Mateus Melis • 14/12/2021
Foi aprovada nesta terça-feira, 14 de dezembro, na Assembleia Legislativa da Paraíba, a lei que institui as cotas para negros em concursos públicos (concurso PB).
De autoria do Governo do Estado, a nova lei reservará vagas para negros em editais para provimento de cargos efetivos da Paraíba, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e demais órgãos controlados pelo estado.
Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá, no momento da inscrição se auto declarar negro ou pardo. A lei ressaltar que se houver constatação de falsa declaração, o candidato será eliminado e, se a falsa declaração for constatada após a nomeação, ficará sujeito à anulação de sua admissão no serviço público.
Vale a pena ressaltar que recentemente, a Defensoria Pública da Paraíba, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e da Cidadania de Campina Grande, ingressou uma Ação Civil Pública (ACP), com pedido de tutela antecipada, para que o Governo do Estado incluísse cotas raciais no concurso da Polícia Civil da Paraíba. (concurso PB).
À época, o defensor público Marcel Joffilly afirmou que havia omissão legislativa do Estado da Paraíba em relação às cotas. Confira mais aqui!
O texto agora segue para sanção do governador do estado, João Azevêdo.
A nova lei aprovada na ALPB já pode começar a valer para os seguintes concursos que estão previstos em 2022:
PM PB
O governador João Azevedo, em entrevista ao jornal Arapuan Verdade, afirmou que em 2022 um novo concurso PM PB será realizado com a oferta de 1.000 vagas para a carreira de Soldado.
O último edital de Soldados aconteceu em 2018, com a oferta de 900 vagas.
Entre os requisitos, o concurso PM PB exige altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para as mulheres. A idade mínima do último certame foi e 18 anos, enquanto que a máxima foi de 32 anos de idade.
Concurso UFPB
O reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, anunciou que em 2022 também haverá certame para a UFPB, com a oferta de 150 vagas.
Desse quantitativo, uma parte será destinada aos cargos de nível médio da instituição. Confira mais detalhes aqui!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.