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Concurso PC MG Administrativo: o que faz um técnico e analista?

Concurso PC MG Administrativo: o que faz um técnico e analista?

O concurso PC MG está com previsão de ter outro edital publicado, além do que já está na praça e com as inscrições abertas. Um novo certame ainda será divulgado, mas para a área administrativa.

Ao todo, foram autorizadas 51 vagas para o cargo de Analista da Polícia Civil, que exige nível superior completo, e 114 vagas para Técnico Assistente da Polícia Civil, que tem como requisito nível médio.

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Mas o que faz um Técnico e um Analista na PC MG? Confira, nesta matéria, quais são as atribuições de ambos os cargos:

O que faz um técnico e um analista da PC MG?

De acordo com a legislação que rege os cargos da Polícia Civil de Minas Gerais, um analista é responsável por executar atividades nas áreas contábil, jurídica, estatística, tecnológica, biblioteconômica, de cerimonial, relações públicas, informação, comunicação, gestão, logística, educação, saúde e psicossocial, de identificação civil, registro e licenciamento de veículo automotor e habilitação do condutor.

Além disso, outras atribuições referentes ao cargo de analista são:

  • Atuar no suporte à gestão, nas atividades financeira e orçamentária do órgão, bem como na elaboração e apoio à execução de projetos e políticas públicas.
  • Elaborar e analisar minutas, editais de licitação, contratos, convênios, acordos, ajustes, atos administrativos e outros instrumentos congêneres.
  • Exercer atividades, no campo da informática, relacionadas à análise, desenvolvimento e implantação de programas, sistemas e aplicativos de informática, ao uso dos recursos de multimídia e internet, à administração de banco de dados, suporte e instalação de equipamentos e redes de computadores, ao suporte técnico e metodológico no desenvolvimento de sistemas, voltados à segurança física e lógica dos dados, à implementação de planos de recuperação de dados e funcionamento de emergência, de transmissão de dados, manutenção nos sistemas de informação e outras atividades, visando à adequada gestão do parque computacional para assegurar a integridade, exatidão, segurança e rapidez no tratamento de informações.
  • Realizar estudos para a solução de problemas relacionados ao uso dos recursos computacionais disponíveis e layout físico, visando ao melhor aproveitamento de espaços e interação entre as unidades
  • organizacionais.
  • Preparar manuais de métodos e de serviços, bem como elaborar fluxogramas de sistemas estruturados, treinando e assessorando os usuários na implantação e manutenção de novas rotinas de serviços.
  • Desenvolver atividades inerentes às áreas de engenharia e arquitetura, elaborando e orientando a execução de projetos de construção, recuperação, manutenção e preservação do patrimônio imobiliário.
  • Emitir notas técnicas e responder a consultas em matérias pertinentes à sua área de atuação, elaborar relatórios, comentários, vistorias, levantamentos e informes sobre as atividades realizadas, procedimentos adotados e resultados obtidos.
  • Atuar em equipes multiprofissionais, otimizando as relações de trabalho para maior produtividade, bem como promover, coordenar, executar e auxiliar em atividades de integração profissional, interdisciplinar e multidisciplinar.
  • Participar da preparação, acompanhamento, controle, execução e avaliação de atividades, planos, projetos, programas ou estudos ligados à administração de pessoal, estatística, recursos logísticos, materiais e patrimoniais, economia, orçamento, finanças e contabilidade, bem como a informações operacionais e gerenciais e ao desenvolvimento organizacional.
  • Executar atividades e tarefas necessárias à elaboração de pesquisas, estudos, análises, planejamento, implantação, supervisão, coordenação e controle de trabalhos das áreas de atuação da instituição, de acordo com os níveis de responsabilidade, conhecimento e habilidades exigidos para o cargo, compatíveis com a escolaridade e a função profissional requeridas.
  • Promover e orientar a preparação das prestações de contas dos recursos de projetos.
  • Coordenar ações de apoio administrativo, no que se refere ao atendimento ao titular do respectivo órgão ou entidade e suas assessorias, na execução de atividades que garantam o suporte necessário, imediato e contínuo dessas ações.
