Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF 2018: aprovados solicitam nomeação; órgão tem déficit de 4 mil servidores

Concurso PF 2018: aprovados solicitam nomeação; órgão tem déficit de 4 mil servidores

Uma comissão de aprovados no último concurso PF 2018 exigem a nomeação. Segundo os membros, cerca de mil concorrentes devem ser aprovados nas últimas etapas, mas não serão nomeados por excederem o número mínimo de vagas.

Clique aqui e conheça nossos cursos para a área policial!

O que os excedentes dizem

A comissão afirma que há um déficit no órgão em torno de 4 mil servidores. Faltam 629 delegados, 2249 agentes, 126 peritos, 920 escrivães, 116 papiloscopistas e 327 funcionários do administrativo. Os excedentes pedem a abertura de duas turmas consecutivas, ao invés da única prevista.

https://youtu.be/FhED28Wqn5A

No ofício elaborado pela comissão, é explicado a questão da carência no órgão:

Os aprovados também buscam mudar o item do edital que estabelece o prazo de validade de 30 dias, renovando por igual período.

Para a comissão, nomear os candidatos excedentes é uma medida de economia aos cofres públicos já que o concurso PF 2018 teve um custo de R$18 milhões.

Andamento do concurso

No momento, o concurso PF 2018 divulgou o resultado final da prova oral (somente para delegado) e da prova prática de digitação para Escrivão. No dia 12 de fevereiro será divulgado o resultado provisório da avaliação médica.

A primeira turma ainda não foi formada. O curso de formação na Academia Nacional de Polícia (ANP) está previsto para abril a setembro deste ano.

Um dos motivos de reclamação dos excedentes está previsto no ponto 23.29 do edital. Segundo o documento, o prazo de validade do concurso esgotará após 30 dias, contados a partir da homologação. O resultado final do concurso PF 2018 está previsto para dezembro deste ano.

Com o prazo estreito, os excedentes calcularam, através de certames anteriores, que o tempo médio entre a autorização e a posse é de 1 anos e 8 meses . Com isso, outro concurso só aconteceria em 2021.

O que a PF diz

Até o fechamento desta matéria, a assessoria de imprensa da PF não respondeu aos questionamentos da equipe de jornalismo do Direção Concursos.

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Veja nossos cursos para a área policial

Concurso PFConcursos PoliciaisPFPolícia Federalconcurso pf 2018concurso pf 2019concurso polícia federalconcursos 2019concursos policiais
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.