PUBLICIDADE

Concurso PC SP: certame é suspenso por irregularidades na prova oral

Ação popular denuncia eficácia da prova oral do edital para investigador

Por

Rebeca Kemilly
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso PC SP: certame é suspenso por irregularidades na prova oral

O concurso PC SP (Polícia Civil de Estado de São Paulo) para investigador foi suspenso após ação popular que denuncia eficácia da prova oral, aplicada em junho de 2025. O certame foi realizado em 2023 e ofertou 3.500 vagas, sendo 1.250 para o cargo em questão.

A ação foi ajuizada pelo advogado José Da Silva Moura Neto, que comentou o caso nas redes sociais. “Acreditem ou não, a prova oral foi uma ‘galhofa'”, disse. Confira:

José explicou que, durante a realização das provas orais, em junho, o examinador abria um PDF com material de curso preparatório para formular todas as perguntas feitas aos candidatos. Desta forma, uma parcela de concorrentes pode ter sido favorecida. “Qual é a credibilidade que uma prova dessa pode ter?”, questiona o advogado.

Confira trechos da decisão:

“(…)Constata-se, no entanto, que há relevância na argumentação do autor popular, ora agravante, no que se refere ao fato de que as imagens indicadas aos 6 minutos do “6vídeo” na gravação acessível pelo link disponibilizado a f. 01, revelam indícios suficientes de que a banca examinadora efetivamente utilizou, no exame oral, material elaborado por curso preparatório, e, deste modo, disponibilizado apenas para uma parcela de candidatos, o que implica em aparente favorecimento e afronta o princípio da isonomia.(…)”

“(…)Nestes termos, é caso de deferimento em parte da medida cautelar recursal para, mantidas as providências com relação às etapas anteriores do certame, e sem impedimento da ultimação dos procedimentos intermediários em curso, determinar que o Estado de São Paulo se abstenha de proceder a homologação do resultado do Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos vagos na carreira de Investigador de Polícia IP1/2023. (….)

O concurso PC SP segue suspenso até que o caso seja analisado. Segundo José, foram solicitados a exibição de documentos e esclarecimento sobre os fatos.

Estudando para concursos?

O Direção Concursos já aprovou candidatos nos concursos mais disputados do Brasil. Não fique de fora e comece agora a trilhar seu caminho rumo à aprovação! Conquiste a sua vaga

Panorama do concurso PC SP

Em julho de 2024 o Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil de São Paulo, Gilson Cézar Pereira, afirmou que um novo concurso PC SP já está sendo planejado e estudos complementares vem sendo feitos para pedir a autorização do próximo certame da corporação.

O último concurso PC SP foi realizado em 2023 e ofertou 3.500 vagas para as seguintes carreiras:

  • Investigador: 1.250 vagas;
  • Escrivão: 1.333 vagas;
  • Médico Legista: 116 vagas;
  • Perito: 249 vagas; e
  • Delegado: 552 vagas.

Além disso, foi publicado recentemente que o déficit atual da corporação é de cerca de 15 mil servidores. Segundo levantamento do SINDPESP, a PC SP registra um déficit de 36%, dentre os cargos vagos estão:

  • Delegado: 774 cargos vagos;
  • Escrivão: 2.388 cargos vagos;
  • Investigador: 3.482 cargos vagos;
  • Agente: 1.299 cargos vagos;
  • Perito: 377 cargos vagos;
  • Agente de telecomunicações policial: 1.083 cargos vagos;
  • Papiloscopista policial: 225 cargos vagos;
  • Auxiliar de Papiloscopista policial: 541 cargos vagos;
  • Carcereiro: 3.724 cargos vagos;
  • e outros.

Resumo do concurso

Vocês pediram, nós atendemos!

Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!

Tenha a possibilidade de estudar com professores de alto nível direcionados por áreas específicas.

Ps: são poucas vagas!

Clique na imagem abaixo e aproveite! 💥

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso pcsp
Concurso publico
concursos públicos
destaque-2
direcaoconcursos
pcsp
são paulo
Rebeca Kemilly

Rebeca Kemilly