Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF Agente: delegado cobra urgência da Procuradoria-Geral

Concurso PCDF Agente: delegado cobra urgência da Procuradoria-Geral

Em publicação realizada através de uma de suas redes sociais, o delegado Robson Cândido, diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, informou que pediu urgência à Procuradoria-Geral do DF nos trâmites que levarão à publicação de um novo edital do concurso PCDF para agente.

Veja:

Notícias de março/2020

O Direto Geral (DG) da Polícia Civil do Distrito Federal deu, na quinta-feira (19/03/2020), uma injeção de ânimo naqueles que esperam notícias acerca do concurso PCDF para Agente de Polícia.

Segundo o mandatário do órgão, o certame para o referido cargo está se movimentando e aguarda novidades quanto à banca em breve:

“Apesar da tragédia implementada pelo COVID-19, acredito que teremos em breve a escolha da banca que irá realizar o concurso de Agente de Polícia da PCDF. Temos pressa na conclusão do certame e tb na nomeação e posse dos aprovados”, postou Robson Cândido.

Esta é, como disse o DG, uma grande notícia, visto que o país vive, hoje, um grande problema de saúde pública, o qual vem cancelando e suspendendo provas de concurso em todo o Brasil.

Vale lembrar que o próximo certame para o cargo de Agente oferecerá 1.800 vagas. São 600 vagas para provimento imediato e mais um cadastro de reservas com 1.200 vagas. Uma das maiores oportunidades deste ano de 2020.

CURSOS COMPLETOS PARA O CONCURSO PCDF

Concurso PCDF Escrivão suspenso

Na segunda semana do mês de março (2020), uma notícia abalou os concurseiros que sonham com uma vaga na Polícia Civil Distrital: o concurso PCDF Escrivão teve suas provas canceladas, devido ao surto causado pela pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

As provas estavam marcadas para o domingo (15) e ofertariam 300 vagas para provimento imediato no órgão.

Porém, com a suspensão, uma nova data para a realização da seleção ainda não foi divulgada, o que deve ser feito assim que a disseminação do vírus for controlada.

Resumo concurso PCDF Escrivão

Apanhado geral sobre o concurso PCDF Agente

No dia 05 de setembro (2019), o governador Ibaneis Rocha tornou pública a autorização de um novo concurso PCDF para o cargo de Agente de Polícia. Veja:

Como foi o concurso PCDF em 2013?

O concurso PCDF contou, à época, com sete (7) fases distintas que foram de provas de conhecimentos (objetiva e discursiva) até o curso de formação profissional. Confira:

  • provas objetiva e discursiva;
  • TAF (prova de capacidade física);
  • exames biométricos e avaliação médica;
  • avaliação psicológica;
  • sindicância de vida pregressa;
  • Avaliação de Títulos;
  • Curso de formação profissional.

As vagas disponíveis no edital foram em número de 300, com 285 para provimento da ampla concorrência e 15 reservadas às pessoas com deficiência.

Provas Objetivas

Contando com 120 itens no formato de CERTO e ERRADO (onde uma errada uma questão correta), a prova do concurso PCDF separou as questões da seguinte forma:

  • foram 60 assertivas de conhecimentos básicos;
  • e 60 assertivas de conhecimentos específicos.

A prova teve duração de 4h30 e ainda contou com uma etapa discursiva.

Conteúdo cobrado no concurso PCDF Agente:

O cargo de Agente da PCDF exigiu do candidato o conhecimento nas seguintes disciplinas:

Conhecimentos básicos (60 questões):

  • língua portuguesa (23 questões);
  • noções de informática (15 questões);
  • raciocínio lógico (15 questões);
  • atualidades (7 questões).

Conhecimentos específicos (60 questões):

  • constitucional (10 questões);
  • administrativo (10 questões);
  • penal (8 questões);
  • processo penal (13 questões);
  • legislação específica (8 questões);
  • legislação extravagante (11 questões).

Além das disciplinas exigidas em 2013, espera-se, para o próximo concurso de Agente, a cobrança da disciplina sobre Realidades do Distrito Federal. Isso devido a aprovação, recente, da lei que torna obrigatória a sua presença nos concursos do DF.

Quando ganha um Agente da PCDF?

No plano de cargos e salário da Polícia Civil do DF, um Agente da PCDF ganha, incialmente, o valor de R$ 8.698,78 e chega, no topo da carreira, a receber R$ 13.751,51. Veja na tabela:

REMUNERAÇÃO AGENTE PCDF

É bom salientar que há um lobby muito grande do órgão na equiparação salarial com os Agente da Polícia Federal. Isso pode ser mais um fator de motivação para aqueles que sonham em ingressar no órgão.

Resumo PCDF Agente

NOTÍCIAS DIREÇÃO CONCURSOS
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.