Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso PF: entenda todo o processo de autorização do edital

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
27/10/2020, às 16:50 • 4 semanas atrás

Nos últimos dias autorização do concurso PF tem confundido a cabeça de muitos concurseiros. Isso porque já que o órgão possui autonomia funcional e administrativa, seria necessária a autorização do Ministério da Economia para a publicação do novo edital?

A resposta é simples: não, a Polícia Federal não precisa de autorização formal do Ministério da Economia para que o novo concurso PF seja realizado.

Porém, existem outros trâmites, um tanto quanto complexos, que envolvem a publicação do edital.

Neste caso, a autorização deve partir do Diretor-geral da Polícia Federal, função atualmente ocupada pelo Rolando Alexandre de Souza, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A previsão está no Decreto 9739, que regula certames no Poder Executivo Federal:

Art. 27. Fica delegada competência ao Ministro de Estado da Economia, permitida a subdelegação para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia para:

III – à carreira de Policial Federal, cujos atos serão realizados pelo Diretor-Geral da Polícia Federal.

Assim como no último concurso, realizado em 2018, essa autorização deverá ser divulgada por meio de Portaria.

No último concurso PF, a autorização veio por meio da Portaria no 8.380 de 19 de abril de 2018. Nela conteve informações sobre:

  • Autorização do concurso PF;
  • Número exato de vagas;
  • Prazo para a publicação do edital;
  • Determinação ao Diretor de Gestão de Pessoal a realização do novo certame.

Como dito anteriormente, o Ministério da Economia não é responsável pela autorização, no entanto a Pasta é responsável por encaminhar um AVISO à Polícia Federal a respeito da disponibilidade orçamentária para novas contratações.

Tendo como referência o último edital, este aviso não será disponibilizado por meio de publicação no DOU, mas sim por meio de nota técnica dentro do processo no SEI. Veja a nota técnica aqui!

No último concurso o aviso também esteve expresso na autorização do novo concurso:

concurso PF: autorização do último edital
concurso PF: autorização do último edital

A informação também foi confirmada pela assessoria do órgão nesta terça-feira (27/10) à equipe de jornalismo do Direção Concursos:

Concurso PF: autorização do edital

Vale lembrar que na última semana trouxemos a informação de que o edital do concurso PF já estaria oficialmente autorizado e a hipótese não está descartada diante do novo discurso do Ministro da Justiça.

André Mendonça mencionou, na última segunda-feira (26/10), que o presidente Jair Bolsonaro pediu pessoalmente ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que a pasta desse andamento aos trâmites do certame.

Com isso, ficam esclarecidas as principais dúvidas a respeito da autorização do novo concurso PF. Lembrando que são previstas 2 mil vagas em cargos de nível superior.

Para conferir maiores informações sobre o assunto, assista o vídeo com o Victor Gammaro e o professor Arthur Lima clicando na imagem abaixo:

Autorização do concurso PF
Autorização do concurso PF
cursos para concursos públicos

O Ministro da Justiça, André Mendonça, se posicionou a respeito das possibilidades do novo edital ser publicado em novembro de 2020. Veja maiores detalhes abaixo.

Concurso PF: edital em novembro?

Em solenidade no Curso de Formação Profissional (CFP), o concurso Polícia Federal foi tema do discurso do ministro da Justiça, André Mendonça.

De acordo com ele, há uma possibilidade do edital para 2 mil vagas ser publicado ainda em novembro. O jornalismo do Direção Concursos recebeu a informação da Academia Nacional de Polícia, local da cerimônia do dia 26/10, que não contou com a presença do presidente da República.

Perceba que Mendonça não confirma o edital para novembro, apenas levanta a hipótese. De toda forma, o discurso serve de alerta sobre a proximidade do novo edital Polícia Federal.

Na opinião do professor Arthur Lima, o prazo dado pelo ministro da Justiça parece apertado. “Acredito que o edital fique para depois. Novembro é logo ali e faltam detalhes importantes. Talvez entre dezembro e janeiro seja um período mais provável”, analisa o coordenador do Direção Concursos.

Veja maiores detalhes clicando aqui!

Black November – 15 meses de acesso com valor exclusivo

O Black November do Direção está sendo um sucesso e agora chegamos ao 4º lote! Você adquire sua assinatura ilimitada por R$ 84,90 e garanta 3 meses de acesso. É mole? É sim!

A melhor decisão para o seu ano de 2021 começa agora com uma nova experiência em estudos para concursos: uma plataforma totalmente integrada e com tecnologia avançada.

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

autorizacao polícia federal concurso polícia federal edital policia federal polícia federal

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.