na área do candidato, após a realização da etapa.

Porém, conforme cronograma divulgado pelo MGI neste 16 de abril, a disponibilização da imagem do cartão-resposta está prevista para acontecer somente em 3 de junho, data posterior ao período em que o candidato poderá interpor recursos contra o gabarito preliminar. As datas tem gerado polêmica entre os concurseiros, já que o cronograma anunciado impossibilitaria a interposição de recursos.

Veja as novas datas do cronograma:

  • 07/05/2024 –  divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
  • 10/05/2024 –  divulgação da relação candidato/vaga no site do CNU;
  • 03/06/2024 – Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
  • 21/06/2024 –  divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
  • 30/07/2024 – divulgação final dos resultados.

Vale lembrar que os cartões de inscrição, contendo detalhes dos locais de prova de cada candidato, serão divulgados no próximo dia 25 de abril. Recentemente, o MGI divulgou o que poderá e o que não poderá ser levado no dia da prova. Confira aqui!

Confira o que disse o coordenador:

INTENSIVÃO DE REVISÃO PARA O CNU! Chegou a reta final para o concurso mais esperado da HISTÓRIA. Para deixá-lo ainda mais confiante, durante este mês de abril, teremos: aulas de questões, aulas de revisões e maratonas das principais matérias de cada bloco! Esta oportunidade é exclusiva para você que está se dedicando para mudar de vida e se tornar o próximo concursado.

Basta tocar no botão abaixo e se inscrever no CURSO GRATUITO, é muito fácil:

QUERO PARTICIPAR DO INTENSIVÃO GRATUITAMENTE

Revisões de reta final do Concurso Nacional Unificado

Faltando menos de 20 dias para as provas, é chegado o momento dos concurseiros acelerarem a preparação, seja estudando os últimos tópicos de novos conteúdos, seja reforçando as revisões e resolução de questões.

Pensando nisso, o Direção preparou os Resumos de Reta Final do CNU, desenvolvidos especialmente para quem busca focar na revisão e maximizar seus resultados. O material oferece uma seleção cuidadosa de resumos direcionados e questões práticas para cada matéria cobrada no edital. 

Confira os resumos disponíveis:

Panorama do Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas, para todos os cargos, no dia 5 de maio de 2024, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

Confira aqui um Guia completo do Concurso Nacional Unificado!

Resumo do Concurso Nacional Unificado

RETA FINAL PARA O CNU!


Falta menos de 2 meses para o maior concurso público da história! A preparação vem sendo intensa e focada para você que estuda com o Direção Concursos.

Pensando em você, nossos especialistas se uniram para realizar, a partir do MÊS DE ABRIL, o maior intensivão que você já viu para o CNU. Serão aulas de questões, aulas de revisões, maratonas das principais matérias dos blocos e muito mais!

Otimize todo o seu tempo se increvendo nesse evento GRATUITO!

Quer concorrer DE VERDADE no CNU?

Clique na imagem abaixo e aumente suas chances de aprovação:

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.