Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PM RN terá mesmo número de vagas para homens e mulheres

Concurso PM RN terá mesmo número de vagas para homens e mulheres

O edital do concurso para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (concurso PM RN) deverá ofertar o mesmo número vagas para candidatos do sexo masculino e candidatas do sexo feminino.

Isso porque a governadora do estado, Fátima Bezerra, sancionou a Lei Complementar Nº 683 que garante igualdade ao acesso às vagas para ambos os sexos.

O texto foi publicado no Diário Oficial do estado da última quarta-feira, 28 de julho e já deverá valer para o novo concurso que tem 211 vagas autorizadas.

A alteração na distribuição das vagas é um reivindicação que perdura desde o último concurso PM RN, publicado em 2019.

O edital previa 938 vagas para homens e 62 para mulheres – isso representa que as candidatas mulheres só podiam concorrer a 6,2% das vagas.

Apesar disso, nem todas as vagas para o sexo masculino haviam sido preenchidas, porque os candidatos não atingiram o ponto de corte.

Com isso, cerca de 200 mulheres a mais foram chamadas para as etapas seguintes, compostas de exames médicos, testes físicos, psicológicos, entre outros, com objetivo de suprir a quantidade total de cargos.

Após o ingresso de duas turmas de novos servidores em 2020, o efetivo feminino passou a ser de 4,9%, com 427 mulheres e 8.127 homens.

Cursos da área

Concurso PM RN: último edital

O último concurso para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi divulgado em 2018. Na ocasião, foram ofertadas 1.000 vagas para o cargo de Praça da Polícia Militar, sendo 938 para candidatos do sexo masculino e 62 para o sexo feminino. 

O certame contou com 12 mil candidatos para a prova objetiva, realizada em setembro.

Os candidatos aprovados no certame tiveram a remuneração durante o curso de formação de R$954,00 e após o ingresso o salário subiu para R$ 2.904,00.

Veja todos os detalhes aqui!

Resumo do concurso

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.