Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC AL: edital publicado; quais são os requisitos de ingresso?

Concurso  PC AL: edital publicado; quais são os requisitos de ingresso?

Com a publicação do edital do concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas), que veio ofertando 500 vagas nos cargos de agente e escrivão da corporação, muitos candidatos querem saber o que é preciso para ingressar no órgão.

Antes, saiba que ambos os cargos exigem formação em nível superior, mas esse não é nem de longe o único requisito necessário para concorrer a uma das vagas.

Nesta matéria, você saberá exatamente o que prega o edital, bem como terá mais informações acerca dessa seleção. Gostou? Então leia este conteúdo até o final.

Análise do edital PC AL

Você pode se preparar com o material completo do Direção Concursos com 20% de desconto até o dia 4 de junho. Clique na imagem abaixo e utilize o cupom PCAL20:

concurso pc al

Concurso PC AL: saiba quais são os requisitos para ingressar no órgão

De acordo com o que prevê o edital, para ingressar em um dos cargos previstos no edital do concurso PC AL, basta ao candidato cumprir as seguintes disposições:

  • ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • na data da posse, ter os requisitos constantes do item 2 do edital, que são:
    • Agente: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B ou superior;
    • Escrivão: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e certificado de conclusão de curso de digitação.
  • idade mínima de 18 (dezoito) anos na data da posse;
  • ter aptidão física e intelectual, comprovadas através de exames específicos;
  • ter sanidade física e mental;
  • possuir bons antecedentes, comprovados através de Certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual, da Justiça Eleitoral e da Polícia Judiciária da(s) jurisdição(ões) onde residiu nos últimos cinco anos;
  • estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • não estar exercendo nem ter exercido atividades prejudiciais ou perigosas à Segurança Nacional;
  • ser aprovado, dentro do número de vagas oferecidas, no concurso público objeto deste edital;
  • possuir conduta ilibada;
  • ter certificado de curso de digitação para o cargo de Escrivão de Polícia, e a comprovação de conhecimentos de digitação e informática, por meio de prova específica, para ambos os cargos, conforme definido neste edital.
  • O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse

Panorama

O concurso PC AL terá provas aplicadas no dia 29 de agosto deste ano (2021) e as inscrições estarão abertas do dia 7 de junho ao dia 12 de julho, com taxa no valor de R$ 95.

Além das provas objetivas, os candidatos passarão pelas provas discursiva, TAF, prova prática, avaliação médica, psicológica, comprovação documental e CFP. O certame será regido pela banca Cebraspe.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo

notícias de concursos públicos

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.