  • Implementar e coordenar a formulação da política global de ação da instituição, estabelecendo diretrizes para sua execução, no âmbito das atividades vinculadas.
  • Participar da elaboração do planejamento e da proposta orçamentária anual, visando ao cumprimento da missão institucional.
  • Acompanhar e monitorar metas pactuadas em acordos de resultados.
  • Analisar permanentemente o contexto institucional e subsidiar a formulação de diretrizes políticas de ação, normas e medidas a serem adotadas, conforme as necessidades presentes e futuras da instituição.
  • Operar e manter atualizados sistemas operacionais, equipamentos e recursos informatizados na execução de suas atividades.
  • Estabelecer contatos com técnicos, outras unidades e órgãos, mantendo intercâmbio de informações e experiências profissionais sobre assuntos de interesse de sua área de atuação e sistematizando as informações.
  • Estabelecer canais de participação e interação cidadã, por meio eletrônico, com vistas ao aprimoramento institucional e à melhor prestação de serviços à sociedade.
  • Articular de maneira sistêmica os recursos e capacidades técnicas disponíveis para consecução dos objetivos institucionais.
  • Racionalizar processos e procedimentos, tendo em vista a melhoria de resultados, bem como a diminuição de custos.
  • Assessorar a instituição na identificação, avaliação e acompanhamento de convênios e de instituições conveniadas.
  • Analisar o ambiente econômico, elaborar e executar projetos de pesquisa de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros, bem como planejar, organizar, desenvolver e gerir programação econômico-financeira.
  • Acompanhar e promover atividades preventivas e de segurança do trabalho.
  • Elaborar diretrizes para programas de prevenção de acidentes de trabalho e combate às condições de insalubridade e periculosidade.
  • Estabelecer medidas para atendimento médico a acidentados no ambiente de trabalho.
  • Realizar trabalhos de análises clínicas, toxicológicas, biológicas e microbiológicas.
  • Examinar pacientes para fins de diagnóstico odontológico e realizar tratamentos dentários, protéticos, cirúrgicos e correções estéticas.
  • Realizar avaliações nas áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social e psicologia com a finalidade de subsidiar decisões em perícia médica e saúde ocupacional.
  • Executar atividades de enfermagem e orientar a respeito da saúde e medicação.
  • Orientar a distribuição de material médico-hospitalar, o encaminhamento de pacientes e as tarefas ligadas à pratica da medicina.
  • Ajudar a restabelecer deficiências musculares, procurando recuperar as dificuldades motoras e definir técnicas a serem aplicadas para a recuperação física.
  • Prevenir, identificar e corrigir distúrbios funcionais de audição ou fala.
  • Realizar consultas médicas nas especialidades da sua habilitação profissional, fazer exames clínicos, prescrever medicamentos e desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida.
  • Atuar em programas de prevenção, saneamento e planejamento da saúde.
  • Desenvolver e acompanhar projetos gráficos, desde a préimpressão até o acabamento final, nos setores de design, tratamento de imagens, editoração, arte final, fotolito, impressão, utilizando conhecimento nas áreas de tecnologia especializada em Artes Gráficas e interagindo frente às dinâmicas sociais e à evolução tecnológica.
  • Coordenar, orientar e acompanhar as atividades executadas pelos Portadores de Necessidades Especiais.
  • Desenvolver atividades das áreas de comunicação social, em especial, as relacionadas com editoração, diagramação, imagens, arquivos, reportagens e revisões segundo critérios universais de jornalismo, sob orientação e supervisão hierárquicas.
  • Executar outras atividades correlatas ao seu cargo e compatíveis com as atribuições gerais estabelecidas, no item III.2 do Anexo III da Lei nº 15.301, de 2004, conforme necessidade do serviço e orientação superior

Já de acordo com a legislação, o técnico assistente é responsável por prestar serviços e executar atividades de apoio administrativo e logístico, relativos ao exercício das competências legais do respectivo órgão ou unidade, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Além disso, outras atribuições referentes ao cargo são:

