Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: “Não dá para achar banal a falta de vagas para peritos”, diz APCF

Concurso PF: “Não dá para achar banal a falta de vagas para peritos”, diz APCF

Em live realizada através do Instagram oficial da categoria, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, fala sobre o concurso PF (Polícia Federal) e cobra vagas para o referido cargo.

No início da transmissão, Camargo enaltece a importância do certame, mas se mostra irritado com aqueles que relativizam a falta de vagas para o cargo de perito criminal federal. Em suas palavras, “não dá para banalizar” isso e achar que é normal esse “esquecimento” por parte do órgão.

Na sequência, o presidente afirma que a categoria já vem sendo preterida, ou seja, “desprezada” desde o concurso PF de 2008, quando o quantitativo de vagas para perito foi reduzido de 400 para 150 vagas.

Em 2018, como a APCF já identificava a perda de 250 novos possíveis peritos (de 400 para 150, em 2008) e, portanto, acreditou-se em um maior número de vagas na seleção, o que não ocorreu.

  • “Isso aqui são águas passadas. Não adianta a gente, agora, ficar remoendo, mas é importante conhecer a história. Então, a gente sempre vêm brigando por isso.
cursos concurso polícia federal
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso PF: importância para a sociedade

“Não é só a valorização da categoria, o cargo de perito é importante para a sociedade”. Foi com essa frase que Marcos Camargo enalteceu a categoria, afirmando serem os profissionais os principais aliados da ciência, que se tornou ainda mais importante nesse momento de pandemia.

Em nome da APFC, Camargo aproveitou para dizer que o perito não é um auxiliar do delegado, mas um auxiliar da justiça, sendo uma figura importante e de extrema responsabilidade para a elucidação de crimes. A falta de um concurso PF para a carreira prejudica toda a população.

Concurso PF: solução

Para Camargo, a solução seria um remanejamento das 1.500 vagas destinadas aos cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista, para encaixar o cargo de perito criminal.

A APCF apresentou, aos responsáveis, o Ofício 737 mostrando que é possível esse remanejamento, como aconteceu em desfavor dos peritos. Outra solução seria o Poder Executivo criar novas vagas.

Um Projeto de lei, inclusive, já existe e pretende criar 250 novas vagas para a categoria. Mas devido à pandemia foi editada e Lei Complementar 173 que veda essa criação, o que torna isso um entrave importante.

A última possibilidade que está sendo aventada junto ao órgão e os responsáveis pela autorização de concursos federais é um novo concurso PF “emergencial”, em meados 2021, com “40 ou 50 vagas” destinadas à carreira de perito.

  • “Soluções existem. O que precisa é a administração da Polícia Federal realmente se empenhar, vestir a camisa, para que isso possa ser efetivado”, disse Marcos Camargo

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo concurso PF

  • Situação: tempo entre edital e provas REDUZIDO!
  • Banca: a definir
  • Cargos: Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado
  • Escolaridade: nível superior
  • Vagas: 1,5 mil vagas
  • Salários iniciais: de R$ 12 mil até R$ 23 mil
  • Link do último edital
  • Curso completo neste link
notícias concurso pf
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.