
Está formada a Comissão Organizadora do novo concurso PC AP (Polícia Civil do Amapá)! O decreto que institui o grupo foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (6/3).
A comissão fica responsável por planejar, coordenar e conduzir os trâmites do edital.
A comissão é diretamente subordinada à Secretaria de Estado da Administração (SEAD) e reúne representantes de três órgãos:
| Órgão | Membros |
|---|---|
| SEAD (presidência) | Cinthya Noemia Mendes Gomes, Xirlene do Socorro da Costa, Alex Almeida Rodrigues da Silva, Adiel Vitória Fagundes, Dinaldo Pereira da Trindade, Felipe Sakai de Souza, Carina Bianca de Souza Bastos |
| Polícia Civil | Ruben dos Santos Neves Júnior, Daniel Fernandes Figueiredo, Lorena Garcia do Nascimento |
| PGE | Thiago Lima Albuquerque |
Em novembro de 2025, o governador Clécio Luís confirmou que novos concursos para a Polícia Civil, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação seriam lançados no primeiro semestre de 2026.
Além disso, a secretária Cinthya Mendes, que preside a comissão, já havia antecipado detalhes em novembro: o certame da PC AP deve suprir a carência de efetivo nos cargos de Agente e Delegado, com tratativas conduzidas junto ao delegado Marsili.
Confira publicação em diário oficial:

Informática para carreiras policiais!
Não deixe os conhecimentos de INFORMÁTICA para trás na preparação para certames policiais! Acesse o material gratuito e estude com questões selecionadas por especialistas em concursos públicos. Confira já!
Último concurso PC AP
O concurso PC AP mais recente foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em 2017, com 900 vagas distribuídas entre imediatas e cadastro de reserva para cargos de nível superior:
| Cargo | Vagas imediatas | Cadastro de reserva |
|---|---|---|
| Delegado de Polícia | 18 | 82 |
| Agente de Polícia | 120 | 380 |
| Oficial de Polícia | 60 | 240 |
O processo seletivo incluiu provas objetivas e redação, prova prática de digitação, exame médico e documental, TAF, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional.
As provas objetivas de agente e oficial contaram com 50 questões (22 de Conhecimentos Gerais + 28 Específicos); para delegado, foram 60 questões (20 Gerais + 40 Específicos). As disciplinas cobradas incluíram Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Penal, Processual Penal, Administrativo, além de História e Geografia do Amapá.
Mantenha-se informado!
O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.
Resumo
- Situação: comissão formada
- Banca: a definir
- Vagas: a definir
- Cargos: Agente e Delegado (previsto)
- Último edital
A Semana do Concurseiro continua — e o Lote 2 já está liberado! 🚀
Se você acompanhou nossas lives, já sabe: 2026 promete ser um dos melhores anos para quem quer conquistar a aprovação. E quem começa antes, sai na frente.
Agora é a sua chance de aproveitar as assinaturas do Direção com valores promocionais do Lote 2 e acelerar sua preparação.
📚 Conteúdo completo
🎯 Estratégias atualizadas para os concursos mais disputados
💰 Condições especiais por tempo limitado
Enquanto muitos ainda estão pensando por onde começar, seu concorrente já está estudando.
👉 Escolha sua assinatura e comece agora!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: