Concursos Abertos Concursos 2021

Relatório do TCE SP indica déficit de 8 mil agentes na PC SP

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
19/07/2019, às 18:52 • 2 anos atrás

O relatório de fiscalização do TCE SP, adquirido pelo veículo GloboNews, indica dados alarmantes sobre o quantitativo de pessoal da PC SP. Segundo os número, há 8.821 agentes a menos que o ideal.

O relatório demonstrou que o maior déficit é de investigadores. O quadro ideal sugere 11.957 servidores, porém só há 2.899 em atividade. Isso representa de 75% do efetivo da PC SP.

relatório TCE SP
Tabela do Direção Concursos com dados do relatório TCE SP

A segunda carreira com o maior déficit é de papiloscopista, com somente 325 servidores ativos quando o ideal devia ser 875. A taxa de déficit é de 62,85%.

Outro dado levantado pelo relatório é que 30% dos policiais estão aptos a se aposentarem e 37% têm mais de 50 anos, o que pode agravar ainda mais a situação de falta de servidores.

Resposta da Secretaria de Segurança do SP

Uma das recomendação presentes no relatório do TCE SP, era a realização de concurso para repor essa quantidade. Em resposta, a SSP SP afirmou que já está em andamento concursos para delegado, investigadores, escrivães e agentes policiais.

Ainda segundo a Secretaria, a previsão é de um certame com 2.750 vagas para esse ano e outro com a mesma quantidade para o próximo. O órgão informou também que a intenção é realizar concursos anuais para todas as polícias.

Resumo concurso PC SP 2019

  • Situação: autorizado
  • Cargos: investigador, escrivão, delegado e agente
  • Vagas previstas: 2.750
  • Link dos últimos editais: Escrivão, Delegado e Investigador
  • Confira pacotes completos para PC SP aqui
concurso da pc sp concurso da pc sp 2019 concurso pc sp 2019 concurso policia sp edital pc sp 2019 pc sp 2019

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.