Logo Direção Concursos
Pesquisa

[URGENTE] Concurso PCDF: provas Agente e Escrivão suspensas

[URGENTE] Concurso PCDF: provas Agente e Escrivão suspensas

Foram publicadas, às 12h35 desta segunda-feira (14/9), as suspensões das provas do concurso PCDF para Agente e Escrivão. Ambos concursos públicos estavam com provas previstas para serem aplicadas em outubro.

A suspensão foi oficialmente publicada no site da banca organizadora, Cebraspe. Nas últimas semanas, grupos de concurseiros e até parlamentares se pronunciaram a favor do adiamento nas provas.

Nos comunicados, a justificativa da suspensão era devido à quantidade de candidatos inscritos de outros estados e a curva epidemiológica do vírus Covid-19 no Distrito Federal.

A prova de Agente estava prevista para ser aplicada no dia 18 de outubro e a de Escrivão, no dia 17 de outubro.

Veja abaixo os comunicados oficiais:

Clique aqui e leia a nota da Polícia Civil na íntegra.

concurso pcdf
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso PCDF: embates para adiamento vs realização das provas

Nas últimas semanas, diversos grupos se uniram e realizaram abaixo-assinados ou pelo adiamento das provas do concurso PCDF ou pela realização das avaliações.

Entre eles, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios também emitiu um posicionamento, questionando à PCDF como as provas seriam realizadas.

A data prevista para que o MPDFT emitiria um posicionamento oficial era 18 de setembro.

Enquanto isso, grupos de concurseiros que iam realizar as provas se movimentaram e realizaram abaixo-assinados ou defendo a realização das provas ou pelo adiamento.

O grupo que defendia a suspensão das provas usava como justificativa a integridade não só dos candidatos, mas de muitos familiares que se enquadravam como grupo de risco e podiam correr o perigo de se infectar com o coronavírus.

“A realização dessas provas é um ato desumano que fere não só a integridade dos candidatos, mas também a de seus familiares, muitos inclusive, classificados como grupo de risco. Além disso, o concurso reunirá candidatos de todo o Brasil, vindos de regiões com índices diferentes de contaminação”, afirma o texto pelo adiamento do concurso PCDF.

Por outro lado, o grupo que defendia a realização das provas na data prevista usava como base o fato de que as escolas particulares já estarem autorizadas para retornarem.

Além disso, apontavam que a banca Cebraspe teria boas condições de organizar a seleção, com boa logística, fracionamento de candidatos e uso de máscaras.

“As escolas particulares já estão autorizadas a reabrir no DF com datas definidas. A Educação infantil e o Ensino Fundamental voltam em 21 de setembro, o que torna a possibilidade de realização da prova viável. A banca Cesbraspe tem condições de organizar uma boa logística com o fracionamento de candidatos e uso de máscara, garantindo o distanciamento adequado e evitando aglomerações. Dessa forma, pedimos o mantimento das provas para o dia 17 e 18 de outubro conforme publicado pela banca Cebraspe”.

Concurso PCDF: qual era a situação atual?

O edital do concurso PCDF Agente ofertou 600 oportunidades imediatas e 1.200 para o Cadastro de Reserva. A banca organizadora é a Cebraspe e as provas estavam previstas para o dia 18 de outubro.

Já o edital do concurso PCDF para Escrivão ofertava 300 vagas imediatas e banca também era a Cebraspe. As provas estavam previstas para o dia 17 de outubro.

RESUMO DOS CONCURSOS PCDF

AGENTE

  • Banca: Cebraspe/ Cespe
  • Situação: suspenso
  • Cargo: Agente
  • Vagas: 600 + CR (1.200)
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Inscrições: encerradas
  • Provas estavam previstas para: 18/10/2020

ESCRIVÃO

  • Banca: Cebraspe/ Cespe
  • Situação: suspenso
  • Cargo: Escrivão
  • Vagas: 300
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Inscrições: encerradas
  • Provas estavam previstas para: 17/10/2020

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso pcdf 1
concurso pcdf 2
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.