Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: entenda todo o processo de autorização do edital

Concurso PF: entenda todo o processo de autorização do edital

Nos últimos dias autorização do concurso PF tem confundido a cabeça de muitos concurseiros. Isso porque já que o órgão possui autonomia funcional e administrativa, seria necessária a autorização do Ministério da Economia para a publicação do novo edital?

A resposta é simples: não, a Polícia Federal não precisa de autorização formal do Ministério da Economia para que o novo concurso PF seja realizado.

Porém, existem outros trâmites, um tanto quanto complexos, que envolvem a publicação do edital.

Neste caso, a autorização deve partir do Diretor-geral da Polícia Federal, função atualmente ocupada pelo Rolando Alexandre de Souza, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A previsão está no Decreto 9739, que regula certames no Poder Executivo Federal:

Art. 27.  Fica delegada competência ao Ministro de Estado da Economia, permitida a subdelegação para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia para:

III –  à carreira de Policial Federal, cujos atos serão realizados pelo Diretor-Geral da Polícia Federal.

Assim como no último concurso, realizado em 2018, essa autorização deverá ser divulgada por meio de Portaria.

No último concurso PF, a autorização veio por meio da Portaria no 8.380 de 19 de abril de 2018. Nela conteve informações sobre:

  • Autorização do concurso PF;
  • Número exato de vagas;
  • Prazo para a publicação do edital;
  • Determinação ao Diretor de Gestão de Pessoal a realização do novo certame.

Como dito anteriormente, o Ministério da Economia não é responsável pela autorização, no entanto a Pasta é responsável por encaminhar um AVISO à Polícia Federal a respeito da disponibilidade orçamentária para novas contratações.

Tendo como referência o último edital, este aviso não será disponibilizado por meio de publicação no DOU, mas sim por meio de nota técnica dentro do processo no SEI. Veja a nota técnica aqui!

No último concurso o aviso também esteve expresso na autorização do novo concurso:

concurso PF: autorização do último edital
concurso PF: autorização do último edital

A informação também foi confirmada pela assessoria do órgão nesta terça-feira (27/10) à equipe de jornalismo do Direção Concursos:

Concurso PF: autorização do edital

Vale lembrar que na última semana trouxemos a informação de que o edital do concurso PF já estaria oficialmente autorizado e a hipótese não está descartada diante do novo discurso do Ministro da Justiça.

André Mendonça mencionou, na última segunda-feira (26/10), que o presidente Jair Bolsonaro pediu pessoalmente ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que a pasta desse andamento aos trâmites do certame.

Com isso, ficam esclarecidas as principais dúvidas a respeito da autorização do novo concurso PF. Lembrando que são previstas 2 mil vagas em cargos de nível superior.

Para conferir maiores informações sobre o assunto, assista o vídeo com o Victor Gammaro e o professor Arthur Lima clicando na imagem abaixo:

Autorização do concurso PF
Autorização do concurso PF
cursos para concursos públicos

O Ministro da Justiça, André Mendonça, se posicionou a respeito das possibilidades do novo edital ser publicado em novembro de 2020. Veja maiores detalhes abaixo.

Concurso PF: edital em novembro?

Em solenidade no Curso de Formação Profissional (CFP), o concurso Polícia Federal foi tema do discurso do ministro da Justiça, André Mendonça.

De acordo com ele, há uma possibilidade do edital para 2 mil vagas ser publicado ainda em novembro. O jornalismo do Direção Concursos recebeu a informação da Academia Nacional de Polícia, local da cerimônia do dia 26/10, que não contou com a presença do presidente da República.

Perceba que Mendonça não confirma o edital para novembro, apenas levanta a hipótese. De toda forma, o discurso serve de alerta sobre a proximidade do novo edital Polícia Federal.

Na opinião do professor Arthur Lima, o prazo dado pelo ministro da Justiça parece apertado. “Acredito que o edital fique para depois. Novembro é logo ali e faltam detalhes importantes. Talvez entre dezembro e janeiro seja um período mais provável”, analisa o coordenador do Direção Concursos.

Veja maiores detalhes clicando aqui!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.