Natália Pires • 28/06/2024
Foi aprovado nesta quinta-feira (27/6), o projeto de lei complementar Nº 7, de 2024, que visa excluir a aplicação das provas orais para quase todos os cargos do concurso PC SP (Polícia Civil do Estado de São Paulo).
O PLC, de autoria do deputado federal Danilo Balas (PL), foi aprovado durante a 38ª sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), neste 27 de junho.
A medida visa simplificar o processo seletivo, tornando-o mais eficiente e alinhado com as práticas adotadas em outros estados brasileiros. Como justificativa para a alteração, o documento afirma que a exclusão da obrigatoriedade da prova oral fará com que o certame seja mais eficiente e ágil, tendo em vista que “a prova oral é um método de avaliação que tem sido objeto de críticas frequentes. A realização dessa etapa gera constrangimento e insegurança nos candidatos, além de demandar recursos e tempo desnecessários”.
Vale lembrar que após a aprovação na Alesp, o projeto de lei aguarda sanção do governador Tarcísio de Freitas para entrar em vigor. Caso o governador não vete a proposta, a mudança já pode valer para os próximos concursos públicos.
É importante ressaltar que as provas orais seguirão sendo aplicadas para a carreira de Delegado, em razão de suas especificidades.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
O último concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) foi publicado em setembro de 2023 e ofertou 3.500 vagas distribuídas entre as seguintes especialidades:
Com relação aos salários, os aprovados foram beneficiados com os seguintes valores:
O certame contou com 5 etapas, são elas:
As provas objetivas foram compostas por 80 questões de múltipla escolha, valendo, ao todo, 100 pontos.
Já a prova escrita para delegado foi composta por 5 questões discursivas e versou sobre as seguintes disciplinas: Penal, Legislação Especial, Direito Processual Penal, Constitucional, Direitos Humanos e Direito Administrativo.
Para os demais cargos a prova foi estruturada a partir de 4 perguntas. Estas, por sua vez, centraram-se nas seguintes áreas de conhecimento:
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.