Adriele Silva • 26/09/2023
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) aderiu ao Concurso Nacional Unificado (CNU)!
Em ofício encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o órgão informou que ofertará 742 vagas para os seguintes cargos de nível superior:
Vale lembrar que a proposta da adesão ao CNU havia sido recusada anteriormente. Na ocasião, a autarquia havia informado que já estava prestes a concluir a contratação da banca organizadora do certame.
Ainda de acordo com o documento, a justificativa para o aceite da proposta ficou por conta da impossibilidade da realização de um concurso próprio, considerando que a autarquia “não possui lastro orçamentário em sua programação referente ao ano de 2023”.
Diante dos entendimentos advindos do Acórdão n° 831/2023-Plenário-TCU e do Acórdão n° 1618/2018-Plenário-TCU, que não eram do conhecimento deste Órgão, no sentido da obrigatoriedade de que as despesas com a contratação dos serviços de Planejamento, Organização e Execução de Concurso Público devem ser precedidas da existência de Dotação Orçamentária própria por parte dos órgãos interessados, esta Autarquia verificou a impossibilidade de realização de seu Concurso Público, por não possuir lastro orçamentário em sua Programação referente ao ano de 2023.
O Concurso Nacional Unificado está sendo preparado, e até o momento são mais de 6.640 vagas já confirmadas! O edital tem previsão de ser publicado até dezembro. E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concursos preparou um material 100% gratuito, com as principais informações até agora sobre o CNU.
Comece sua preparação AGORA:
Baixe aqui seu Material Gratuito do CNU
O último concurso INCRA foi realizado em 2010 pela Cetro e ofertou 550 vagas para os seguintes cargos/especialidades:
Na época, os candidatos foram submetidos a provas objetivas centradas nas seguintes áreas de conhecimento:
Nível superior: Língua Portuguesa; Noções de Direito Constitucional; Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural; Informática e tópicos de conhecimentos específicos.
Nível médio: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural; Informática e tópicos de conhecimentos específicos.
O Concurso Unificado será realizado por meio de uma prova única que será aplicada em cerca de 180 municípios de todo o país.
O certame seguirá as principais características abaixo:
Os editais serão publicados segmentados por blocos temáticos, com diversos cargos de uma mesma área. Confira como será a distribuição dos cargos e vagas entre os grupos!
Em relação ao cronograma, veja as principais datas que foram propostas, inicialmente, pelo governo federal:
Confira mais detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.