Maurício Miranda Sá • 22/04/2021
Um dos certames para esperados de 2021 é o concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo), que terá edital publicado para o provimento de 2.939 vagas de nível superior.
Apesar de o número já ser excelente, a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) acredita que esse número de vagas que serão ocupadas poderá ser muito maior.
Acontece que o órgão vem perdendo cerca de 2.000 servidores por ano, o que ocasiona uma alta defasagem na corporação. Só para se ter uma ideia, nos anos de 2018, 2019 e 2020, a PC SP perdeu mais de seis mil policiais.
Os dados são do próprio sindicato. Raquel Kabashi Gallinati, presidente do Sindpesp, mostra preocupação com aposentadorias.
Em entrevista concedida ao portal Central de Concursos, Raquel informou ser alarmante a situação da Polícia Civil. A falta de pessoal, conforme disse, vem sobrecarregando os atuais servidores.
Com isso, a prestação de serviços, como o atendimento ao público em geral, não vem sendo feita de forma excelente, visto que a corporação tem um terço a menos do que é considerado ideal.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!
Autorizado desde o ano de 2019, o concurso PC SP já teria banca organizadora definida: a Vunesp. Isso porque a empresa confirmou edital para junho deste ano.
Em entrevista concedida à Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), em julho de 2020, o delegado-geral da Polícia Civil paulista, Dr. Ruy Ferraz Fontes, falou que os editais estavam “prontos para serem lançados”.
Acontece que, em contato com o órgão em fevereiro, o jornalismo do Direção Concursos recebeu a seguinte informação oficial:
Das vagas autorizadas, 1.600 seriam somente para o cargo de escrivão de Policia Civil. Outras 900 seriam destinadas ao cargo de investigador e as restantes divididas entre os cargos de delegado (250) e médico legista (189).
O último concurso PC SP teve provas aplicadas em 2018, para o provimento de 2.750 vagas nos cargos de agente de telecomunicações, agente, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista, investigador, escrivão e delegado.
A divisão ficou assim:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.