  • Oferecer suporte técnico, administrativo e logístico, bem como executar atividades nas áreas de educação, saúde, coletar impressões digitais e dados biográficos para a identificação civil, realizar vistoria de veículos e colher dados para o registro e licenciamento de veículo automotor e para a habilitação do condutor.
  • Exercer atividades de apoio técnico-administrativo relativo às áreas de recursos humanos, planejamento, estatística, recursos logísticos e materiais, comunicação, economia, orçamento, finanças, contabilidade, informações operacionais e gerenciais, ensino, pesquisa e saúde.
  • Coletar e preparar dados para estudos, pesquisas, análises, relatórios, pareceres ou quaisquer outros atos de natureza econômica, financeira e jurídica.
  • Programar e promover a execução de procedimentos licitatórios de serviços e de fornecimento, bem como subsidiar a unidade responsável pela elaboração de contratos.
  • Relacionar, orçar e solicitar materiais e instrumentos de trabalho, sob orientação superior, efetuando o devido controle e organização.
  • Realizar tarefas de suporte em gestão e controle de convênio e contratos.
  • Coletar, apurar, selecionar, registrar e consolidar dados para a elaboração de informações estatísticas.
  • Realizar trabalhos de digitação e redação de ofícios, atas e expedientes de interesse administrativo, a protocolização, o preparo, a seleção, a classificação, o registro, o arquivamento e a organização
  • de documentos e formulários.
  • Efetuar atendimentos e prestar informações ao público.
  • Conduzir veículos não caracterizados com a identificação da Polícia Civil e caracterizados quando acompanhado de policial civil, mantê-los em boas condições de conservação e funcionamento, providenciando consertos, abastecimento, lubrificação, limpeza e troca de peças, bem como zelar pela segurança das pessoas e materiais durante o transporte;
  • Elaborar programas definidos pelos analistas de sistemas, preparando instruções detalhadas e codificadas para linguagem de computador, preparar manuais de operação, executar a manutenção dos sistemas implantados e estudar a racionalização destes.
  • Auxiliar em atividades técnicas na área de informática relativas a desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, projeto e implementação de banco de dados, uso dos recursos de multimídia e internet, suporte a equipamentos e redes de computadores, instalação de equipamentos para transmissão de dados, rotinas de segurança e demais atividades visando resguardar dados e informações, bem como implementar planos de recuperação de dados e o funcionamento de emergência.
  • Operar os sistemas corporativos registrando informações e emitindo relatórios para análises prospectivas, estudos de viabilidade e outros elementos de suporte a decisão, bem como alimentar os programas e as fontes de informações de sua unidade.
  • Colaborar com outros profissionais na solução de problemas relacionados ao uso dos recursos computacionais disponíveis e layout físico, visando ao melhor aproveitamento de espaços e interação entre as unidades organizacionais.
  • Acompanhar o processo de gestão de suprimento de bens e serviços, auxiliando no controle de qualidade e na fiscalização destes.
  • Atuar no desenvolvimento e no aperfeiçoamento das técnicas de trabalho, com vistas à sua melhoria qualitativa e quantitativa.
  • Participar da integração e intercâmbio com outros órgãos e entidades auxiliando na execução, no planejamento e no monitoramento de planos, projetos e programas.
  • Controlar a movimentação dos veículos e a manutenção da frota.
  • Atuar, sob a supervisão do médico do trabalho ou cirurgião dentista, no atendimento a servidores e seus dependentes, em exames, tratamentos e intervenções cirúrgicas.
  • Desempenhar atividades técnicas de enfermagem e prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro.
  • Executar tarefas de instrumentação cirúrgica, organizar o ambiente de trabalho, realizar registros e elaborar relatórios técnicos.
  • Preparar lâminas para exames anátomo-patológicos; coletar material biológico de pacientes; preparar reagentes e soluções; receber e distribuir medicamentos; conferir fórmulas e documentar atividades e procedimentos, sob a supervisão direta do profissional da sua área específica de atuação.
  • Prestar primeiros socorros para encaminhar o paciente ao tratamento específico, conforme orientação superior.
  • Auxiliar na elaboração e execução de programas e planos de proteção à saúde dos servidores.
  • Executar outras atividades, na sua área de atuação, correlatas ao cargo e compatíveis com as atribuições gerais definidas no item III.2 do Anexo III da Lei nº 15.301, de 2004, conforme orientação superior.

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Resumo concurso PC MG Administrativo

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Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

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