Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso PC RN: Associação pressiona por novo edital, que deve sair em 2020

Maurício Miranda Sá Maurício Miranda Sá comentários
22/07/2020, às 06:46 • 2 meses atrás

Um novo capítulo da novela que se tornou o concurso PC RN foi divulgado. No último dia 14 de julho, a Adepol (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte) divulgou levantamento que aponta um alto deficit de pessoal no órgão.

Segundo a informação, o RN tem o 3º menor efetivo de delegados do país, o que acaba refletindo nos números alarmantes da violência no estado.

Com a falta de novo concurso, que já dura 12 anos, os números desse deficit só aumentam.

Nesta matéria, você saberá tudo acerca do concurso PC RN, mas antes saiba como estudar para concursos da área policial, com os melhores materiais e professores do mercado de concursos, pagando um valor que cabe no seu bolso:

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

Concurso PC RN: “A criminalidade aumenta e o efetivo diminui”

A Associação expõe que, de 2008 para cá (2020), já houve a aposentadoria de 82 delegados, sem contar com os 40 que estarão aptos à aposentadoria nos próximos anos (29 já possuem esse pré-requisito e 11 poderão fazê-lo nos próximos três anos).

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "RN TEM o 3° MENOR EFETIVO DE DELEGADOS DE POLÍCIA DO PAÍS LÍCIA IVIL #ConcursoPCRNJá ADEP RN V"
  • “De 2008 para cá, 82 delegados se aposentaram. Além disso, existem hoje 29 delegados aptos a se aposentar e mais 11 nos próximos três anos. Em contrapartida nesse mesmo período, apenas 83 foram empossados e alguns deles, já solicitaram exoneração, assim como muitos outros que decidiram deixar a Polícia Civil para assumir vagas conquistadas em outros concursos”, afirmou a Adepol em postagem realizada através do Facebook.

Tais Aires, delegada da PC RN, afirmou que teme uma piora na situação da segurança pública, se o governo não se movimentar: “A criminalidade aumenta e o efetivo diminui”, disse à imprensa local.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso PC RN: previsão de nova seleção

A delegada Tais Aires, em entrevista à Rádio 98 FM, foi perguntada se há previsão de novos concursos para a PC RN, e respondeu:

  • “Há uma batalha da Adepol e de outras entidades de classe, por um novo concurso. Nas três categorias (delegados, escrivães e agentes), é óbvio, que há um alto deficit, apesar dos números colhidos terem sido apenas em relação ao cargo de delegado”, disse.

Promessas não cumpridas

Aires ainda falou sobre as promessas feitas e não cumpridas até o momento:

  • O concurso PC RN já se arrasta a mais de quatro (4) anos e quando foi no começo deste ano (2020), optou-se por ‘zerar’ todo esse processo e iniciar um novo processo, para a realização de um novo concurso, com a promessa da governadora na publicação do edital em abril, o que ainda não ocorreu”, continuou.

Fase de escolha de banca

Após o desmonte no processo que já se arrastava por anos e a realização de novos procedimentos, com vistas à publicação de um novo edital, a delegada declarou:

  • “O processo do concurso PC RN está na Secretaria de Administração, aguardando a definição da banca organizadora. Mas por que a gente sempre levanta o assunto sobre a urgente necessidade? Por que depois dessa, ainda vem as fases de contratação da banca, para só depois a publicação do edital. Como se sabe, a seleção tem muitas fases, como prova objetiva, discursiva, TAF, psicotécnico, para só depois fazer a academia (Curso de Formação Profissional) e, somente depois disso, está pronto para o candidato ser nomeado”, frisou.

Concurso PC RN: informações gerais

As informações anteriores aos dados expostos pela Adepol RN indicam que o edita do concurso PC RN continua previsto para 2020. A Secretaria de Administração confirma que o andamento da seleção não foi paralisada pela pandemia de Covid-19.

Veja:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pc-rn3-1024x226.png

São previstas 301 vagas, além da formação de um cadastro de reservas. Há duas bancas favoritas, para a organização do concurso PC RN, após contato da comissão de licitação por propostas:

  • “Eu mantive contato com a presidente da Comissão de Licitação do concurso PC RN, onde o processo se encontra, e fui informada de que todas as bancas sugeridas foram contatadas e duas já enviaram propostas”, disse Tais Aires em junho.

Concurso PC RN: remuneração

O concurso PC RN tem bons salários iniciais, para os cargos previstos:

Resumo concurso PCRN 2020

  • Situação: fase final de escolha de banca
  • Cargos: Delegado, Agentes e Escrivães
  • Salário inicial : R$ 9.185,40 (delegados) e R$ 3.755,00 (agentes e escrivães)
  • Nível: superior em qualquer área
  • Último concurso: 2008 (Cespe/Cebraspe)
  • Banca: a definir
  • Vagas: 301 + CR (230 agentes, 47 delegados e 24 escrivães)
  • Último edital aqui
  • Cursos completos aqui
concurso estadual concursos estaduais concursos policiais pc rn

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.