Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: “nós já estamos no limite”, diz presidente do Sindpol

Concurso PCDF: “nós já estamos no limite”, diz presidente do Sindpol

O presidente do sindicato dos policiais civis do Distrito Federal (Sindpol), Alex Galvão, em entrevista concedida ao canal da Tv Comunitária do DF (TVCOMDF), falou sobre o concurso PCDF.

Na oportunidade, Galvão explicou que em um concurso público para a área policial os candidatos precisam passar por diversas fases e por isso a formação de um policial é muito longa e costuma demorar muito.

Além disso, no concurso PCDF houve outro fator que atrasou ainda mais o certame, que foi a suspensão em virtude da pandemia do Covid-19.

O presidente menciona ainda uma defasagem de mais de 55% do quadro de servidores e que atualmente as delegacias funcionam por causa do Serviço Voluntário Gratificado (SVG), onde os policiais optam por trabalhar nos dias de folga.

Tendo em vista o deficit no quadro da PCDF e a necessidade urgente de reestabelecer o quadro da corporação, entre outras demanda, Galvão falou sobre o novo cronograma anunciado do concurso PCDF.

Conforme já havíamos mencionado aqui, o novo cronograma do concurso PCDF prevê que o certame seja homologado só no ano de 2023 para o cargo de escrivão e 2024 para o cargo de agente.

“Você consegue compreender isso? Até lá nós teremos 2022 e 2023 completos com situações assim, que só vai funcionar se o policial se dispor a trabalhar. Isso pode ficar precarizado, nós já estamos no limite”, destacou.

O presidente do Sindpol citou um exemplo do que pode vir a acontecer com as delegacias da mulher. Segundo ele, a sessões de atendimento a mulher pode não ter policias pala atender ao público e as ocorrências podem ficar paradas.

Confira a entrevista na íntegra aqui.

Cronograma concurso PCDF

Os candidatos do concurso PCDF fizeram uma carta aberta ao Cebraspe questionando justamente os novos prazos previstos para homologar o certame.

No edital de abertura havia previsão de inicial de 600 dias para concluir todas as etapas e a nova expectativa é de que as mesmas etapas sejam concluídas no prazo de 823 dias para o cargo de agente de polícia.

Levando em consideração as mesmas etapas, o concurso PCDF para o cargo de escrivão passaria 401 para 505 dias.

Resumo

AGENTE

  • Banca: Cebraspe
  • Cargo: Agente
  • Vagas: 600 + CR (1.200)
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Provas: 22/8/21
  • Edital

ESCRIVÃO

  • Banca: Cebraspe
  • Cargo: Escrivão
  • Vagas: 300
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Provas: 21/8/2021
  • Edital

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Katharine Mota

Katharine Mota

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.